Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Manhã de sábado tem segundo dia de apresentação do Virtuosi Gravatá dentro da programação do Festival Julho na Serra

Postado em 15 de julho de 2023

13ª edição do Virtuosi teve início na sexta (14), segue no sábado à noite e retoma nos próximos dias 20, 21 e 22, oferecendo dois finais de semana de música erudita para moradores e visitantes


Os 150 anos de nascimento do compositor russo, Sergei Rachmaninoff, foi lembrado no recital apresentado pelo jovem pianista Luis Felipe de Oliveira, na manhã do sábado (15), na igreja Matriz de Sant’Ana. 


Luis Felipe de Oliveira, que foi aplaudido de pé inúmeras vezes, disse: “o Virtuosi virou um patrimônio de Gravatá. Todo mês de julho a cidade tem uma atmosfera diferente por conta do festival e eu sou uma cria do Virtuosi. Sou de Gravatá, vinha assistir aos concertos, conheci música clássica, conheci piano, saí para estudar, fiz algumas aulas com a professora Ana Lúcia e se não me engano desde 2017 faço parte da Orquestra Jovem do Festival, algumas partes com piano, acompanhando recitais de alunos e desde 2019 eu faço recitais solo. O meu primeiro recital depois de formado pela UFPE foi aqui. Foi algo bem simbólico porque foi na minha terra natal e onde conheci música clássica. Poder tocar em Gravatá é sempre muito interessante, porque a gente está no centro da cidade, num dia de sábado de manhã, temos a feira livre ao lado, todo o ruído da cidade, mas as pessoas estão aqui sentadas, ouvindo, atentas e em certos momentos do recital a gente ouvia de fato o silêncio da igreja. Então, temos um público em Gravatá e é sempre uma alegria trazer um repertório sério e perceber que o público consegue absorver esse repertório mais denso”.  


Charles Santos, comerciante de Gravatá e professor de inglês, já lecionou para Luis Felipe na época de escola e estava na plateia orgulhoso da prata da casa. “É uma coisa maravilhosa a continuação desse festival para nosso município, porque alavanca todos os processos da cidade. Com Gravatá em voga, a 13ª edição do Virtuosi enriquecendo o mês de julho novamente. E ter Luis Felipe junto com o Virtuosi é um presente a mais, um coroamento do festival, porque Gravatá se orgulha muito de ter mais um filho dela brilhando de Gravatá para o mundo. Isso é maravilhoso”. 


Pedro Costa, 32 anos, jornalista, mora em Recife e tem segunda residência em Gravatá. Ele costuma participar do Virtuosi e apoia o interesse do poder público municipal por eventos desse estilo. “Vim prestigiar o festival que acompanho já há alguns anos e não poderia estar aqui em Gravatá e perder a oportunidade de ver esse espetáculo desses grandes músicos e é uma alegria muito grande. A cultura alimenta a população, serve de incentivo para os jovens que estão se inspirando com essa música a estudar, ter interesse pelas artes e é fundamental que o poder público invista e traga esses eventos para a cidade”.


Ana Lúcia Altino, diretora artística do XIII Virtuosi, “é um prazer enorme estar aqui, estamos na 13ª edição do virtuosi, fico muito satisfeita e é muito gratificante saber que a prefeitura se interessa, quer continuar com o festival e espero que continue por muitos anos. É um público maravilhoso, a gente sente o calor, a vontade, é uma coisa que você faz e tem uma resposta. Na próxima semana recomeçamos, às 20h30, quinta, sexta e sábado. Todos estão convidados, é tudo gratuito, só entrar na igreja, a porta está aberta. espero que tenha aquele público que a gente sempre tem”.


Hoje, sábado (15), às 20h30, Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, apresentam-se dentro da programação do XIII Virtuosi Gravatá, que está acontecendo na Igreja Matriz de Sant’Ana.


O XIII Virtuosi tem patrocínio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Eólica Gravatá. 


Reportagem: Ana Paula Figueiredo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...