Postado em 06 de outubro de 2023
Oitivas determinaram valores e quantidade de projetos que serão contemplados com o recurso federal de incentivo à cultura
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, realizou última Escuta Pública da Lei Paulo Gustavo – LC 195/2022, na tarde da sexta (06), na Secretaria de Indústria e Comércio, que teve a presença de artistas e fazedores de cultura do município.
Está destinado ao município o recurso do Fundo Nacional de Cultura no valor de R$ 746.216,17 (setecentos e quarenta e seis mil, duzentos e dezesseis reais e dezessete centavos). Esta lei é destinada ao apoio a produções audiovisuais, salas de cinema, capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes, festivais e mostras, e às demais áreas culturais que não o audiovisual.
Isabelle Albuquerque e Paulo Barbosa são os técnicos da empresa contratada para dar assessoria ao município na execução da Lei Paulo Gustavo. Eles explicaram o passo a passo para a participação desse público-alvo na iniciativa. Isabelle reforçou ainda que “para além de importante, a lei preconiza e é obrigatório que tenham essas escutas públicas, porque a lei traz a construção em gestão compartilhada, que são os editais. Aqui em Gravatá as pessoas são muito atuantes. Fizemos quatro oitivas com os fazedores de cultura e uma diversidade cultural muito significativa. Muitos artesãos, dança, muita gente da música, foi muito satisfatório. Sou de Recife e vim aqui para Gravatá conhecer melhor a profundidade dos fazedores de cultura de Gravatá. Virão projetos muito bons, executados para a população de Gravatá, de forma gratuita, então as pessoas têm que acessar isso também, seja videoclipe, cine clube, dança, teatro, o importante é a presença da comunidade de Gravatá”.
Thamires Ferreira, diretora de Cultura de Gravatá, participou de todo o processo e falou satisfeita: “Esta foi a quarta e última oitiva. Para a gente finalizar o edital, tínhamos que finalizar com a última oitiva, em que hoje os fazedores de cultura fecharam os valores, quantidade de projetos, porque na Lei Paulo Gustavo exige que a gestão pública municipal construa os editais junto com a sociedade. Então para que a gestão publique esses editais, tinha que ter aprovação dos fazedores de cultura. Totalmente democrático, participativo, desde a primeira que aconteceu em maio deste ano, hoje a última e segunda-feira (09) a gente publica os editais que vão contemplar 60 projetos premiados com a duração de 6 meses para a execução”.
A Prefeitura de Gravatá disponibiliza, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, orientação para quem precisar de ajuda com o edital e não perder a oportunidade de inscrever os projetos que serão contemplados pela Lei Paulo Gustavo. O atendimento será a partir da próxima quarta (11), das 9h às 13h, na sede da secretaria, que fica na Rua João Pessoa, nº 12, Centro.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário