Postado em 19/05/23
Sede do instituto fica localizada no distrito de São Severino, nos sítios Bruna e Felice
Giovanni Baroni, ao lado de sua esposa, Macione Pessoa Baroni, construiu um pensamento e uma cultura de boa convivência com a terra, preservação ambiental e agricultura familiar orgânica e sustentável no distrito de São Severino e arredores. Falecido em 1º de março de 2022, Baroni, num dos seus últimos atos de amor à terra e amor à Gravatá, juntamente com Macione e outras pessoas engajadas na causa, no dia 17 de fevereiro de 2022, logo após receber o prêmio DaPaz de Direitos Humanos, fundou o Instituto O Bem Viver.
Com sede no seu sítio, o Felice (nomeado em homenagem ao seu pai), e no sítio de sua esposa, o Bruna (nomeado em homenagem à mãe do mesmo), o propósito do local é promover preservação da natureza local, predominada por mata atlântica; reflorestamento do local e dos sítios vizinhos, com a produção de mudas em estufas; experiências imersivas sobre preservação ambiental, produção de orgânicos e desenvolvimento sustentável para escolas, instituições ou grupos que se interessem pelo assunto; promoção de oficinas na cúpula geodésica do local; promoção de encontros e festivais.
O prefeito Joselito Gomes esteve no local para conhecer como funciona e a estrutura que está sendo criada no instituto. O gestor foi acompanhado do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Jaime Prado, e da administradora distrital de São Severino, Cilene Alves.
A visita começou na sede do sítio Felice, com um café da manhã, quando Macione Pessoa e Ieda Lira trocaram experiência com o gestor e apresentaram todo o objetivo de existência do lugar.
Logo após, todos foram conhecer a cúpula geodésica que foi criada para a oferta de cursos e outros tipos de reuniões. Seguiram para as estufas, onde serão cultivadas mudas para a distribuição local. Logo após, passaram pelo pomar, pelo roçado e chegaram ao local onde está em construção uma vila.
Ao saírem do instituto, todos seguiram para a propriedade de Dedé, produtor local, na vila de São Severino, para verem de perto um pouco de como acontece a agricultura familiar orgânica no local e como a parceria do poder público com o instituto e a AMA Terra tem contribuído para o cultivo sustentável.
Macione avalia a contribuição da visita e da parceria da comunidade com a gestão pública municipal. ”A intenção da visita de hoje do prefeito e seus secretários é a continuidade do fortalecimento entre a sociedade civil organizada e a gestão pública. Hoje articulamos essa visita para conhecer essa nova iniciativa, chamada Instituto O Bem Viver, como proposta de trabalhar com essa filosofia do bem viver, que foi e é um legado de Baroni, na perspectiva do trabalho com a ecologia social e humana, trabalhar com as comunidades do campo e da cidade, com trabalhos de produção de mudas, de replantio de áreas, de preservação permanente, trabalhar preservação ambiental com alunos da rede pública e o trabalho comunitário. A ideia é o fortalecimento dessa relação com o poder municipal, na perspectiva da gente continuar esse trabalho, especialmente na preservação aqui desse local de São Severino.”
Joselito Gomes destaca sua percepção do local e de como a gestão contribui para o desenvolvimento local. ”Hoje estou aqui no distrito de São Severino, tivemos uma reunião produtiva com o Instituto O Bem Viver e, ao mesmo tempo, visitando trabalhos, ações realizadas também através da associação AMA Terra e posso constatar o desenvolvimento, a qualidade do trabalho da agricultura familiar aqui no distrito. A gestão, ouvindo, dando atenção, acolhendo as demandas, continua apoiando, fortalecendo esse trabalho e olhando para o futuro, fazendo o esforço para a ampliação de todo esse trabalho, porque beneficia muitas famílias e a população como um todo, seja na Zona Rural, seja na cidade. O trabalho avança e continua, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comentários
Postar um comentário