Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Exposição de Artesanato do CAPS II é destaque na Semana da Cultura, Literatura e Arte de Gravatá

Postado em 28 de outubro de 2023

Além da exposição, visitantes assistiram shows culturais de artistas locais no palco alternativo e palco principal

Os talentosos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) brilharam ao apresentar suas criações de arteterapia na noite de sexta-feira (27) na Semana da Cultura, Literatura e Arte de Gravatá. 


Esse evento cultural notável foi uma oportunidade única para esses artistas, proporcionando-lhes visibilidade e reconhecimento em uma cidade que celebra a cultura e a arte. Além disso, a exposição não apenas ofereceu uma plataforma para os talentosos artistas, mas também demonstrou como a cultura e a criatividade podem ser poderosas ferramentas de expressão. 

O CAPS, que é parte integrante da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde e vale destacar dedicação e comprometimento da equipe e dos usuários em cada peça de artesanato exposta.


Além da exposição, a noite foi animada por artistas locais no palco alternativo como Jefferson Soares, Gabriel e Melissa (Soluna), Banda Uruçu, Rebel Faces e Zé Barreto. Em seguida, o palco principal contou com apresentação de tango com o grupo Coluna Dança, e em seguida a animação ficou por conta da RD Orquestra e de Cristina Amaral.


Givania Maria, usuária do CAPS, fala como se sente em participar desse evento: “Eu me sinto muito satisfeita porque é fruto do esforço. Você participar do CAPS é maravilhoso e lá também você aprende a fazer várias coisas e junto com ajuda eu consegui fazer minhas peças e hoje estou vendendo aqui”.


Também usuária do CAPS, Ademilde Timóteo, destaca que: “Eu sou usuária do CAPS com muito orgulho e esse gira mundo eu já tinha em mente quando criança e teve uma moça que fez uma oficina no CAPS com essa peça, com muito carinho e dedicação resolvi desenvolver e hoje estou aqui expondo o produto”.


Juvelina Pereira, usuária do CAPS, compartilha que: “Para a gente que faz arteterapia é perfeito ter essas parcerias que só exaltam nosso trabalho porque os momentos que passamos em casa, fazendo nossa arte e poder mostrar nossa arte em uma feira que faz parte da Semana da Cultura é maravilhoso”.


Patrícia Silva, coordenadora do CAPS, fala como é participar desse evento e expor a arteterapia na Semana da Cultura: “É com muita alegria que as usuárias do CAPS está participando da Semana da Cultura com suas produções que é realizada lá no CAPS. A arteterapia ou o artesanato que elas já produzem inclusive em casa hoje está sendo mostrado para toda população e também evidenciando o protagonismo delas. O CAPS é muito mais do que as paredes e estamos felizes em inserir eles na cultura, na arte, na Semana da Cultura”.

Esta iniciativa foi o resultado de uma parceria entre a Academia de Letras e Artes de Gravatá (ALAG) e a Jurema Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. A colaboração entre essas instituições ressalta a importância de apoiar e promover a arte terapêutica e cultural na comunidade.


Confira a programação que acontece até domingo (29): 

DIA: 28/10 (sábado)
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA - LANÇAMENTOS
10:00 – Lançamento do Livro “LEGADO – consultoria empresarial” do Escritor José Augusto
11:00 – Lançamento do livro: “DANÇA INCLUSIVA:Práticas Pedagógicas para Dançantes com Especificidades” da escritora Fyamma Gabriella
15:00 – Oficina de Contação de História
             Escritora Rossana Ramos (Livro: História Com Pé e Cabeça)
             Leitor Mirim: Bernardo Vicalvi
17:30 – Encontro de Maracatu – GAMR e Sol Brilhante
 
SHOW MUSICAL NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Caio e Roberta
19:30 – Kleber Lima
20:00 – Marcelo Lima
20:30 – Banda Acalanto
21:00 – Mozart
 
 
SHOW MUSICAL NO PALCO PRINCIPAL
22:00 – Leonardo Sulivan
00:00 – Nando Cordel
02:00 – Encerramento
CINEMA NA PRAÇA: MANDACARU
19:00 - Cinema Internacional - Festival Chaplin de Humor 
Participação especial do Humorista Babalu
 
DIA: 29/10 (domingo)
 
TENDA DO ARTESANATO
9:00 – Roda de Capoeira
           Coordenação Osmar Jorge
 
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA - LANÇAMENTOS
10:00 – Escritora Ana Medeiros (A Casa que a Minha Vó Queria)
11:00 – Escritor Lamartine de Andrade Lima (Escritos)
15:00 – Escritor Henrique Aguiar (Pós Traumático, O Propósito)
16:00 – Escritora Raiza Figuêredo (Escola das Horas)

 
PALCO DA MODA – CDL (Clube de DirigentesLogistas)
18:00 – Gravatá Fashion (Intervenção de Moda)
Uma prévia da SEMANA DA MODA DE GRAVATÁ a ser realizada em março de 2024.
COORDENAÇÃO: Valéria Bezerra & Revista Jurema
 
SHOW MUSICAL NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Banda Arrocha o Nó
20:00 – Leões Reggae Roots
20:30 – Agreste Groove
21:00 – Incognit

 
SHOW NO PALCO PRINCIPAL
21:30 – Orquestra SUPER OARA
00:00 - Encerramento
 
PENSANDO NA CADEIA PRODUTIVA
 
1) Feirinha Típica de Artesanato
Coordenação: Grupo de Artesãs Arte Nossa
2) Praça da Alimentação
Coordenação: Associação dos Barraqueiros de Gravatá
3) Mostra de Literatura e Arte
Curadoria: Luciana Araújo
4) Moda & Arte (Gravatá Fashion)
Coordenação: CDL


Reportagem: Mathilde Souza com colaboração de Pedro Ferreira 
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 
Fotos aéreas: Eliese Henrique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...