Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: PATRIMÔNIO EM DEMOLIÇÃO E A INÉRCIA POPULAR

Postado em 04 de outubro de 2023

Todos os gravataenses têm o dever moral de mostrar o seu amor por Gravatá e “brigar” pelo que É NOSSO e que PRECISA SER PRESERVADO!!!!

No começo, a nossa cidade era apenas uma fazenda onde os viajantes vindos do Recife a utilizavam como paragem para descanso antes de seguirem viajem. Com o passar do tempo, aquela fazenda foi tomando forma de vila e décadas depois, se transformou em uma cidade bastante conhecida pelo seu clima frio e agradável. Surgia Gravatá.


Paralelamente ao seu crescimento, Gravatá foi contemplada com edificações expressivas arquitetonicamente, constituindo assim um casario lindo que se tornou patrimônio de todos nós, gravataenses. O grande responsável pela edificação dessas construções históricas, foi o Prefeito Joaquim Didier, que em sua gestão mandou construir o Solar dos Didier, o que hoje é a sede das Salesianas, entre outras edificações, como a sede da Prefeitura e do Memorial de Gravatá. 

Durante esse período, muitos outros imóveis foram construídos em Gravatá, seguindo o mesmo estilo arquitetônico, e em alguns casos, adornados com eira e beira, que era o símbolo de poder social da família que os habitavam. 

Até meados dos anos 90, esses imóveis ainda eram preservados e habitados. O tempo passou e os donos faleceram e os herdeiros, que não residem em nossa cidade, passaram a vender esses verdadeiros patrimônios históricos para a iniciativa privada, que os estão demolindo para dar lugar ao comércio. Isso já se tornou uma prática recorrente e estamos perdendo muito da nossa história com essas demolições. Quando não há demolição, há o abandono. Uma verdadeira lástima para a História de Gravatá e uma grande decepção para os turistas que a visitam. 


E isso vem acontecendo bem aos olhos da população, que de forma inerte e passiva, assiste a tudo sem agir, sem cobrar e exigir que o nosso casario seja preservado. O poder emana do povo, mas parece que essa lei ainda não entrou em prática por aqui, pois o povo é quem mais deveria cobrar das autoridades uma ação imediata para tombar e preservar essas casas históricas que estão sendo engolidas pelo progresso vazio. 

Uma boa saída para findar com essa prática infame e revoltante, seria a criação de uma secretaria municipal de preservação do patrimônio histórico, para que através dela, se buscasse junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional, o IPHAN, o tombamento desses imóveis. Alguma medida efetiva precisa ser tomada imediatamente, antes que restem apenas os escombros do que outrora foi beleza e história em nossa cidade. 


Todos os gravataenses têm o dever moral de mostrar o seu amor por Gravatá e “brigar” pelo que É NOSSO e que PRECISA SER PRESERVADO, pois uma cidade sem memória, ela não passa de um aglomerado de gente. Sem preservar as nossas riquezas históricas e a nossa cultura, não teremos o que deixar para as gerações vindouras e seremos apenas “um bando de tijolos com pretensões à casa.” Só que no nosso caso, infelizmente não seremos mais do que uma casa desmoronada ou caindo aos pedaços. 

Todos os gravataenses têm o dever moral de mostrar o seu amor por Gravatá e “brigar” pelo que É NOSSO e que PRECISA SER PRESERVADO!!!!

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

VEREADORES DE CARPINA AUMENTAM O PRÓPRIO SALÁRIO.

Ontem, os vereadores do município de Carpina, na Zona da Mata Norte, votaram e aprovaram um Projeto de Lei que aumenta em 17,77% o atual salário dos parlamentares. O valor, que hoje é de R$ 8.600,00, passará para R$ 10.128,00. Os vereadores também inseriram o ajuste no décimo terceiro. O projeto entra em vigor na próxima legislatura.

EMBRIAGADO, BLOGUEIRO CLEBSON AMISTERDAM PROVOCA GRAVE ACIDENTE.

(foto da internet de um acidente com de moto com o blogueiro no passado) Na manhã deste domingo 03/12, bêbado, o blogueiro e apresentador do programa 1ª página da Gravatá FM Clebson amisterdam, provocou um terrível acidente na rua 04 de outubro no bairro do jucá.  Por sorte ninguém se feriu gravemente, visivelmente embriagado o blogueiro foi detido e levado para a delegacia pela polícia, para fazer o teste do bafômetro. Na delegacia não havia o equipamento que mede o teor alcoólico no sangue sendo assim, o infrator foi conduzido pela polícia até o posto da PRF ( polícia rodoviária federal) que, estava com o equipamento quebrado então, o meliante foi trazido pela polícia, até o hospital Paulo da Veiga Pessoa em Gravatá. Lá o médico atestou através de um laudo que, o condutor do veículo que provocou tal acidente e levado pela polícia, até aquele hospital, estava realmente embriagado.  De volta a delegacia, o blogueiro bêbado foi autuado por embriaguez ao volan

CARRO DE CLEBSON AMISTERDÃ FOI PRESO NA TARDE DESTA QUARTA 05/10 PELA 5ª CIPM.

Na tarde de hoje 05/10/2016 a 5ª CIPM sob o comando do Major Silvestre Dantas, apreendeu o carro do blogueiro e radialista Clebson  Amisterda, por este se encontrar desde 2014, com licenciamento atrasado ou seja, 2014, 2015 e 2016, três licenciamentos em aberto, o carro foi preso pela polícia Militar e levado para o pátio daquela companhia, só saindo de lá depois de quitado totalmente os licenciamentos atrasados. O que vale salientar é que este mesmo carro celta, de cor preta, era do vereador Léo do ar, que repassou para o blogueiro, tendo o parlamentar comprado de uma outra pessoa e que sofrera várias cobranças da financiadora uma vez que o atual proprietário Clebson Amisterdâ não estava quitando os pagamentos, então a proprietária de fato, entrou em contato com o vereador para que ele providenciasse os devidos pagamentos, por sua vez o parlamentar disse que não estava mais com o veículo mas, se comprometeu em quitar e que iria falar com o blogueiro. Esse carro ainda é passivo de i