Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá é destaque no estado de Pernambuco com o lançamento da cartilha “Salve Marias, Histórias Ilustradas”

Postado em 08 de agosto de 2023

Material foi produzido por alunos de escolas da cidade por meio do programa Maria da Penha vai à Escola

A solidificação da política pública da mulher é uma conquista dia a dia na sociedade brasileira e a gestão municipal de Gravatá é muito atuante nessa área, sobretudo no combate à violência contra o gênero. 


Na data emblemática que marca os 17 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com as Secretarias de Educação e de Comunicação Social e Imprensa, lançou a cartilha “Salve Marias, Histórias Ilustradas”, no Parque Janelas para o Rio, na tarde da segunda (07).


A produção dos textos e dos desenhos foi realizada por alunos das Escolas Municipais Amenayde Farias do Rego Barros, Capitão José Primo de Oliveira, Edgar Batista Nunes e Monsenhor José Elias de Almeida – CAIC, por meio do Programa Maria da Penha vai à Escola.


Anabel Pessoa, representante do Instituto Maria da Penha, disse: “eu já digo de início que Gravatá está de parabéns. A Lei Maria da Penha fala do processo de educação e de conscientização, então nesses 17 anos da lei teve esse marketing no dia 07 de agosto. A Prefeitura de Gravatá, junto com as Secretaria de Educação, Comunicação e Mulher, saindo com essa cartilha, a gente mostra que o município está no caminho e isso é extremamente importante para que possamos agora plantar a conscientização em relação à violência contra a mulher”.


Morgana Barros, representando a Regional Agreste Central de Pernambuco, vai levar a cartilha como modelo para outras regionais do estado. “Foi uma iniciativa muito feliz do governo municipal de Gravatá tomar como base a construção dessa cartilha. É um instrumento que traz de maneira pedagógica o que já está prescrito na Lei Maria da Penha, que não está só para coibir e punir, ela está também como uma medida educativa. Fruto do que vem sendo trabalhado na escola, através do programa Maria da Penha vai à Escola. É algo louvável, uma prática muito exitosa e que certamente, assim como acompanho outros 25 municípios, incluindo Gravatá, essa é uma das experiências que vou compartilhar com as outras regionais, que é de fato um presente para o estado de Pernambuco e não só para o município. É um orgulho muito grande ter jovens tão atuantes e implicados na responsabilidade social de mobilizar e de transformar a cultura que existe hoje em nosso estado. Vamos caminhando para a minimização da violência por medidas como essa”.    


Alessandra Malta, representante da subseção da OAB de Vitória de Santo Antão, destacou o fato da cartilha ser produzida por alunos. “Nós, enquanto advogados, juristas, o que mais encanta nessa cartilha é a possibilidade dela ser feita pelos jovens que precisam aprender. Ela não foi feita por um corpo técnico, mas ela representa aquilo que a sociedade precisa internalizar, principalmente nesse meio tão importante de luta e combate da violência contra a mulher. Essa cartilha me deixa muito acalentada nesse sentido, em que as pessoas que fizeram ela são as que mais têm esse sentimento do que é a violência e isso é lindo. A educação é o início de tudo”. 


Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, falou como foi o trabalho para chegar até o dia desse lançamento. “Chegamos hoje à culminância de um projeto que já vem sido construído há meses, com a implementação e reestruturação do programa Maria da Penha vai à escola, de modo que quatro escolas foram contempladas com a participação desse projeto piloto, onde alunas e alunos dos 8° e 9° anos receberam formação através de inúmeras oficinas e o resultado disso foi justamente essa cartilha. Uma ferramenta que pudesse ser trabalhada, explorada nas escolas, nas mãos de professores e alunos, para que a gente possa estar trabalhando essa questão do enfrentamento à violência, para dirimir essa violência e os alunos compreenderem que é preciso romper com esse ciclo de violência. Tirar a mulher dessa posição de opressão, sub julgada e a gente tratar realmente de equidade, da valorização do papel da mulher na sociedade e a cartilha veio com esse propósito. E a gente segue o mês com várias atividades”.  


O prefeito Joselito Gomes considerou: “o caminho muito acertado e a porta de entrada é a escola, é a educação. A Secretaria da Mulher, através de Ester e toda equipe, em cima de um planejamento, tudo feito com muita dedicação, amor, foco, levando essa tomada de consciência a respeito de uma convivência pacífica, respeitosa que todos nós devemos ter, em primeiro lugar, já no ambiente familiar e a partir daí nos outros ambientes, porque somos iguais e ao mesmo tempo diferentes, e por isso precisamos nos respeitar, nos acolher, ter capacidade de ouvir, dialogar, enfim, esse lançamento da cartilha tem esse objetivo: de levar o conteúdo que ajude e contribua para que na prática mudanças significativas aconteçam, e o trabalho segue porque nosso compromisso é com as pessoas”. 


Na plateia estavam alunas, alunos e funcionários de escolas municipais, além de secretários municipais e executivos e demais servidores municipais.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...