Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres com fibromialgia recebem atenção especial da Prefeitura de Gravatá

Postado em 23/05/23

Secretaria da Mulher proporcionou momento de conhecimento e de troca de experiências sobre a síndrome

Acolhimento. Esta é uma das palavras mais lembradas pelas mulheres que precisaram ou precisam do apoio da Prefeitura de Gravatá. 


Por meio da Secretaria Municipal da Mulher, é possível ter acompanhamento em áreas específicas para esse público e, na sexta (19), foi promovida uma roda de conversa para falar sobre fibromialgia, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre Fibromialgia, lembrado todo dia 12 de maio, por meio da Lei Federal 14.233, de 03 de novembro de 2021.


Muitas mulheres sofrem com a doença e foi pensando nelas que a Prefeitura de Gravatá convidou a policial aposentada, Sandra Melo, que é terapeuta comportamental e instrutora de yoga, para conversar sobre o assunto. “Nós conversamos sobre o que é a doença, quais são os sintomas, consequências, qual médico devemos procurar, a lei que acoberta os direitos dos portadores de fibromialgia, o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a doença e a questão de diferenciar a fibromialgia de outras doenças reumáticas. Foi uma tarde bastante proveitosa e espero ter mais momentos como esse, descontraído, e que falou sobre a importância de conscientizar as pessoas que têm ou não a doença, que não tem cura, uma enfermidade que afeta o sistema locomotor da pessoa, incluindo ligamentos, tendões e cérebro, com muitos sintomas. As meninas gostaram muito e espero voltar mais vezes para ajudar mais pessoas”. 


A secretária da Mulher, Ester Gomes, “uma atividade promovida pela nossa secretaria e nesse encontro tivemos uma roda de diálogo que foi facilitada por Sandra, uma pessoa que convive com a fibromialgia. Em contato anterior, ficou acordado que teríamos esse momento voltado para mulheres que também convivem com a doença, de forma que foi uma tarde muito produtiva, em que as informações foram repassadas, houve troca de relatos, de experiências das pessoas que também convivem com a doença. Foi possível falarmos sobre a questão da legislação, do direito da pessoa que vive com fibromialgia e esse foi o primeiro de muitos encontros que teremos. O município de Gravatá já tem avançado. Contamos com a Secretaria Municipal de Saúde que já dispõe de pessoal técnico e médicos preparados na área de reumatologia, no suporte ao diagnóstico e laudos necessários à pessoa que vive com fibromialgia em nosso município. Também buscaremos parceria com o legislativo, considerando a existência de legislações a nível estadual e nacional. Dessa forma, julgamos importante promover o caminho do diálogo em busca de cobertura legal, em âmbito municipal, considerando que é uma realidade dura para uma parcela considerável da população, principalmente feminina”.


Fibromialgia - De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. Mais informações podem ser adquiridas na página: https://www.reumatologia.org.br .


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá