Postado em 09 de junho de 2023
A valorização que a ciência e a tecnologia tem ganhado durante a gestão do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, tem sido muito elogiada
Gravatá é palco da ciência e da tecnologia até o próximo sábado (10), porque a cidade está recebendo o XXI Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE), uma realização do Grupo de Astronomia Astro Agreste, de Caruaru, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
A abertura do evento foi na noite da quinta (08), no Mercado Cultural de Gravatá, e teve a palestra “História da Astronomia no Nordeste”, com o professor Dr. Antônio Carlos Miranda e com o professor Dr. Antônio Carlos Pavão, que exaltou a valorização que a gestão municipal tem dado à ciência. “A astronomia é uma ciência mãe, ela abrange todas as outras áreas de conhecimento. Realizar um encontro desse aqui é uma motivação para que as pessoas daqui e região aprofundem os seus conhecimentos em ciência e tecnologia. E quem é que não conhece Gravatá? Eu fiquei muito satisfeito em saber que a cidade tem uma Secretaria de Ciência e Tecnologia. Não é qualquer lugar que a gente encontra isso e Gravatá está dando um grande exemplo. Pode dizer que está na frente reconhecendo a importância da ciência e tecnologia para o bem-estar social, vamos dizer assim. Nunca a gente vive sem ciência, pois é a forma da gente se libertar das falsas verdades, dos preconceitos e também é o caminho que nós temos para resolver as questões que a sociedade tem. Nós estamos todos de parabéns. Estamos vivendo um momento histórico, eu diria, e parabéns para Gravatá e toda região do Agreste”, disse Pavão.
Wagner Morais, organizador do XXI EANE, falou sobre a programação . “Hoje vamos ter a palestra de abertura, que fala sobre a história da astronomia no Nordeste, a partir da sexta teremos apresentação de trabalhos, comunicação oral e posters, as mais diversas pessoas que pesquisam astronomia, produzem esses trabalhos e apresentam nesses encontros, à tarde vai ter minicursos e à noite terá um evento aberto ao público, no parque Janelas para o Rio, exposição de telescópios e se as condições climáticas forem favoráveis, a gente vai observar o céu também. Foi por conta da parceria com a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que a gente conseguiu realizar o evento, trazendo para cá, que já é um importante polo turístico da nossa região e foi um casamento que deu certo”.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Gravatá, Janael Martins, dedicou a realização desse evento ao grande público. “A gente está trazendo essa edição para cá, um encontro que já acontece em várias cidades do nordeste, todo ano em uma cidade diferente, esse ano conseguimos trazer para Gravatá, com o apoio do prefeito Joselito Gomes, estamos fazendo a abertura, pela manhã já teve exposição na Escola Amenayde Farias, na sexta serão minicursos e palestra no Amenayde, exposição aberta ao público e encerramos no sábado na Secretaria de Educação para escolher onde será a sede do próximo evento. Gravatá tem uma história de astronomia, eu fiz parte dela há muitos anos atrás, e na verdade a gente tem muito astrônomo amador, está trazendo um pessoal muito bacana, que gosta de ciência, professor Pavão, professor Miranda estão aí, eu ia passar o resto da noite citando aqui, mas o evento está sendo muito bacana e espero que a população possa aproveitar também porque esse é o grande intuito da secretaria”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário