Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres concluem Curso de *Elaboração e Finalização de Marmitas e Gravatá ganha mais profissionais qualificadas

Postado em 09/05/23

As mulheres podem garantir renda e independência financeira, uma das políticas de governo do gestor Joselito Gomes

A busca pela qualificação profissional é um dos compromissos da Prefeitura de Gravatá e as mulheres fazem parte desse público-alvo em muitas ações da gestão municipal.


Dessa vez, a Secretaria da Mulher proporcionou o curso de Elaboração e Finalização de Marmitas, que foi realizado até esta segunda (08), com carga horária de 20 horas. 

As alunas receberam aulas teóricas e práticas sobre boas práticas na manipulação de alimentos, receitas, preparos culinários, marketing pessoal e precificação.


O instrutor do curso, Ivan Vilar, que trabalha em parceria com os produtos Tambaú, passou muito conhecimento para as alunas. “Neste curso foi aplicada a metodologia teórica e prática, onde vimos marketing pessoal, psicologia organizacional e também ficha técnica. Com a mão na massa, fizemos várias receitas, 20 ao todo, onde os alunos vão aprender a comercializar a vender o produto de uma forma bem coerente, pois tivemos uma hora de aulas de marketing pessoal e como você vender seu produto. Foram 20 horas de curso, mas foi bem proveitoso com esses temas que são muito importantes. Costumo falar o seguinte: você dar um curso e ensinar a cozinhar é muito fácil. Eu trago todo um conteúdo programático para aplicar aqui junto com os alunos e saírem todos preparados para montar seu próprio negócio, ou trabalhar em alguma empresa. Esses cursos são um marco aqui em Pernambuco. Eu viajo o estado todo e ainda não vi uma cidade para aplicar um curso deste. Ótima iniciativa do governo municipal, na pessoa do prefeito Joselito Gomes e da Secretaria da Mulher que estão inovando com esses cursos aqui”.


Além de Vilar, o consultor Iago Lopes explanou, na finalização do curso, sobre gestão de microempresas e a importância da utilização da ficha técnica para precificar os produtos.


Maria José é autônoma e foi uma das alunas que aproveitou para aprender mais sobre gastronomia. “Eu já sei cozinhar e o meu foco era aprender novas técnicas, pois tenho o interesse de ser empreendedora e esse curso teve o foco de baratear os pratos sem mexer no sabor e na qualidade. Pequenas dicas que fazem toda diferença. A secretaria está de parabéns e quanto ao professor eu acho que não teria escolha melhor, porque além dele nos ensinar, pois tiveram pessoas que sabiam nada, a gente sai daqui sabendo cozinhar e com técnica para que a gente possa montar o nosso próprio negócio, caso seja do desejo, mas saímos daqui prontas e com dicas infalíveis, com o pulo do gato. Vamos fazer marmitas com preço acessível, com qualidade e isso vai agregar bastante e atrair mais clientes. Saímos daqui prontas de forma que podemos ter a independência financeira, poder ser empreendedora e gerar empregos para outras pessoas. Para mim foi nota 10”.


A microempreendedora Márcia Albuquerque já trabalha na área gastronômica e o curso será muito útil para o crescimento profissional dela. “Eu fiz esse curso para ter um pouco mais de aprendizado, pois quanto mais você aprender, melhor. Tenho uma base de clientes e quero dar o melhor para eles. Vendo costela, galeto, cupim, almoço, e vim para aprender a montar as quentinhas, a quantidade, do que estou ganhando, do que estou perdendo, com o que o cliente pode ficar satisfeito. A gestão está de parabéns, trabalhando muito bem, pois era a melhor coisa que poderia fazer. Todos que tiver agora eu vou acompanhar”.


A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, destaca as possibilidades que a mulher pode encontrar quando faz os cursos oferecidos pela Prefeitura de Gravatá. “É mais uma iniciativa importante estar promovendo esse curso, através da Diretoria de Geração de Empregabilidade e Renda que atende a proposta da Secretaria da Mulher persegue, que é poder viabilizar meios para que essa geração de empregabilidade e de renda aconteça efetivamente. Isso só é possível com a junção de forças e o cuidado absoluta da gestão pública municipal em que a secretaria busca para acontecer e que essas mulheres estão participando de mais esse curso e elas possam de fato absorver o conhecimento passado, fazer toda essa troca e poder garantir que esse trabalho vai proporcionar meios para que elas cada vez mais aprendam e descubram suas habilidades e sobretudo que possam com isso gerar renda através da autonomia financeira, ainda mais um nicho que é tão buscado em Gravatá, que é a gastronomia, um ponto alto nossa cidade”.

As alunas receberam certificado do curso de Elaboração e Finalização de Marmitas.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu