Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Cerca de 500 pessoas participaram da live da Conferência Municipal de Educação de Gravatá

Postado em 25 de outubro de 2023

Entre eles estavam professores, funcionários de escolas, pais de estudantes, representantes de ONGs e da Sociedade Civil que se preocupam e buscam ainda mais ferramentas para a educação de Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (24) a Conferência Municipal Extraordinária de Educação, no formato online.


Nesta conferência foram tratados quatro eixos temáticos, a partir do Documento de Referência da CONAE 2024, sendo:

EIXO I - O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO ARTICULADOR DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (SNE), SUA VINCULAÇÃO AOS PLANOS DECENAIS ESTADUAIS, DISTRITAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, EM PROL DAS AÇÕES INTEGRADAS E INTERSETORIAIS, EM REGIME DE COLABORAÇÃO INTERFEDERATIVA.

EIXO II - A GARANTIA DO DIREITO DE TODAS AS PESSOAS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL, COM ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO, EM TODOS OS NÍVEIS, ETAPAS E MODALIDADES, NOS DIFERENTES CONTEXTOS E TERRITÓRIOS.


EIXO III - EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO E DIVERSIDADE: EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA TODOS E COMBATE ÀS DIFERENTES E NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA.

EIXO IV - GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: REGULAMENTAÇÃO, MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO, ÓRGÃOS E MECANISMOS DE CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS E ESPAÇOS DE DECISÃO.

Na oportunidade, com transmissão pelo YouTube da Prefeitura Municipal de Gravatá, cerca de 500 pessoas participaram da live de abertura da Conferência, entre professores, funcionários de escolas, pais de estudantes, representantes de ONGs e da Sociedade Civil.


A secretária de Educação, Ninha Professora, fez as considerações iniciais de abertura, e, em seguida, a professora Andreika Asseker, secretária de Educação de Igarassu e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco - UNDIME/PE, dissertou como palestrante, tratando do EIXO V que trata sobre a Valorização de profissionais da educação: Garantia do direito a formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e as condições para o exercício da profissão e saúde. 

O segundo momento foi pelo Google Meet, no qual foram divididas as salas temáticas, dando oportunidade aos inscritos participarem democraticamente, debatendo as proposições e estratégias pontuadas em cada eixo, tendo a oportunidade de suprimir, acrescentar ou apresentar estratégias que venham contribuir com o Plano Nacional de Educação 2024 - 2034.

Ao término, na Plenária Geral, ainda pelo Google Meet, as discussões realizadas nas salas temáticas foram apresentadas e aprovadas, e logo após, em votação, foram escolhidos quatro Delegados, sendo dois titulares, Rosiane Sousa e Alberes Luis, e dois suplentes, Milton Muniz e Marivaldo Vilar, para representarem o município na Conferência Estadual Extraordinária de Educação.


A secretária de Educação, Ninha Professora, comentou sobre a realização da conferência: “Nós estamos comprometidos com a qualidade da educação em Gravatá. A Conferência Municipal de Educação foi um momento importante para discutir temas cruciais e definir estratégias que vão moldar o futuro da nossa educação. A participação ativa de todos os envolvidos demonstra o compromisso que temos em oferecer uma educação de excelência para nossos alunos. Agradeço a presença de todos e o esforço em prol da educação de qualidade em nossa cidade”.

Também participaram desse momento a secretária executiva de Educação, Joselma Melo e o professor Edson Francisco, além do intérprete de libras para que todos, de forma inclusiva, pudessem acompanhar o Plano Nacional de Educação. 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...