Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá abre 2ª Semana do Bebê com atividades voltadas às famílias

Postado em 24 de outubro de 2023

Evento, uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil, é uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Juventude, de Educação, da Mulher e de Saúde

Gravatá realizou, em 2022, a 1ª Semana do Bebê, e agora o evento é consolidado com a realização da segunda edição, que mostra o compromisso do prefeito Joselito Gomes com a primeira infância, além de toda a gestão que de forma articulada e intersetorial promove o direito ao desenvolvimento infantil.


A abertura foi um momento especial proporcionado pela Prefeitura de Gravatá, na tarde da terça (24), no Clube AABB, quando gestantes atendidas pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social - CRAS receberam enxovais com banheira, mamadeira, roupas, dentre outros itens importantes para a mamãe e o bebê.

Na ocasião, houve ainda auriculoterapia, com a psicóloga Rayssa Cristiane, alongamentos e atividades lúdicas, com o instrutor Michelson, arte gestacional, com a enfermeira Amanda Gabriela, além de vacinação, com equipe do Programa Nacional de Imunização de Gravatá, bem como aferição de pressão arterial e glicemia.


Cosma Maria da Silva, agricultora, está grávida de 7 meses e meio do terceiro filho, que será uma menina. “Eu estou na terceira gestação e é um privilégio estar aqui vivendo esse momento maravilhoso, estou adorando. Não tenho do que falar do atendimento da prefeitura para nós grávidas. Aproveitar esse momento e agradeço o prefeito por isso e ele está fazendo um excelente trabalho”, afirmou.


Claudiane Maria de Lira, também agricultora, de 23 anos, está esperando a chegada de Samuel, depois de ter duas meninas. “Estou achando esse momento muito importante. Ainda não participo do Programa Criança Feliz, mas tenho interesse e vou procurar. Nas outras gestações eu participei e aconselho que outras mães procurem e participem desse acompanhamento, pois é muito importante”. 


Elisandra Tatiane Vieira, dona de casa, está com 5 meses da 4ª gestação. “É um apoio muito importante, já participo do Programa Criança Feliz desde a minha segunda filha, de 5 anos, que teve todo acompanhamento, agora com minha filha de 1 ano e 6 meses e a próxima agora. Agradeço a prefeitura, ao prefeito, que está realizando tudo com muito sucesso e por esse acompanhamento das gestantes e o evento”. 



Na mesa, estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária executiva de Saúde, Joice Rodrigues, a secretária da Mulher, Ester Gomes, e Fabiana Bezerra, representante da Secretaria de Educação. 


Viviane Facundes destacou o compromisso do prefeito Joselito Gomes com uma Gravatá melhor. “É um momento mágico, da graça divina ser mostrada, porque ser mãe é a maior graça que uma mulher pode receber e enquanto gestão, a gente poder ajudar essas mães em fazer os eventos, o acompanhamento nesse momento tão bonito, importante na vida delas é um momento de graça para nós enquanto gestão. Agradeço imensamente ao prefeito Joselito Gomes por confiar nas nossas equipes, da Assistência Social, da Educação, da Mulher, Saúde. É um momento que precisamos nos unir para fazer de Gravatá uma Gravatá cada vez melhor”. 


A Semana do Bebê de Gravatá está dentro das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, legado que a atual gestão da cidade quer deixar para as próximas gerações.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...