Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Paixão: Carros antigos levam charme e cultura automobilística para Gravatá

Postado em 22 de outubro de 2023

O XVIII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos foi realizado no Hotel Portal de Gravatá

Sem sombra de dúvida, o antigomobilismo é um hobby que promove a manutenção da história e da cultura automobilística do Brasil e Gravatá é um lugar que é tradicional nesse tipo de paixão, pois ela é considerada a capital nordestina do segmento pelo grande número de veículos conservados na cidade. 


Aproximadamente 250 veículos antigos participam do XVIII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos, evento promovido pelo Clube do Automóvel Antigo de Pernambuco – Caape/Gravatá e que aconteceu de 20 a 22 de outubro, no Hotel Portal de Gravatá.


Na noite do sábado (21), o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, foi até o evento ver as peças raras. Um detalhe interessante é que o fusca dele também participou da exposição, pois o gestor é apaixonado pelo modelo. 


Silvio Menezes, jornalista automotivo, apresentador do programa Carro Arretado, da TV Jornal, esteve no evento gravataense e opina sobre a relação entre o hobby e a cidade que sedia o encontro. “Os colecionadores já descobriram Gravatá há muito tempo e eles apostam aqui. O clima ajuda a preservar o carro e aqui já é um celeiro realmente de colecionadores e a gente pode ver o resultado disso aqui. As pessoas que moram aqui próximo, conhecem essa região como uma área que tem muitos colecionadores históricos e eu posso citar um dos mais recentes é o Zito, que praticamente se mudou de Recife para cá trazendo esse acervo, que certamente engrandeceu muito a área e ajudou Gravatá a ficar mais conhecida em todo o Brasil. E vem se consolidando, pois o evento está na 18ª edição e digo sem medo nenhum que é um dos eventos principais da região, pois conheço e já visitei muitos encontros de carros, acervos particulares e posso dizer que esse aqui é um dos mais organizados e aqui no Nordeste, também sem medo de dizer, que é diferente, pois a qualidade dos carros é muito boa, carros raros e certamente o sonho de consumo de muito colecionador do país”. 


Foram premiados os modelos mais valiosos, levando em conta o tempo de estrada, conservação e qualidade do veículo. Um dos campeões desta edição, Marcos Heringer, médico ortopedista, venceu na categoria melhor carro comercial pick up nacional, que veio especialmente de Caruaru para esse evento com uma Rural 1967. “Sempre gostei muito de carro, desde criança e há mais ou menos 3, 4 anos eu comecei nesse segmento de carros antigos. A princípio foi uma outra rural, que veio do Rio Grande do Sul, depois comprei essa belezura de Rural aqui no estado e é um hobby legal. Requer muita atenção, cuidado, disposição também, pois não é fácil cuidar e manter o carro funcionando com os mínimos detalhes ok, então a gente tenta fazer o máximo para vir nos eventos, participar com os amigos e de vez em quando ganhar uma participação. Minha primeira vez em Gravatá e esse carro já ganhou em evento em Caruaru, de onde eu venho, Campina Grande, na Paraíba, e esse está sendo o terceiro prêmio esse ano. Estou achando a cidade muito agradável, Gravatá é muito aconchegante, belíssimo evento e casou muito bem com clima da cidade”.  


Roberto Suga, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, falou sobre a relevância que Gravatá tem no antigomobilismo do país. “Sediar um evento cultural que é um evento que nós entendemos que é uma exposição de automóveis antigos em Gravatá é juntar toda a história da cidade com a da indústria automobilística. Nós temos aqui todo esse acolhimento da rede hoteleira, que eu tenho certeza que Gravatá deve estar lotada esse fim de semana, pois nós temos colecionadores de várias partes do Brasil aqui e que trouxeram suas preciosidades, que eu entendo como obras de arte sobre rodas. A Federação Internacional de Veículos entende que como atividades de importância cultural, reconhecida pela UNESCO, órgão das Nações Unidas para educação, ciência e cultura, e dessa forma nós tivemos um estudo sócio-econômico feito aqui no Brasil que mostra números muito relevantes. O antigomobilismo movimenta no país 32,5 bilhões de reais ao ano, o que significa que é a parte de restauração, manutenção e preservação de veículos antigos, então isso gera emprego e renda. Tem a parte de comercialização dos carros antigos, e o mais importante para a cidade de Gravatá: são 3,5 bilhões de reais que movimentam o turismo do antigomobilismo do Brasil. Então Gravatá está buscando uma fatia para poder gerar emprego e renda na sua cidade”.


Joselito Gomes, que também estava acompanhado do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, e do diretor de Turismo de Gravatá, Patrick Serapião, considera esse tipo de encontro importante para a cidade. “Em Gravatá, nós encontramos pessoas que já há alguns anos têm esse hobby e a cidade por ser acolhedora, ter um clima excepcional, atrai este segmento e é muito importante para a movimentação da nossa cidade, do nosso comércio, a visibilidade que o município tem e hoje aqui percorrendo esse espaço eu observo várias preciosidades e assim você tem uma aula de história, além da preservação da cultura e nós, enquanto gestão , queremos fortalecer esse segmento, ampliar, abrindo mais espaços, para que carro antigo seja em gravatá ainda mais uma referência para o Brasil e para o mundo e esse trabalho acontece porque nosso compromisso que temos é com as pessoas”. 


O Encontro Pernambucano de Veículos Antigos tem a participação de colecionadores de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá