Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá realiza Audiência Pública e apresenta os resultados de Planejamento e Orçamento e de Saúde do 1° quadrimestre de 2023 à população gravataense

Postado em 31 de maio de 2023

Apresentação mostrou, de forma detalhada e dinâmica, receitas, despesas e investimentos feitos pelo município

Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Planejamento e Orçamento e de Saúde, realizou audiência pública para apresentar os resultados correspondentes ao primeiro quadrimestre de 2023, que se referem às despesas e investimentos nos meses de janeiro a abril, de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei Complementar nº 141/2012. Vital Medeiros, secretário de Controle Urbano, comandou a audiência de Planejamento, no lugar do secretário da pasta que não pôde estar presente por questões de saúde na família, e o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, conduziu a audiência da sua pasta, ambas na Câmara Municipal de Vereadores.


Vital Medeiros, numa apresentação que contou com colaboração do secretário de Finanças, Fábio Romero, da contadora do município, Valéria Celestino, e do supervisor de Planejamento e Orçamento, Eliakim Herbert, apresentou as metas de arrecadação do município e o que já foi arrecadado até então, bem como receitas e despesas, investimentos que são feitos, aplicação de recursos e índices de desenvolvimento como emprego, que cresceu 600% no último quadriênio e adesão ao MEI, que cresceu 32% no mesmo período.


Na ocasião, Anderson Oliveira, mostrou aos presentes toda a estrutura, as despesas e investimentos, indicadores financeiros e a oferta e produção de serviços realizados pela Secretaria de Saúde de Gravatá. Além de enfatizar todo o esforço e cobrança do prefeito Joselito Gomes para que a saúde em Gravatá tenha investimentos na rede de serviços e se torne cada vez mais ampla.

Compuseram a mesa da audiência de Planejamento e Orçamento, o secretário de Finanças, Fábio Romero, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, e a contadora do município, Valéria Celestino. Compuseram a mesa da audiência de Saúde, o secretário da pasta, Anderson Oliveira, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, o presidente da Câmara de Vereadores, Leo do Ar, o vereador Neném de Uruçu e o presidente do Conselho de Saúde de Gravatá, José Urbano. Estiveram presentes, também, os vereadores Cabritinha, Leandro do Transporte Alternativo, Nêgo Suíno e Gil Dantas.


Anderson Oliveira fala da importância de trazer esses dados a público. Estamos mostrando a aplicação dos recursos recebidos pela União e pelo estado e os recursos próprios em saúde, a oferta e a produção de serviços na nossa rede municipal de saúde e todas as ações que a nossa secretaria realizou de janeiro a abril de 2023. Vale destacar que o compromisso da gestão municipal do prefeito Joselito se concretiza quando a gente percebe que no primeiro quadrimestre foram aplicados 25% de recursos próprios em saúde, quando a Lei obriga a aplicação de, no mínimo, 15%. Isso mostra que a Secretaria de Saúde vem sendo uma das secretarias prioritárias da nossa prefeitura e com isso vamos avançando muito mais.”


Vital Medeiros fala da transparência da gestão do prefeito Joselito Gomes. ”A gestão do prefeito Joselito, mais uma vez, transparece os dados sobre arrecadação, despesas, aplicação apropriada dos recursos, não só na educação, na saúde, mas também na infraestrutura, na gestão como um todo. Importante momentos como esse e importante a participação da população, porque é ela que vai respaldar toda essa dinâmica administrativa que estava sendo feita com seriedade.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...