Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres concluem Curso de *Elaboração e Finalização de Marmitas e Gravatá ganha mais profissionais qualificadas

Postado em 09/05/23

As mulheres podem garantir renda e independência financeira, uma das políticas de governo do gestor Joselito Gomes

A busca pela qualificação profissional é um dos compromissos da Prefeitura de Gravatá e as mulheres fazem parte desse público-alvo em muitas ações da gestão municipal.


Dessa vez, a Secretaria da Mulher proporcionou o curso de Elaboração e Finalização de Marmitas, que foi realizado até esta segunda (08), com carga horária de 20 horas. 

As alunas receberam aulas teóricas e práticas sobre boas práticas na manipulação de alimentos, receitas, preparos culinários, marketing pessoal e precificação.


O instrutor do curso, Ivan Vilar, que trabalha em parceria com os produtos Tambaú, passou muito conhecimento para as alunas. “Neste curso foi aplicada a metodologia teórica e prática, onde vimos marketing pessoal, psicologia organizacional e também ficha técnica. Com a mão na massa, fizemos várias receitas, 20 ao todo, onde os alunos vão aprender a comercializar a vender o produto de uma forma bem coerente, pois tivemos uma hora de aulas de marketing pessoal e como você vender seu produto. Foram 20 horas de curso, mas foi bem proveitoso com esses temas que são muito importantes. Costumo falar o seguinte: você dar um curso e ensinar a cozinhar é muito fácil. Eu trago todo um conteúdo programático para aplicar aqui junto com os alunos e saírem todos preparados para montar seu próprio negócio, ou trabalhar em alguma empresa. Esses cursos são um marco aqui em Pernambuco. Eu viajo o estado todo e ainda não vi uma cidade para aplicar um curso deste. Ótima iniciativa do governo municipal, na pessoa do prefeito Joselito Gomes e da Secretaria da Mulher que estão inovando com esses cursos aqui”.


Além de Vilar, o consultor Iago Lopes explanou, na finalização do curso, sobre gestão de microempresas e a importância da utilização da ficha técnica para precificar os produtos.


Maria José é autônoma e foi uma das alunas que aproveitou para aprender mais sobre gastronomia. “Eu já sei cozinhar e o meu foco era aprender novas técnicas, pois tenho o interesse de ser empreendedora e esse curso teve o foco de baratear os pratos sem mexer no sabor e na qualidade. Pequenas dicas que fazem toda diferença. A secretaria está de parabéns e quanto ao professor eu acho que não teria escolha melhor, porque além dele nos ensinar, pois tiveram pessoas que sabiam nada, a gente sai daqui sabendo cozinhar e com técnica para que a gente possa montar o nosso próprio negócio, caso seja do desejo, mas saímos daqui prontas e com dicas infalíveis, com o pulo do gato. Vamos fazer marmitas com preço acessível, com qualidade e isso vai agregar bastante e atrair mais clientes. Saímos daqui prontas de forma que podemos ter a independência financeira, poder ser empreendedora e gerar empregos para outras pessoas. Para mim foi nota 10”.


A microempreendedora Márcia Albuquerque já trabalha na área gastronômica e o curso será muito útil para o crescimento profissional dela. “Eu fiz esse curso para ter um pouco mais de aprendizado, pois quanto mais você aprender, melhor. Tenho uma base de clientes e quero dar o melhor para eles. Vendo costela, galeto, cupim, almoço, e vim para aprender a montar as quentinhas, a quantidade, do que estou ganhando, do que estou perdendo, com o que o cliente pode ficar satisfeito. A gestão está de parabéns, trabalhando muito bem, pois era a melhor coisa que poderia fazer. Todos que tiver agora eu vou acompanhar”.


A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, destaca as possibilidades que a mulher pode encontrar quando faz os cursos oferecidos pela Prefeitura de Gravatá. “É mais uma iniciativa importante estar promovendo esse curso, através da Diretoria de Geração de Empregabilidade e Renda que atende a proposta da Secretaria da Mulher persegue, que é poder viabilizar meios para que essa geração de empregabilidade e de renda aconteça efetivamente. Isso só é possível com a junção de forças e o cuidado absoluta da gestão pública municipal em que a secretaria busca para acontecer e que essas mulheres estão participando de mais esse curso e elas possam de fato absorver o conhecimento passado, fazer toda essa troca e poder garantir que esse trabalho vai proporcionar meios para que elas cada vez mais aprendam e descubram suas habilidades e sobretudo que possam com isso gerar renda através da autonomia financeira, ainda mais um nicho que é tão buscado em Gravatá, que é a gastronomia, um ponto alto nossa cidade”.

As alunas receberam certificado do curso de Elaboração e Finalização de Marmitas.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá