Postado em 08 de junho de 2023
Público de vários lugares do Nordeste vem prestigiar a exposição tão rica e única para o município
O XXI Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE) está acontecendo em Gravatá e promete ser um evento emocionante para os entusiastas da astronomia. Nesta quinta-feira (08), a programação começou com uma empolgante exposição de astronomia na Escola Amenayde Farias, despertando o interesse e a curiosidade do público.
É uma oportunidade única para os apaixonados por esse campo científico se reunirem, trocarem conhecimentos e vivenciarem experiências enriquecedoras. O evento atraiu público de todas as partes do Nordeste, que vieram prestigiar e aproveitar as diversas atividades relacionadas à astronomia.
Este encontro é realizado pelo grupo de Astronomia Astro Agreste, com o apoio fundamental da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Linnea e Campus Agreste. Essa colaboração evidencia o compromisso da gestão em fomentar o crescimento da ciência no município.
Com uma programação diversificada, que inclui palestras, workshops, observações astronômicas e atividades práticas, o XXI EANE certamente contribuirá para o crescimento e a popularização da astronomia na região Nordeste. É um encontro que tem por objetivo a troca de ideias, a descoberta de novos horizontes e a inspiração para aqueles que desejam se envolver cada vez mais nesse fascinante campo científico.
Fábio Morais, engenheiro, veio da cidade de Fortaleza para prestigiar o evento e também expor o livro A Mente no Cosmos e os Pés no Chão: "Estou achando muito interessante. A gente vê aí que o pessoal fez a exposição com todo carinho e toda atenção, uma exposição bem rica. Lá em Fortaleza tem um grupo de astrônomos amadores, então a gente veio apresentar aqui um trabalho e aprender um pouco mais com o pessoal do Astro Agreste", disse.
Wagner Morais, vice-presidente do grupo de astronomia "Astro Agreste", comenta que: "A exposição está acontecendo junto ao evento do Encontro de Astronomia do Nordeste que está sendo realizado no município de Gravatá. E o intuito da exposição é fazer uma atividade aberta ao público no município, tanto o pessoal que está escrito no evento quanto o público em geral. Temos a nossa exposição fragmentos de meteoritos originais e certificados, também réplicas de asteroides, réplica de foguetes astronômicos e réplicas de astronáutica, coleção de foguetes e ônibus especiais".
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Janael Vasconcelos, fala sobre o apoio da gestão municipal em eventos: "Quando eu trouxe a ideia o prefeito abraçou totalmente a ideia de trazer o evento para Gravatá, estamos tentando trazer o nacional. Hoje estamos começando com a exposição, a noite teremos a abertura do EANE, amanhã a gente passa o dia com minicursos e palestras, a noite tem exposição aberta para o público no Parque Janelas para o Rio e encerra no sábado pela manhã na Secretaria de Educação definindo qual o local que será o próximo EANE".
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Comentários
Postar um comentário