Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá realiza Audiência Pública e apresenta os resultados de Planejamento e Orçamento e de Saúde do 1° quadrimestre de 2023 à população gravataense

Postado em 31 de maio de 2023

Apresentação mostrou, de forma detalhada e dinâmica, receitas, despesas e investimentos feitos pelo município

Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Planejamento e Orçamento e de Saúde, realizou audiência pública para apresentar os resultados correspondentes ao primeiro quadrimestre de 2023, que se referem às despesas e investimentos nos meses de janeiro a abril, de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei Complementar nº 141/2012. Vital Medeiros, secretário de Controle Urbano, comandou a audiência de Planejamento, no lugar do secretário da pasta que não pôde estar presente por questões de saúde na família, e o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, conduziu a audiência da sua pasta, ambas na Câmara Municipal de Vereadores.


Vital Medeiros, numa apresentação que contou com colaboração do secretário de Finanças, Fábio Romero, da contadora do município, Valéria Celestino, e do supervisor de Planejamento e Orçamento, Eliakim Herbert, apresentou as metas de arrecadação do município e o que já foi arrecadado até então, bem como receitas e despesas, investimentos que são feitos, aplicação de recursos e índices de desenvolvimento como emprego, que cresceu 600% no último quadriênio e adesão ao MEI, que cresceu 32% no mesmo período.


Na ocasião, Anderson Oliveira, mostrou aos presentes toda a estrutura, as despesas e investimentos, indicadores financeiros e a oferta e produção de serviços realizados pela Secretaria de Saúde de Gravatá. Além de enfatizar todo o esforço e cobrança do prefeito Joselito Gomes para que a saúde em Gravatá tenha investimentos na rede de serviços e se torne cada vez mais ampla.

Compuseram a mesa da audiência de Planejamento e Orçamento, o secretário de Finanças, Fábio Romero, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, e a contadora do município, Valéria Celestino. Compuseram a mesa da audiência de Saúde, o secretário da pasta, Anderson Oliveira, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, o presidente da Câmara de Vereadores, Leo do Ar, o vereador Neném de Uruçu e o presidente do Conselho de Saúde de Gravatá, José Urbano. Estiveram presentes, também, os vereadores Cabritinha, Leandro do Transporte Alternativo, Nêgo Suíno e Gil Dantas.


Anderson Oliveira fala da importância de trazer esses dados a público. Estamos mostrando a aplicação dos recursos recebidos pela União e pelo estado e os recursos próprios em saúde, a oferta e a produção de serviços na nossa rede municipal de saúde e todas as ações que a nossa secretaria realizou de janeiro a abril de 2023. Vale destacar que o compromisso da gestão municipal do prefeito Joselito se concretiza quando a gente percebe que no primeiro quadrimestre foram aplicados 25% de recursos próprios em saúde, quando a Lei obriga a aplicação de, no mínimo, 15%. Isso mostra que a Secretaria de Saúde vem sendo uma das secretarias prioritárias da nossa prefeitura e com isso vamos avançando muito mais.”


Vital Medeiros fala da transparência da gestão do prefeito Joselito Gomes. ”A gestão do prefeito Joselito, mais uma vez, transparece os dados sobre arrecadação, despesas, aplicação apropriada dos recursos, não só na educação, na saúde, mas também na infraestrutura, na gestão como um todo. Importante momentos como esse e importante a participação da população, porque é ela que vai respaldar toda essa dinâmica administrativa que estava sendo feita com seriedade.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...