Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Mulheres com fibromialgia recebem atenção especial da Prefeitura de Gravatá

Postado em 23/05/23

Secretaria da Mulher proporcionou momento de conhecimento e de troca de experiências sobre a síndrome

Acolhimento. Esta é uma das palavras mais lembradas pelas mulheres que precisaram ou precisam do apoio da Prefeitura de Gravatá. 


Por meio da Secretaria Municipal da Mulher, é possível ter acompanhamento em áreas específicas para esse público e, na sexta (19), foi promovida uma roda de conversa para falar sobre fibromialgia, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre Fibromialgia, lembrado todo dia 12 de maio, por meio da Lei Federal 14.233, de 03 de novembro de 2021.


Muitas mulheres sofrem com a doença e foi pensando nelas que a Prefeitura de Gravatá convidou a policial aposentada, Sandra Melo, que é terapeuta comportamental e instrutora de yoga, para conversar sobre o assunto. “Nós conversamos sobre o que é a doença, quais são os sintomas, consequências, qual médico devemos procurar, a lei que acoberta os direitos dos portadores de fibromialgia, o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a doença e a questão de diferenciar a fibromialgia de outras doenças reumáticas. Foi uma tarde bastante proveitosa e espero ter mais momentos como esse, descontraído, e que falou sobre a importância de conscientizar as pessoas que têm ou não a doença, que não tem cura, uma enfermidade que afeta o sistema locomotor da pessoa, incluindo ligamentos, tendões e cérebro, com muitos sintomas. As meninas gostaram muito e espero voltar mais vezes para ajudar mais pessoas”. 


A secretária da Mulher, Ester Gomes, “uma atividade promovida pela nossa secretaria e nesse encontro tivemos uma roda de diálogo que foi facilitada por Sandra, uma pessoa que convive com a fibromialgia. Em contato anterior, ficou acordado que teríamos esse momento voltado para mulheres que também convivem com a doença, de forma que foi uma tarde muito produtiva, em que as informações foram repassadas, houve troca de relatos, de experiências das pessoas que também convivem com a doença. Foi possível falarmos sobre a questão da legislação, do direito da pessoa que vive com fibromialgia e esse foi o primeiro de muitos encontros que teremos. O município de Gravatá já tem avançado. Contamos com a Secretaria Municipal de Saúde que já dispõe de pessoal técnico e médicos preparados na área de reumatologia, no suporte ao diagnóstico e laudos necessários à pessoa que vive com fibromialgia em nosso município. Também buscaremos parceria com o legislativo, considerando a existência de legislações a nível estadual e nacional. Dessa forma, julgamos importante promover o caminho do diálogo em busca de cobertura legal, em âmbito municipal, considerando que é uma realidade dura para uma parcela considerável da população, principalmente feminina”.


Fibromialgia - De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. Mais informações podem ser adquiridas na página: https://www.reumatologia.org.br .


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...