Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Problemas de visão aumentam em 2,5 vezes risco de acidentes de trânsito

Postado em 09/05/23

Motoristas com problemas de visão podem gerar um risco 2,5 vezes maior de acidentes no trânsito. Os dados tão preocupantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) reforçam, cada vez mais, a necessidade aumentar preventivamente o cuidado com a visão e a necessidade de uma conscientização maior sobre a importância do Maio Amarelo. O objetivo da campanha, iniciada há dez anos em todo o Brasil, é chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

“É muito importante estar em dia com seus exames oftalmológicos. Isso nos dá mais segurança e diminui os riscos de acidentes, pois a visão é um dos principais sentidos para perceber o que está à frente e ao nosso redor”, afirma o oftalmologista Pedro Soriano, do HOPE, hospital que integra a rede Vision One. 


Pesquisa realizada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e divulgada pela Abramet, apontou que 20 milhões de condutores não podem dirigir sem óculos ou lentes de contato. Outra restrição apontada é a visão monocular, seguida pelo impedimento de dirigir após o pôr do sol. Ainda de acordo com a Abramet, quase um terço dos motoristas do Brasil têm algum problema de visão e necessita de restrições nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs)

O oftalmologista Pedro Soriano também cita as principais doenças da visão que mais atrapalham os motoristas. “Catarata, transtorno da refração, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade”, enumera.


Segundo a Abramet, cerca de 90% dos acidentes de trânsito são resultado de falhas humanas. Entre as principais causas, estão os problemas na visão. Levantamento divulgado pelo CBO sobre a saúde dos olhos dos motoristas aponta que o número de CNHs com restrições visuais aumentou 44% entre 2014 e 2020.

O oftalmologista Pedro Soriano ainda dá algumas orientações para aumentar a segurança dos motoristas no trânsito. “Usar óculos fotossensíveis para amenizar o desconforto com raios solares, assim como utilizar lentes antirreflexo para quem tem astigmatismo e com tons âmbar e verde para quem tem miopia e astigmatismo”. 


“Já para quem dirige muito à noite, a dica são as lentes amarelas, pois filtram a luz dos carros. Por fim, fazer pausas em viagens longas para descansar a vista e fazer uso lubrificantes para diminuir o ressecamento dos olhos, que é agravado pelo ar condicionado”, finaliza o especialista do HOPE.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá