Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá celebra a abertura da 1ª Semana da Cultura, Literatura e Arte com cinema a céu aberto e shows musicais

Postado em 27 de outubro de 2023

O evento acontece até domingo (29) com várias apresentações multiculturais que incluem shows, oficinas literárias exposição de artes plásticas e economia criativa

Na quinta-feira (26) , Gravatá se iluminou com uma celebração cultural vibrante, marcando o início da 1ª Semana da Cultura, Literatura e Arte. O município abraçou com entusiasmo esse evento repleto de atividades que celebram a riqueza da cultura local.


Durante o dia, a "Tenda da Sabedoria" foi o epicentro de uma programação cultural diversificada, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva no mundo da literatura, arte e conhecimento. 

À noite, o Pátio Chucre Mussa Zarzar se transformou em um palco de cinema a céu aberto, onde o público desfrutou do melhor do cinema nacional com a exibição do filme "O Porteiro". A surpresa da noite foi a presença do talentoso ator Alexandre Lino, gravataense, protagonista da película, que assistiu ao seu próprio filme ao lado do público presente. Risos e aplausos ecoaram pelo Pátio, demonstrando o apreço do público pela experiência única.


Em seguida, no palco principal, a energia e animação foram garantidas com as apresentações musicais de Novinho da Paraíba e Pikap Turbinada, que colocaram todos os presentes para dançar e vibrar com suas performances empolgantes.

Além disso, o evento conta com uma feira de artesanato, venda de livros, vendas de vinho, estandes de tatuagem e venda de cachaça artesanal. Há também um palco alternativo para os talentosos artistas gravataenses. E, no domingo (29), o Gravatá Fashion apresenta uma edição especial do desfile, que marca a retomada do evento, promovido pela CDL Gravatá, que teve sua última edição em 2015.


Alexandre Lino, ator e astro de O Porteiro, enfatiza como se sente em assistir o filme em sua cidade: “Assistir esse filme na cidade em que eu nasci, aqui no lugar onde eu carrego o melhor de mim aonde quer que eu esteja é como se tivesse reunido a minha família na minha casa, com pipoca, com guaraná e tivesse todo mundo junto celebrando a vida, celebrando com humor, com alegria e dizendo como é bom ser gravataense e como é bom ser nordestino”.


Novinho da Paraíba, foi uma das atrações da noite. Ele comentou sobre a expectativa de retornar a se apresentar no município: “Gravatá é uma cidade cultural e está hoje dando o pontapé inicial, dando início a essa semana de Cultura, Literatura e Arte que tem tudo haver com o que a gente faz. Então, só quero agradecer a todos que fazem que esse evento aconteça”.


Florisvaldo Pereira, que é presidente da ALAG destaca que: “A expectativa é a melhor. Hoje o cinema foi ótimo e as demais apresentações tiveram a casa cheia. Estou muito feliz com a presença população gravataense e visitantes, e também em poder dar oportunidades aos artistas da terra, os filhos daqui, porque Gravatá é um celeiro de artistas”.

Este evento cultural notável é uma iniciativa conjunta da Academia de Letras e Artes de Gravatá (ALAG) e da Jurema Produções, com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. 


Confira a programação até o domingo:

DIA 27/10 (sexta-feira)
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA
10:00 às 12:00 – Mesa Redonda (Conversando sobre o Processo Criativo do Livro)
CONVIDADO: Ilmo. Sr. Escritor Raimundo Carreiro
MEDIADOR: Ilmo. Sr. Dr. Lamartine de Andrade Lima 
PÚBLICO ALVO: Estudantes, Professores, Escritores, Poetas e amantes da literatura.
12:00 – Encerramento 
 

LOCAL: TENDA DA SABEDORIA
14:00 – Oficina de Cordel
FACILITADOR: Músico – Poeta – Cordelista, Allan Sales e Convidados
PÚBLICO ALVO: Estudantes de escolas públicas, poetas, cordelistas, professores

 
16:00 – Resultado e Premiação do 3º CONCURSO DE POESIA E DESENHO, PRÊMIO LAMARTINE LIMA e 1º CONCURSO DE DESENHO, PRÊMIO CLEUTON AZEVEDO.
17:30 – Apresentação do Teatro de Mamulengo do Mestre Galdino e Gerusa 
 
SHOW NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Jefferson Soares
19:30 – Gabriel e Melissa (Duo Luna)
20:00 – Banda Uruçu
20:30 – Rabel Faces
21:00 – Zé Barreto
 
SHOWS NO PALCO PRINCIPAL – MÚSICA E DANÇA
21:30 – Dançando na Rua – Apresentação de Tango (Por. Cecília Queiroz)
22:00 – RD Orquestra
00:00 – Cristina Amaral
02:00 - Encerramento

 
CINEMA NA PRAÇA - URUÇU MIRIM
19:00 - Cinema Internacional - Festival Chaplin de Humor 
Participação especial do Humorista Babalu)
 
DIA: 28/10 (sábado)
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA - LANÇAMENTOS
10:00 – Lançamento do Livro “LEGADO – consultoria empresarial” do Escritor José Augusto
11:00 – Lançamento do livro: “DANÇA INCLUSIVA:Práticas Pedagógicas para Dançantes com Especificidades” da escritora Fyamma Gabriella
15:00 – Oficina de Contação de História
             Escritora Rossana Ramos (Livro: História Com Pé e Cabeça)
             Leitor Mirim: Bernardo Vicalvi
17:30 – Encontro de Maracatu – GAMR e Sol Brilhante

 
SHOW MUSICAL NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Caio e Roberta
19:30 – Kleber Lima
20:00 – Marcelo Lima
20:30 – Banda Acalanto
21:00 – Mozart
 
 
SHOW MUSICAL NO PALCO PRINCIPAL
22:00 – Leonardo Sulivan
00:00 – Nando Cordel
02:00 – Encerramento
CINEMA NA PRAÇA: MANDACARU
19:00 - Cinema Internacional - Festival Chaplin de Humor 
Participação especial do Humorista Babalu
 
DIA: 29/10 (domingo)

 
TENDA DO ARTESANATO
9:00 – Roda de Capoeira
           Coordenação Osmar Jorge
 
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA - LANÇAMENTOS
10:00 – Escritora Ana Medeiros (A Casa que a Minha Vó Queria)
11:00 – Escritor Lamartine de Andrade Lima (Escritos)
15:00 – Escritor Henrique Aguiar (Pós Traumático, O Propósito)
16:00 – Escritora Raiza Figuêredo (Escola das Horas)
 
PALCO DA MODA – CDL (Clube de DirigentesLogistas)
18:00 – Gravatá Fashion (Intervenção de Moda)
Uma prévia da SEMANA DA MODA DE GRAVATÁ a ser realizada em março de 2024.
COORDENAÇÃO: Valéria Bezerra & Revista Jurema
 
SHOW MUSICAL NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Banda Arrocha o Nó
20:00 – Leões Reggae Roots
20:30 – Agreste Groove
21:00 – Incognit
 
SHOW NO PALCO PRINCIPAL
21:30 – Orquestra SUPER OARA
00:00 - Encerramento

 
PENSANDO NA CADEIA PRODUTIVA
 
1) Feirinha Típica de Artesanato
Coordenação: Grupo de Artesãs Arte Nossa
2) Praça da Alimentação
Coordenação: Associação dos Barraqueiros de Gravatá
3) Mostra de Literatura e Arte
Curadoria: Luciana Araújo
4) Moda & Arte (Gravatá Fashion)
Coordenação: CDL


Reportagem: Mathilde Souza com colaboração de Pedro Ferreira 
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 
Fotos aéreas: Eliese Henrique

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá