Postado em 18 de outubro de de 2023
Estudantes que estavam representando as 23 escolas participantes deram exemplo de espírito olímpico no evento
Agora é oficial. Até o dia 10 de novembro Gravatá é palco dos Jogos Escolares - JOEG 2023, o maior evento esportivo da região.
A solenidade de apresentação das 23 escolas participantes aconteceu na tarde da terça (17), com saída das delegações em desfile cívico, da Praça da Matriz até a quadra Dom Bosco, no Colégio das Irmãs Salesianas, onde houve a chegada da tocha e acendimento da pira olímpica, símbolo que marca o início dos jogos.
Na mesa solene, além do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a secretária de Educação, Ninha Professora, o diretor de Esportes Educacional, Eduardo Ferreira, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o diretor de Esportes, Anderson Pedroza, o secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, além do presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, Lúcio Beltrão, da Irmã Natália Gomes representando o colégio que sediou o evento e, da chefe de gabinete da Secretaria de Esportes de Pernambuco, Fernanda Rocha.
Após a entrada dos estudantes atletas na quadra, houve apresentação da Escola Artdança Gravatá, da professora Rosivânia Pereira, com o tema “Cores em Movimento” e entrega de homenagens às autoridades que incentivam os esportes em Gravatá.
A estudante Laura Lins, estudante do 9º ano da Escola Batista Betânia, está na expectativa de uma boa campanha da instituição que ela representa. “Quero que seja um ano de muitas conquistas para minha escola, que a gente consiga chegar nas semi e nas finais e o pódio. Eu vou jogar vôlei de areia e de quadra mirim e queimado pelo infantil”.
Vitor Manoel, aluno do 3º ano da Escola Aarão Lins de Andrade, vê no JOEG uma oportunidade para atletas talentosos. “Organização maravilhosa da Prefeitura de Gravatá, sou estudante do Aarão, vou participar do JOEG 2023, na modalidade futsal. Tudo muito organizado, parabenizar meu amigo Edvaldo Marcão e ser campeão é o que todo atleta almeja. Pretendo ser atleta, desde os meus 7 anos que invisto na carreira de atleta, viajo para Recife, faço testes fora do estado. O JOEG é uma oportunidade que pode ser dada para muitos atletas daqui do município, que têm talento e que dá para chegar futuramente em um lugar melhor”.
Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, falou do benefício em investir no esporte. “É importante que o poder público invista em esporte, em educação física, pois a própria Organização Mundial de Saúde fala que a cada dólar que você investe na prevenção de doenças, você economiza quatro na alta complexidade. O prefeito e toda sua equipe estão de parabéns em estimular o esporte pelos jovens que pratiquem exercício físico”.
Fabiano Souza, gerente de Esportes de Pernambuco, prestigiou o evento e elogiou a gestão municipal. “Estava conversando com alguns amigos aqui que o esporte após essa cerimônia belíssima, por sinal, é o maior fenômeno de massa criado pelo homem. E quando a gente encontra ações como a da prefeitura, através das suas secretarias, professores e principalmente da unidade escolar, a prática esportiva a gente só vê coisas boas. Muito nos honra participar de um evento como esse e muito nos alegra verificar que o esporte está em boas mãos e com caminhos muito positivos a serem trilhados”.
Eduardo Ferreira, diretor de Esportes Educacional de Gravatá, convida todos para participar do JOEG 2023. “A gente costuma falar que, ano após ano, realizando competições a nível municipal, regional, macrorregional, a melhor forma de encerrar o ano esportivamente é realizando um evento desse porte. Só tenho a agradecer a Ninha Professora, ao nosso prefeito Joselito Gomes, por investir e fomentar tanto o esporte gravataense. Investir e incentivar os nossos jovens e crianças na prática esportiva e investir tanto em competições. Serão quase três semanas de competições, dez modalidades, categorias de pré-mirim, 10 a 12 anos, até jovens de 17 anos, então a gente está fazendo o melhor evento pensado para nossas crianças, jovens e gravataenses. Todos estão convidados para curtir os jogos, muitas séries, muitas alegrias e muitas disputas no JOEG”.
Ninha Professora destacou que “esta é mais uma tarde de expectativa e muito feliz por receber essas 23 delegações de escolas públicas e privadas e a alegria de ver essas crianças e de ver a alegria deles de estarem aqui, o que cada dia incentiva mais a gente a cada dia trabalhar e lutar pelo esporte no município. E isso o que a gente vem fazendo e dizer que eles não desistam, muitos campeões brasileiros saíram das escolas e a gente consegue muitas vezes que as pessoas percebam esse potencial na escola para que essas escolas tenham isso como exemplo e se for o sonho lute por eles. A gente está aqui para incentivar’.
Para o prefeito Joselito Gomes, “JOEG é um evento maravilhoso, posso dizer fantástico. Jovens, adolescentes, adultos, aguardam o ano inteiro para esse momento com mais uma edição do JOEG em Gravatá. Várias escolas estarão participando, competindo e como sabemos, esporte é vida, aprendizado, partilha, respeito e paz, que o mundo hoje precisa. Que a competição esportiva ocorra para a paz e o bom entrosamento das pessoas. Vamos viver esses dias com muita alegria, vibração, competindo, respeitando o outro e eu desejo uma boa sorte para todos aqueles que estarão competindo, porque o compromisso que temos é com as pessoas”.
Participaram da solenidade de abertura do JOEG 2023 secretários municipais e executivos, coordenadores, diretores e supervisores de autarquias municipais, além dos vereadores Leandro do Transporte Alternativo, Neném de Uruçu e Nego Suíno.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Fotos aéreas: Eliese Henrique
Comentários
Postar um comentário