Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá no pódio: Junina Traquejo é a vice-campeã do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional na Bahia

Postado em 28 de julho de 2023

Competição aconteceu entre os dias 22 e 23 de julho na cidade de Entre Rios, litoral norte da Bahia e rendeu ao grupo de Gravatá o 2º lugar no pódio de melhor espetáculo junino nacional

Com mais de 15 anos de histórias contatas, cantadas e apresentadas, a quadrilha Junina Traquejo, avança mais uma etapa e traz para Gravatá o título de vice-campeã do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho na cidade de Entre Rios, na Bahia onde o grupo conquistou o segundo lugar na colocação geral. Na manhã da sexta-feira (28), o prefeito Joselito Gomes, recebeu em seu gabinete representantes da Junina Traquejo que, na ocasião apresentaram o troféu de vice-campeã para a cidade de Gravatá.


Estiveram presentes o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima e a diretora de Cultura, Thamires Ferreira.

O festival é realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino, entidade piauiense que promove eventos culturais há mais de 10 anos no Piauí e na Bahia. A 13ª edição foi realizada na quadra poliesportiva do Bela Vista, na cidade de Entre Rios (BA) e reuniu cerca de 2 mil integrantes de grupos e quadrilhas de diversas partes do país. Pernambuco contou com três representantes: Junina Unidos da Roça, da cidade de Catende, que ficou em 8º lugar, a Junina Sem Limites, da cidade de Serra Talhada, que ficou na 13ª posição e a Junina Traquejo, de Gravatá, que conquistou o 2º lugar, com o espetáculo: “Amar Cura”. 


Diretor e coreógrafo da Junina Traquejo, Wanderson José, não sabe mensurar a emoção que viveu em poder representar a cidade de Gravatá e o estado de Pernambuco no festival: “Bem, até agora não estou conseguindo mensurar o que vivemos em Entre Rios, na Bahia, que não é nosso estado, fomos ovacionados pelo público de uma forma que não esperávamos, não sabíamos a força que a Traquejo tinha fora do estado, e podemos viver esse momento. Graça a Deus tivemos o vice-campeonato, com o gostinho de primeiro, dito pelo público, e é prazeroso, gratificante e mais ainda saber que podemos contar com o apoio da nossa gestão municipal, o prefeito através de toda a equipe de Imprensa e Turismo, em que acreditam em nosso trabalho e faz com que a gente voe cada vez mais”.


O prefeito Joselito Gomes, ficou satisfeito em receber os componentes da Quadrilha Traquejo com um troféu de vice-campeã: “É um prazer poder receber a Traquejo que vem de um campeonato nacional na Bahia trazendo um troféu de segundo lugar, veja como é importante para Gravatá ser representada através da Traquejo fora do nosso estado. Também tendo seu reconhecimento dentro do estado e em Gravatá com todo esforço a gestão vem apoiando e fortalecendo a cultura na nossa cidade. Temos muitas pessoas envolvidas fazendo cultura em nosso município. Parabéns, Traquejo! Parabéns, Gravatá! E já começa uma nova etapa para essa quadrilha vitoriosa. Vamos seguindo os trabalhos porque nosso compromisso é com as pessoas”.

A Junina Traquejo de Gravatá, contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.


Reportagem: Rodolfo Lima com colaboração de Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...