Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Problemas de visão aumentam em 2,5 vezes risco de acidentes de trânsito

Postado em 09/05/23

Motoristas com problemas de visão podem gerar um risco 2,5 vezes maior de acidentes no trânsito. Os dados tão preocupantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) reforçam, cada vez mais, a necessidade aumentar preventivamente o cuidado com a visão e a necessidade de uma conscientização maior sobre a importância do Maio Amarelo. O objetivo da campanha, iniciada há dez anos em todo o Brasil, é chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

“É muito importante estar em dia com seus exames oftalmológicos. Isso nos dá mais segurança e diminui os riscos de acidentes, pois a visão é um dos principais sentidos para perceber o que está à frente e ao nosso redor”, afirma o oftalmologista Pedro Soriano, do HOPE, hospital que integra a rede Vision One. 


Pesquisa realizada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e divulgada pela Abramet, apontou que 20 milhões de condutores não podem dirigir sem óculos ou lentes de contato. Outra restrição apontada é a visão monocular, seguida pelo impedimento de dirigir após o pôr do sol. Ainda de acordo com a Abramet, quase um terço dos motoristas do Brasil têm algum problema de visão e necessita de restrições nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs)

O oftalmologista Pedro Soriano também cita as principais doenças da visão que mais atrapalham os motoristas. “Catarata, transtorno da refração, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade”, enumera.


Segundo a Abramet, cerca de 90% dos acidentes de trânsito são resultado de falhas humanas. Entre as principais causas, estão os problemas na visão. Levantamento divulgado pelo CBO sobre a saúde dos olhos dos motoristas aponta que o número de CNHs com restrições visuais aumentou 44% entre 2014 e 2020.

O oftalmologista Pedro Soriano ainda dá algumas orientações para aumentar a segurança dos motoristas no trânsito. “Usar óculos fotossensíveis para amenizar o desconforto com raios solares, assim como utilizar lentes antirreflexo para quem tem astigmatismo e com tons âmbar e verde para quem tem miopia e astigmatismo”. 


“Já para quem dirige muito à noite, a dica são as lentes amarelas, pois filtram a luz dos carros. Por fim, fazer pausas em viagens longas para descansar a vista e fazer uso lubrificantes para diminuir o ressecamento dos olhos, que é agravado pelo ar condicionado”, finaliza o especialista do HOPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...