Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Usuários do CRAS III participam de palestra pelo Maio Laranja

Postado em 10/05/23

Ação trabalha a conscientização sobre violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes


A campanha nacional Maio Laranja trabalha a conscientização sobre a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Por isso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, realizou palestra sobre o tema no Espaço Integrar com usuários do CRAS III - CAIC na tarde da quarta (10).

 
Joselma Maria da Conceição, agricultora, mãe de quatro crianças, participou da palestra. “Achei importante essa palestra, pois tenho duas filhas e agora eu sei como ajudar nesse caso. Achei legal ter esse suporte, que antes eu não sabia e agora sei com quem posso falar caso aconteça”. 


Severina da Silva, dona de casa, tem três filhas, sendo as idades 18, 10 e 6 anos. Ela comentou que “Adriana, daqui do CRAS III, me chamou e eu sempre venho para as palestras. Apesar de chegar atrasado, foi bom porque a gente recebe orientação. Foi uma boa iniciativa da prefeitura”. 


Vanessa Maria da Conceição, agricultora, deu um depoimento emocionante sobre o assunto. “Achei muito bom esse tipo de palestra porque atualmente esse negócio de redes sociais está crescendo muito e as crianças e adolescentes, pois tenho uma de 11 anos e outra de 16, voltando para os dias de hoje, antigamente não tinha esses tipos de palestra e muita gente sofria escondido e não tinha com quem falar. Eu mesma sou uma delas, que sofri abuso aos 8 anos e sofri calada porque não tinha com quem falar. Para hoje eu falo para minhas meninas para não sentar em colo de todo mundo, prestar atenção nos toques, na forma que as pessoas abraçam, principalmente homens, eu achei muito importante essa palestra porque a gente aprende a passar para as crianças de modo calmo, explicando, se acontecer para avisar, a gente precisa ter amizade com os filhos. Então foi muito importante essa palestra para nós que somos pais para passar para nossos filhos. Para mim isso foi muito bom o que a prefeitura fez”.  


Bruna Neiva, psicóloga do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, foi a palestrante do tema e orientou como a pessoa pode proceder caso saiba de algum tipo de violência ou abuso sexual de crianças e adolescentes. “A gente traz esse tema, principalmente neste mês, porque é um mês em alusão contra a exploração de crianças e adolescentes e a gente traz junto à comunidade para a gente refletir sobre esse tema. O pessoal é bem participativo, assíduos junto a todas as palestras que a gente traz e temos o disque 100, em que as pessoas podem procurar para fazer denúncia, Delegacia de Polícia Civil para fazer Boletim de Ocorrência, pode procurar o Conselho Tutelar, o próprio CREAS, pois trabalhamos com direitos violados, e caso alguém tenha dúvida de como prosseguir com as denúncias, como eu trouxe na palestra, geralmente essas denúncias são feitas com pessoas próximas, ou da família, podem procurar também os CRAS nos bairros, pois as meninas podem esclarecer esse tipo de dúvida”.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá