Postado em 31 de outubro de 2023
Local é utilizado por advogados e réus para se comunicarem
A Prefeitura de Gravatá anda de mãos dadas com a justiça. O prefeito da cidade, Joselito Gomes, participou da cerimônia de entrega do Parlatório da Cadeia Pública de Gravatá, na tarde da segunda (30), obra construída em parceria com a OAB/Vitória de Santo Antão, que teve parte do custeio do poder público municipal.
O parlatório é uma sala onde os advogados têm contato com a população carcerária de forma isolada e pessoal, o que garante um atendimento mais humanizado, digno e respeitoso. Antes, os advogados conversavam com os clientes na grade da cadeia.
O Parlatório recebeu o nome do Dr. Newton Borges Schettini de Oliveira (Niltinho), que foi um grande e querido advogado de Gravatá, falecido em 05 de fevereiro de 2014.
Jeovah Júnior, diretor da Cadeia Pública de Gravatá, reconhece a relevância da obra para a boa convivência na instituição. “Essa construção e reparos realizados nessa obra vão garantir aos advogados e seus clientes que tornem o momento mais sagrado, na relação entre o profissional e todo grupo e um ambiente mais seguro e agradável. Também acredito fortemente que essas ações vão refletir positivamente em todo processo de ressocialização na rotina dos servidores, dos familiares e entre os próprios detentos”.
Washington Amorim, presidente da subseção OAB Vitória de Santo Antão, esteve presente na entrega do equipamento para Gravatá e disse: “é um equipamento muito importante, sobretudo para o colega que faz advocacia criminal. Esse local é onde o preso tem a oportunidade de ser entrevistado por seu advogado legalmente constituído, sobretudo a advocacia que é indispensável à administração da justiça. Veio em boa hora este equipamento público e será de muita serventia para a comunidade jurídica de um modo geral. Indiscutivelmente o senhor prefeito tem uma participação muito efetiva nesse dia de hoje, nesse equipamento, que não mediu esforços para em conjunto com a Secretaria executiva de Ressocialização de Pernambuco, a própria OAB, para que nós hoje aqui estivéssemos”.
Prefeito Joselito Gomes acredita que o parlatório vai trazer dignidade aos profissionais da justiça e aos presos. “A Cadeia Pública de Gravatá é um espaço que precisa ser sempre melhorado, adequado às suas necessidades. O poder público municipal, mesmo com toda limitação que tem, um trabalho realizado numa linha de dar as mãos e fazer acontecer o que precisa acontecer, realizar um determinado trabalho e aqui na cadeia o parlatório, um espaço tão necessário, esperado e hoje a Cadeia Pública de Gravatá tem esse espaço. Ficou um local muito bom, tanto para o advogado, quanto para a pessoa que precisa ser ouvida, acolhida e orientada, hoje temos então esse local que vem trazer mais dignidade e mais respeito. E assim nós queremos continuar trabalhando, porque o compromisso é com as pessoas”.
Estiveram presentes na cerimônia a vice-presidente da subseção da OAB Vitória de Santo Antão, Alessandra Malta, secretários municipais e executivos da prefeitura, servidores da Procuradoria Municipal, advogados e a filha do homenageado que dá nome ao parlatório de Gravatá, Júlia Freitas.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário