Gravatá no pódio: Junina Traquejo é a vice-campeã do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional na Bahia
Postado em 28 de julho de 2023
Competição aconteceu entre os dias 22 e 23 de julho na cidade de Entre Rios, litoral norte da Bahia e rendeu ao grupo de Gravatá o 2º lugar no pódio de melhor espetáculo junino nacional
Com mais de 15 anos de histórias contatas, cantadas e apresentadas, a quadrilha Junina Traquejo, avança mais uma etapa e traz para Gravatá o título de vice-campeã do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho na cidade de Entre Rios, na Bahia onde o grupo conquistou o segundo lugar na colocação geral. Na manhã da sexta-feira (28), o prefeito Joselito Gomes, recebeu em seu gabinete representantes da Junina Traquejo que, na ocasião apresentaram o troféu de vice-campeã para a cidade de Gravatá.
Estiveram presentes o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima e a diretora de Cultura, Thamires Ferreira.
O festival é realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino, entidade piauiense que promove eventos culturais há mais de 10 anos no Piauí e na Bahia. A 13ª edição foi realizada na quadra poliesportiva do Bela Vista, na cidade de Entre Rios (BA) e reuniu cerca de 2 mil integrantes de grupos e quadrilhas de diversas partes do país. Pernambuco contou com três representantes: Junina Unidos da Roça, da cidade de Catende, que ficou em 8º lugar, a Junina Sem Limites, da cidade de Serra Talhada, que ficou na 13ª posição e a Junina Traquejo, de Gravatá, que conquistou o 2º lugar, com o espetáculo: “Amar Cura”.
Diretor e coreógrafo da Junina Traquejo, Wanderson José, não sabe mensurar a emoção que viveu em poder representar a cidade de Gravatá e o estado de Pernambuco no festival: “Bem, até agora não estou conseguindo mensurar o que vivemos em Entre Rios, na Bahia, que não é nosso estado, fomos ovacionados pelo público de uma forma que não esperávamos, não sabíamos a força que a Traquejo tinha fora do estado, e podemos viver esse momento. Graça a Deus tivemos o vice-campeonato, com o gostinho de primeiro, dito pelo público, e é prazeroso, gratificante e mais ainda saber que podemos contar com o apoio da nossa gestão municipal, o prefeito através de toda a equipe de Imprensa e Turismo, em que acreditam em nosso trabalho e faz com que a gente voe cada vez mais”.
O prefeito Joselito Gomes, ficou satisfeito em receber os componentes da Quadrilha Traquejo com um troféu de vice-campeã: “É um prazer poder receber a Traquejo que vem de um campeonato nacional na Bahia trazendo um troféu de segundo lugar, veja como é importante para Gravatá ser representada através da Traquejo fora do nosso estado. Também tendo seu reconhecimento dentro do estado e em Gravatá com todo esforço a gestão vem apoiando e fortalecendo a cultura na nossa cidade. Temos muitas pessoas envolvidas fazendo cultura em nosso município. Parabéns, Traquejo! Parabéns, Gravatá! E já começa uma nova etapa para essa quadrilha vitoriosa. Vamos seguindo os trabalhos porque nosso compromisso é com as pessoas”.
A Junina Traquejo de Gravatá, contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.
Reportagem: Rodolfo Lima com colaboração de Pedro Ferreira
Fotos: Anderson Souza
Comentários
Postar um comentário