Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Cartilha “Salve Marias - Histórias Ilustradas” chega à Escola Capitão José Primo

Postado em 8 e agosto de 2023

O material foi distribuído pela Prefeitura de Gravatá aos professores para ser trabalhado em sala de aula com os alunos

Na terça-feira (08), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com as Secretarias de Educação e Comunicação Social e Imprensa, distribuiu a cartilha “Salve Marias - Histórias Ilustradas”, que faz parte do Programa Maria da Penha vai à Escola, aos professores da Escola Capitão José Primo de Oliveira.  


A cartilha é parte de um esforço conjunto da gestão municipal para combater a violência doméstica e familiar, desta forma buscar resultados de intervenções educativas em escolas públicas de Gravatá, visando prevenir e superar tais situações.

A distribuição da cartilha na Escola Capitão José Primo, contou com a presença do prefeito Joselito Gomes e da secretária da Mulher, Ester Gomes. A cartilha "Salve Marias" será disponibilizada aos educadores, permitindo que seja utilizada como ferramenta reflexiva para trabalhar com os alunos e promover a transformação social.

O programa abrange diversos temas em suas oficinas, incluindo estereótipos de gênero, violência, legislações relevantes como a CEDAW, a Convenção de Belém do Pará, a Constituição de 1988 e a Lei Maria da Penha. Além disso, aborda a gestão de conflitos, noções de feminismo e os direitos e lutas das mulheres. Com essa abordagem holística, o programa visa criar uma compreensão mais profunda sobre as questões de gênero e promover a igualdade e o respeito mútuo.


A gestora da escola, Maria José da Silva Morais, falou que: "Essa cartilha pra mim, para a gestão e para nossa escola é de suma importância para conscientização com os alunos porque vai ser tratado todo conteúdo da cartilha para que essa violência doméstica não reine dentro das famílias, que eles tinham a consciência de meninos e meninas que todos os direitos são iguais".


Ester Gomes, secretária da Mulher, explana sobre a cartilha: "É uma cartilha interativa, didática, que apresenta uma metodologia de fácil alcance e entendimento por parte de todas as pessoas. A ideia dessa cartilha é ela ser realmente trabalhada nas escolas como uma ferramenta de orientação e discussão, sempre visando o enfrentamento a violência contra a mulher. Então, a gestão pública municipal assume esse compromisso. Estamos felizes de iniciar o mês de Agosto Lilás com a entrega dessa ferramenta".


Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, comentou que: "A Escola José Primo está dentro do projeto piloto, os alunos estarão trabalhando o tema da não violência de modo especial em relação a mulher e é esse caminho que precisamos trilhar. Uma tomada de consciência, a fim de que possamos ter sempre uma convivência pacífica, respeitosa e pacífica. Assim vamos seguindo com esse trabalho junto com a Secretaria da Mulher do nosso município porque nosso compromisso é com as pessoas".


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...