Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá celebra seus artistas locais em abertura da exposição do Vagão Museu que tem iniciativa da Prefeitura

Postado em 18 de outubro de 2023

Homenagem à dança, música e teatro encanta público presente que tem a oportunidade de conhecer as histórias artistas locais como Wanderson José, Marcos de Lima e Carlos Fester (in memoria)

Na noite desta terça-feira (17), marcada com apresentações culturais, Gravatá celebrou com entusiasmo a abertura da exposição: "Gravatá Terra das Artes - Por Teus Filhos Serás Sempre Amada" no Vagão Museu, localizado na Estação do Artesão, um evento que marcou o início de uma homenagem inestimável aos criadores locais de dança, música e teatro. Realizada pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a exposição é um mergulho profundo na rica história artística local.


A exposição é composta por 18 painéis que retratam, com fotografias e textos emocionantes, a trajetória de notáveis figuras do cenário artístico gravataense. Entre os homenageados estão o saudoso dramaturgo Carlos Fester, cujo legado permanece vivo nas memórias e corações dos habitantes de Gravatá, o talentoso bailarino Wanderson José, e o icônico cantor gravataense Marcos de Lima. 

Além das imagens que contam suas jornadas inspiradoras, a exposição também apresenta objetos pessoais que contam histórias próprias, lançando uma luz única sobre as vidas dos homenageados. Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, mini documentários foram preparados, permitindo que todos mergulhem profundamente na vida e na obra desses artistas notáveis.


O CNA, Liner Gráfica Digital e a Secretaria de Educação uniram forças e apoiaram a Prefeitura de Gravatá nesta exposição. Suas contribuições tornaram a exposição não apenas uma homenagem, mas também um testemunho da importância do trabalho conjunto na promoção da cultura e das artes em Gravatá.

Os moradores de Gravatá e visitantes de todas as partes estão convidados a mergulhar nesse riquíssimo universo artístico e a celebrar o legado de Carlos Fester, Wanderson José e Marcos de Lima. A exposição permanecerá aberta ao público por um período especial e é uma oportunidade única para enriquecer a compreensão da história cultural da cidade e a apreciação das artes que a tornam tão querida.


Alice Alves, filha do homenageado Carlos Fester, ressaltou como se sente ao ver seu pai em evidência e sempre lembrado pela gestão municipal: “Eu me sinto muito grata porque desde o falecimento do meu pai a gestão sempre fez questão de nunca deixar que a história dele morra. Mesmo ele em vida ele sempre foi muito valorizado e muito visto em Gravatá. Sou muito orgulhosa”.


O bailarino Wanderson José, expõe como se sente com essa homenagem: “Desde o começo quando soube que seria homenageado eu fiquei muito feliz e grato pelo reconhecimento da gestão, pelo reconhecimento da minha cidade. Muito bom fazer arte, fazer dança com o amor que eu faço junto com todo mundo que me acompanha e saber que minha história soma com o crescimento do lugar que eu amo”.


Já o cantor gravataense, Marcos de Lima, estava radiante com essa homenagem: “Eu estou muito feliz em ver meu trabalho reconhecido pela minha dedicação a música, a música que minha inspiração é Gravatá em todos os seus aspectos e estou muito feliz e grato a todo que tiveram essa ideia de me homenagear, não só o meu trabalho mas os outros artistas”, disse. 


Marllon Lima, secretário de Turismo, comentou sobre essa iniciativa: “Dessa vez surgiu a ideia de homenagear Gravatá e nada melhor do que homenagear Gravatá do que homenagear as pessoas que levam o nome de Gravatá não só aqui, por aí a fora. Então, Gravatá terra das artes por teus filhos serás sempre amada homenageia três vertentes da nossa arte: o teatro, a dança e a música. Convidamos a todos, a Estação Ferroviária funciona diariamente. Você pode entrar no @visetegravata e ver os horários de funcionamento, a exposição está linda”.


O prefeito Joselito Gomes, pontua sobre a valorização da gestão aos artistas locais e poder destacá-los nessa exposição: “O vagão museu apresenta agora uma exposição homenageando três artistas de Gravatá. Na verdade eles estão representando tantos outros porque Gravatá é um celeiro de artistas. Temos hoje na música a homenagem ao Marcos de Lima, na dança a Wanderson José e no teatro o saudoso professor Carlão. O espaço estará aberto e acolhendo a todos para que assim possam conhecer um pouco mais da rica história da querida população de Gravatá. Venha visitar o Vagão Museu e você sairá daqui ainda mais encantado com Gravatá”.

Estiveram presentes secretários, executivos, diretores, servidores municipais, familiares, amigos e população gravataense nessa noite linda e marcante para o município de Gravatá. 


SERVIÇO:
Exposição “Gravatá Terra das Artes – Por teus filhos serás sempre amada!”;
Segue até 30/11, no Vagão Museu Estação Gravatá, na Estação Ferroviária de Gravatá;
Horário de visitação: segunda a quinta, das 9h às 17h; sexta e sábado, das 9h às 18h; domingos e feriados, das 09h às 13h;
Aberta ao público.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193