Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá celebra seus artistas locais em abertura da exposição do Vagão Museu que tem iniciativa da Prefeitura

Postado em 18 de outubro de 2023

Homenagem à dança, música e teatro encanta público presente que tem a oportunidade de conhecer as histórias artistas locais como Wanderson José, Marcos de Lima e Carlos Fester (in memoria)

Na noite desta terça-feira (17), marcada com apresentações culturais, Gravatá celebrou com entusiasmo a abertura da exposição: "Gravatá Terra das Artes - Por Teus Filhos Serás Sempre Amada" no Vagão Museu, localizado na Estação do Artesão, um evento que marcou o início de uma homenagem inestimável aos criadores locais de dança, música e teatro. Realizada pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a exposição é um mergulho profundo na rica história artística local.


A exposição é composta por 18 painéis que retratam, com fotografias e textos emocionantes, a trajetória de notáveis figuras do cenário artístico gravataense. Entre os homenageados estão o saudoso dramaturgo Carlos Fester, cujo legado permanece vivo nas memórias e corações dos habitantes de Gravatá, o talentoso bailarino Wanderson José, e o icônico cantor gravataense Marcos de Lima. 

Além das imagens que contam suas jornadas inspiradoras, a exposição também apresenta objetos pessoais que contam histórias próprias, lançando uma luz única sobre as vidas dos homenageados. Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, mini documentários foram preparados, permitindo que todos mergulhem profundamente na vida e na obra desses artistas notáveis.


O CNA, Liner Gráfica Digital e a Secretaria de Educação uniram forças e apoiaram a Prefeitura de Gravatá nesta exposição. Suas contribuições tornaram a exposição não apenas uma homenagem, mas também um testemunho da importância do trabalho conjunto na promoção da cultura e das artes em Gravatá.

Os moradores de Gravatá e visitantes de todas as partes estão convidados a mergulhar nesse riquíssimo universo artístico e a celebrar o legado de Carlos Fester, Wanderson José e Marcos de Lima. A exposição permanecerá aberta ao público por um período especial e é uma oportunidade única para enriquecer a compreensão da história cultural da cidade e a apreciação das artes que a tornam tão querida.


Alice Alves, filha do homenageado Carlos Fester, ressaltou como se sente ao ver seu pai em evidência e sempre lembrado pela gestão municipal: “Eu me sinto muito grata porque desde o falecimento do meu pai a gestão sempre fez questão de nunca deixar que a história dele morra. Mesmo ele em vida ele sempre foi muito valorizado e muito visto em Gravatá. Sou muito orgulhosa”.


O bailarino Wanderson José, expõe como se sente com essa homenagem: “Desde o começo quando soube que seria homenageado eu fiquei muito feliz e grato pelo reconhecimento da gestão, pelo reconhecimento da minha cidade. Muito bom fazer arte, fazer dança com o amor que eu faço junto com todo mundo que me acompanha e saber que minha história soma com o crescimento do lugar que eu amo”.


Já o cantor gravataense, Marcos de Lima, estava radiante com essa homenagem: “Eu estou muito feliz em ver meu trabalho reconhecido pela minha dedicação a música, a música que minha inspiração é Gravatá em todos os seus aspectos e estou muito feliz e grato a todo que tiveram essa ideia de me homenagear, não só o meu trabalho mas os outros artistas”, disse. 


Marllon Lima, secretário de Turismo, comentou sobre essa iniciativa: “Dessa vez surgiu a ideia de homenagear Gravatá e nada melhor do que homenagear Gravatá do que homenagear as pessoas que levam o nome de Gravatá não só aqui, por aí a fora. Então, Gravatá terra das artes por teus filhos serás sempre amada homenageia três vertentes da nossa arte: o teatro, a dança e a música. Convidamos a todos, a Estação Ferroviária funciona diariamente. Você pode entrar no @visetegravata e ver os horários de funcionamento, a exposição está linda”.


O prefeito Joselito Gomes, pontua sobre a valorização da gestão aos artistas locais e poder destacá-los nessa exposição: “O vagão museu apresenta agora uma exposição homenageando três artistas de Gravatá. Na verdade eles estão representando tantos outros porque Gravatá é um celeiro de artistas. Temos hoje na música a homenagem ao Marcos de Lima, na dança a Wanderson José e no teatro o saudoso professor Carlão. O espaço estará aberto e acolhendo a todos para que assim possam conhecer um pouco mais da rica história da querida população de Gravatá. Venha visitar o Vagão Museu e você sairá daqui ainda mais encantado com Gravatá”.

Estiveram presentes secretários, executivos, diretores, servidores municipais, familiares, amigos e população gravataense nessa noite linda e marcante para o município de Gravatá. 


SERVIÇO:
Exposição “Gravatá Terra das Artes – Por teus filhos serás sempre amada!”;
Segue até 30/11, no Vagão Museu Estação Gravatá, na Estação Ferroviária de Gravatá;
Horário de visitação: segunda a quinta, das 9h às 17h; sexta e sábado, das 9h às 18h; domingos e feriados, das 09h às 13h;
Aberta ao público.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá