Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Abertura do XIII Festival Virtuosi Gravatá tem concerto em homenagem ao maestro Rafael Garcia

Postado em 15 de julho de 2023

“Canções que meu pai me ensinou”, com peças interpretadas por Leonardo Altino, cello, e Ana Lúcia Altino, piano, proporcionou noite de emoção ao público na Igreja Matriz de Sant’Ana

O Festival Virtuosi Gravatá chegou à sua XIII edição e a boa música desembarcou na fria cidade serrana na noite da sexta-feira (14/07), mais uma vez, como durante em todos os anos anteriores, na linda Igreja Matriz de Sant’Anna, no coração da Suíça Pernambucana.


A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL, e a Virtuosi Sociedade Artística apresentam ao público a fina flor na música erudita com concertos cheios de qualidade técnica, mas também recheados de emoção.

E para reforçar o sentimento do festival, no concerto de abertura, intitulado “Canções que meu pai me ensinou”, a pianista Ana Lúcia Altino e o violoncelista Leonardo Altino, respectivamente esposa e filho do saudoso maestro Rafael Garcia, apresentaram peças dos compositores Marlos Nobre, Heitor Villa-Lobos, Brahms, Tchaikowsky e Paganini.

O prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, e a chefe de gabinete, Liliane Costa se juntaram ao grande público que lotou o templo e apreciaram o espetáculo.


Ao final da emocionante apresentação, a pianista Ana Lúcia Altino, que também é diretora artística do evento, afirmou que “para mim tocar com meus filhos é uma emoção, eu toquei hoje na abertura com Leonardo e sábado próximo meu outro filho Rafael tocará aqui comigo. É um duo que não é institucional, regular, mas que já vem há mais de 30 anos, porque eles eram pequenos, entre 10 e 12 anos, e eu já tocava com os dois. Viajei muito com Leonardo em concursos nacionais e internacionais e claro que é sempre uma emoção muito grande. Você fica nervoso por você, por ele. É muito gratificante ver o interesse e o empenho da Prefeitura de Gravatá em manter o Virtuosi, isso aí é realmente fantástico e a gente se sente muito bem, o público adora ver aquilo que não aparece todo dia, você não tem condições ver esse tipo de apresentação todo dia e o Virtuosi tem prezado por isso, por essa qualidade artística que você só vê em grandes salas de concerto do mundo.”


O secretário da pasta, Marllon Lima, sobre a programação do Virtuosi que está dentro do Julho na Serra: “Seguindo a programação do Julho na Serra: Gravatá é música, arte e gastronomia, tivemos aqui a abertura do Festival Virtuosi, a Prefeitura, como sempre, dando apoio a essa expressão cultural que é tão agradável e tão procurada pelos gravataenses e pelos turistas. Hoje tivemos ‘Canções que meu pai me ensinou’, um belíssimo recital por Leonardo Altino e sua mãe, Ana Altino, numa homenagem póstuma ao maestro Rafael Garcia. Dentro da programação amanhã e nos dias 20, 21 e 22 esse ano a Prefeitura trouxe dois finais de semana e convidamos você a participar.”


”Mês de julho, mês de férias, mês com clima maravilhoso, mês da padroeira de Gravatá, Senhora Sant’Ana e nada melhor do que iniciar com uma música de boa qualidade, um público fiel, que lotou a igreja e, assim sendo, nós estaremos vivenciando, durante esses dias, o Virtuosi naquela certeza de que muitas pessoas estarão vindo, passando por aqui para participar desse momento que é muito especial para Gravatá. Convido você: venha conferir e participar”, convidou o prefeito Joselito Gomes.


Confira a programação completa:

14 de julho | Sexta-feira

- 20h30: Concerto de Abertura: Canções que meu pai me ensinou Leonardo Altino, cello Ana Lúcia Altino, piano

15 de julho | Sábado

- 11h: Mozart, Liszt e Rachmaninoff Luis Felipe de Oliveira, piano 
- 20h30: Schubert & Bach Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife Gilson Celerino,regente

20 de julho | Quinta-feira


- 20h30: Franck & Rachmaninoff Rafaell Altino, viola Lucas Thomazinho, piano

21 de julho | Sexta-feira

- 20h30: Dohnanyi & Brahms Emmanuele Baldini, violino Rafaell Altino, viola Leonardo Altino, cello Lucas Thomazinho

22 de julho | Sábado

- 11h: Lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola Rafaell Altino, viola Ana Lúcia Altino, piano 
- 20h30: Mozart, Haydn, Sarasate & Sivuca Emmanuele Baldini, violino Rafaell Altino, viola Leonardo Altino, cello Orquestra Jovem de Pernambuco Nilson Galvão, regente


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...