Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Festival Sabores de Gravatá destaca toda a variedade da gastronomia da Suíça Brasileira

Postado em 31 de agosto de 2023

De 1º a 30 de setembro, a cidade serrana do Agreste pernambucano celebra a riqueza da sua gastronomia, que vai do fondue à culinária regional

A gastronomia de Gravatá, um dos trunfos do turismo da região, ganhou mais um impulso com o lançamento do Festival Sabores de Gravatá, realizado pela Associação Gravataense de Incentivo ao Turismo – AGIT, com apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. O evento foi apresentado à imprensa e convidados, na tarde desta quarta-feira, no Rei das Coxinhas.


Marcado para ocorrer de 1º a 30 de setembro, o Festival Sabores de Gravatá contará com a participação de 25 estabelecimentos da cidade, contemplando da alta gastronomia a culinária regional. Entre os participantes, além do Rei das Coxinhas, que trouxe de volta ao cardápio a Coxinha de Salmão especialmente para o festival, está a Taverna Suíça, localizada às margens da BR 232 e responsável por despertar a tradição das fondues na serra pernambucana.

Com formato que pretende ir além do período oficial, no mês de setembro, o Festival Sabores de Gravatá busca criar um roteiro gastronômico, com cada um dos estabelecimentos participantes desenvolvendo um prato que poderá ser experimentado em qualquer período do ano. O público que conferir um dos pratos oficiais do evento ganhará um passaporte para ir carimbando nos estabelecimentos. Quem experimentar cinco pratos diferentes concorrerá a um voo de balão, que é a mais nova atração turística da cidade.


“Gravatá tem o turismo gastronômico como um dos pontos fortes, além do segmento de aventura e dos nossos eventos culturais. Apoiamos o festival do Governo do Estado em agosto, temos agora este da AGIT, que também estamos patrocinando, e até o fim do ano ainda vem muita coisa boa por aí. Temos uma programação fechada até dezembro e a gastronomia é sempre um ponto alto e que atrai muitos visitantes à cidade”, salienta o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima.


Fundada em janeiro de 2023, a AGIT reúne 43 empresas associadas, entre meios de hospedagem, alimentação e equipamentos turísticos em geral. Participam do festival os restaurantes: Taverna Suíça, O Rei das Coxinhas, Cafeteria Arte e Café, Barito Fondue, Boulevard 232, Cabanas, Cafeteria Gravatá, Cantinho da Paz, Carlos do Bode, Casa da Mira, Chalé de Ouro, Doce Brownie, Estação do Mar, Juka Pastel, La Fondue Unique, Like Burguer, Mania Caseira, Namami, No Jardim, Cartola Petur, Rainha da Panelada, Rancho das Palmeiras, Regional Grill, Salomé Bistrô e Sr. Duque.


“A nossa ideia foi destacar no festival toda a diversidade, que já é uma marca da gastronomia local, divulgando os restaurantes não só no festival, mas durante todo o ano, formando um roteiro gastronômico. Temos desde a coxinha mais famosa à culinária suíça, representada pelas fondues, além da culinária regional de primeira. Temos muita qualidade e variedade e este apoio da prefeitura é fundamental tanto pelo aporte financeiro quanto pelo apoio na divulgação do evento”, afirma o empresário e presidente da AGIT, Rodrigo Dutra.


“Um evento como este é de grande importância por destacar a gastronomia de Gravatá, que está entre as melhores do Estado. Temos uma grande variedade de restaurantes e bares, que atraem visitantes à cidade e, certamente, mais ainda com este festival. Temos uma cidade agradável, cheia de atrativos e bom clima, além de um povo acolhedor, o que favorece o desenvolvimento do turismo. Aqui estamos para dar as mãos, fortalecer e ampliar o trabalho entre a iniciativa pública e privada porque nosso compromisso é com as pessoas”, destacou o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.


Além da Prefeitura de Gravatá, são patrocinadores da iniciativa o Supermercado Bom Dia, Rio Sol, São Braz, Gallo e 51. Acompanhe todas as novidades sobre o turismo de Gravatá no Instagram @visitegravata e do festival no @agitgravata.


Reportagem: Janaína Lima (SECTURCEL)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...