Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Exposição de Artesanato do CAPS II é destaque na Semana da Cultura, Literatura e Arte de Gravatá

Postado em 28 de outubro de 2023

Além da exposição, visitantes assistiram shows culturais de artistas locais no palco alternativo e palco principal

Os talentosos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) brilharam ao apresentar suas criações de arteterapia na noite de sexta-feira (27) na Semana da Cultura, Literatura e Arte de Gravatá. 


Esse evento cultural notável foi uma oportunidade única para esses artistas, proporcionando-lhes visibilidade e reconhecimento em uma cidade que celebra a cultura e a arte. Além disso, a exposição não apenas ofereceu uma plataforma para os talentosos artistas, mas também demonstrou como a cultura e a criatividade podem ser poderosas ferramentas de expressão. 

O CAPS, que é parte integrante da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde e vale destacar dedicação e comprometimento da equipe e dos usuários em cada peça de artesanato exposta.


Além da exposição, a noite foi animada por artistas locais no palco alternativo como Jefferson Soares, Gabriel e Melissa (Soluna), Banda Uruçu, Rebel Faces e Zé Barreto. Em seguida, o palco principal contou com apresentação de tango com o grupo Coluna Dança, e em seguida a animação ficou por conta da RD Orquestra e de Cristina Amaral.


Givania Maria, usuária do CAPS, fala como se sente em participar desse evento: “Eu me sinto muito satisfeita porque é fruto do esforço. Você participar do CAPS é maravilhoso e lá também você aprende a fazer várias coisas e junto com ajuda eu consegui fazer minhas peças e hoje estou vendendo aqui”.


Também usuária do CAPS, Ademilde Timóteo, destaca que: “Eu sou usuária do CAPS com muito orgulho e esse gira mundo eu já tinha em mente quando criança e teve uma moça que fez uma oficina no CAPS com essa peça, com muito carinho e dedicação resolvi desenvolver e hoje estou aqui expondo o produto”.


Juvelina Pereira, usuária do CAPS, compartilha que: “Para a gente que faz arteterapia é perfeito ter essas parcerias que só exaltam nosso trabalho porque os momentos que passamos em casa, fazendo nossa arte e poder mostrar nossa arte em uma feira que faz parte da Semana da Cultura é maravilhoso”.


Patrícia Silva, coordenadora do CAPS, fala como é participar desse evento e expor a arteterapia na Semana da Cultura: “É com muita alegria que as usuárias do CAPS está participando da Semana da Cultura com suas produções que é realizada lá no CAPS. A arteterapia ou o artesanato que elas já produzem inclusive em casa hoje está sendo mostrado para toda população e também evidenciando o protagonismo delas. O CAPS é muito mais do que as paredes e estamos felizes em inserir eles na cultura, na arte, na Semana da Cultura”.

Esta iniciativa foi o resultado de uma parceria entre a Academia de Letras e Artes de Gravatá (ALAG) e a Jurema Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. A colaboração entre essas instituições ressalta a importância de apoiar e promover a arte terapêutica e cultural na comunidade.


Confira a programação que acontece até domingo (29): 

DIA: 28/10 (sábado)
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA - LANÇAMENTOS
10:00 – Lançamento do Livro “LEGADO – consultoria empresarial” do Escritor José Augusto
11:00 – Lançamento do livro: “DANÇA INCLUSIVA:Práticas Pedagógicas para Dançantes com Especificidades” da escritora Fyamma Gabriella
15:00 – Oficina de Contação de História
             Escritora Rossana Ramos (Livro: História Com Pé e Cabeça)
             Leitor Mirim: Bernardo Vicalvi
17:30 – Encontro de Maracatu – GAMR e Sol Brilhante
 
SHOW MUSICAL NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Caio e Roberta
19:30 – Kleber Lima
20:00 – Marcelo Lima
20:30 – Banda Acalanto
21:00 – Mozart
 
 
SHOW MUSICAL NO PALCO PRINCIPAL
22:00 – Leonardo Sulivan
00:00 – Nando Cordel
02:00 – Encerramento
CINEMA NA PRAÇA: MANDACARU
19:00 - Cinema Internacional - Festival Chaplin de Humor 
Participação especial do Humorista Babalu
 
DIA: 29/10 (domingo)
 
TENDA DO ARTESANATO
9:00 – Roda de Capoeira
           Coordenação Osmar Jorge
 
LOCAL: TENDA DA SABEDORIA - LANÇAMENTOS
10:00 – Escritora Ana Medeiros (A Casa que a Minha Vó Queria)
11:00 – Escritor Lamartine de Andrade Lima (Escritos)
15:00 – Escritor Henrique Aguiar (Pós Traumático, O Propósito)
16:00 – Escritora Raiza Figuêredo (Escola das Horas)

 
PALCO DA MODA – CDL (Clube de DirigentesLogistas)
18:00 – Gravatá Fashion (Intervenção de Moda)
Uma prévia da SEMANA DA MODA DE GRAVATÁ a ser realizada em março de 2024.
COORDENAÇÃO: Valéria Bezerra & Revista Jurema
 
SHOW MUSICAL NO PALCO ALTERNATIVO
19:00 – Banda Arrocha o Nó
20:00 – Leões Reggae Roots
20:30 – Agreste Groove
21:00 – Incognit

 
SHOW NO PALCO PRINCIPAL
21:30 – Orquestra SUPER OARA
00:00 - Encerramento
 
PENSANDO NA CADEIA PRODUTIVA
 
1) Feirinha Típica de Artesanato
Coordenação: Grupo de Artesãs Arte Nossa
2) Praça da Alimentação
Coordenação: Associação dos Barraqueiros de Gravatá
3) Mostra de Literatura e Arte
Curadoria: Luciana Araújo
4) Moda & Arte (Gravatá Fashion)
Coordenação: CDL


Reportagem: Mathilde Souza com colaboração de Pedro Ferreira 
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 
Fotos aéreas: Eliese Henrique

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá