Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeito Joselito realiza visita ao Instituto O Bem Viver

Postado em 19/05/23

Sede do instituto fica localizada no distrito de São Severino, nos sítios Bruna e Felice

Giovanni Baroni, ao lado de sua esposa, Macione Pessoa Baroni, construiu um pensamento e uma cultura de boa convivência com a terra, preservação ambiental e agricultura familiar orgânica e sustentável no distrito de São Severino e arredores. Falecido em 1º de março de 2022, Baroni, num dos seus últimos atos de amor à terra e amor à Gravatá, juntamente com Macione e outras pessoas engajadas na causa, no dia 17 de fevereiro de 2022, logo após receber o prêmio DaPaz de Direitos Humanos, fundou o Instituto O Bem Viver.


Com sede no seu sítio, o Felice (nomeado em homenagem ao seu pai), e no sítio de sua esposa, o Bruna (nomeado em homenagem à mãe do mesmo), o propósito do local é promover preservação da natureza local, predominada por mata atlântica; reflorestamento do local e dos sítios vizinhos, com a produção de mudas em estufas; experiências imersivas sobre preservação ambiental, produção de orgânicos e desenvolvimento sustentável para escolas, instituições ou grupos que se interessem pelo assunto; promoção de oficinas na cúpula geodésica do local; promoção de encontros e festivais.


O prefeito Joselito Gomes esteve no local para conhecer como funciona e a estrutura que está sendo criada no instituto. O gestor foi acompanhado do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Jaime Prado, e da administradora distrital de São Severino, Cilene Alves.

A visita começou na sede do sítio Felice, com um café da manhã, quando Macione Pessoa e Ieda Lira trocaram experiência com o gestor e apresentaram todo o objetivo de existência do lugar.


Logo após, todos foram conhecer a cúpula geodésica que foi criada para a oferta de cursos e outros tipos de reuniões. Seguiram para as estufas, onde serão cultivadas mudas para a distribuição local. Logo após, passaram pelo pomar, pelo roçado e chegaram ao local onde está em construção uma vila.

Ao saírem do instituto, todos seguiram para a propriedade de Dedé, produtor local, na vila de São Severino, para verem de perto um pouco de como acontece a agricultura familiar orgânica no local e como a parceria do poder público com o instituto e a AMA Terra tem contribuído para o cultivo sustentável.


Macione avalia a contribuição da visita e da parceria da comunidade com a gestão pública municipal. ”A intenção da visita de hoje do prefeito e seus secretários é a continuidade do fortalecimento entre a sociedade civil organizada e a gestão pública. Hoje articulamos essa visita para conhecer essa nova iniciativa, chamada Instituto O Bem Viver, como proposta de trabalhar com essa filosofia do bem viver, que foi e é um legado de Baroni, na perspectiva do trabalho com a ecologia social e humana, trabalhar com as comunidades do campo e da cidade, com trabalhos de produção de mudas, de replantio de áreas, de preservação permanente, trabalhar preservação ambiental com alunos da rede pública e o trabalho comunitário. A ideia é o fortalecimento dessa relação com o poder municipal, na perspectiva da gente continuar esse trabalho, especialmente na preservação aqui desse local de São Severino.”


Joselito Gomes destaca sua percepção do local e de como a gestão contribui para o desenvolvimento local. ”Hoje estou aqui no distrito de São Severino, tivemos uma reunião produtiva com o Instituto O Bem Viver e, ao mesmo tempo, visitando trabalhos, ações realizadas também através da associação AMA Terra e posso constatar o desenvolvimento, a qualidade do trabalho da agricultura familiar aqui no distrito. A gestão, ouvindo, dando atenção, acolhendo as demandas, continua apoiando, fortalecendo esse trabalho e olhando para o futuro, fazendo o esforço para a ampliação de todo esse trabalho, porque beneficia muitas famílias e a população como um todo, seja na Zona Rural, seja na cidade. O trabalho avança e continua, porque nosso compromisso é com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...