Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Maio Amarelo começou com exposição de resultados do Departamento Municipal de Trânsito

Postado em 03/05/23

Explanação aconteceu na sede do departamento com representantes da gestão e da sociedade civil

O Maio Amarelo, movimento criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem o claro intuito de, a partir da educação para o trânsito, gerar conscientização e, com isso, a diminuição de acidentes, que no Brasil mataram 626 mil pessoas nos últimos 20 anos. Por isso a Prefeitura de Gravatá, por meio do Departamento Municipal Gravataense de Trânsito e Transportes - DMGTTRANS, veste a camisa da campanha e leva conhecimentos aos alunos das Redes Municipal e Estadual de Educação.


A abertura da campanha de 2023 aconteceu na sede do departamento, na manhã da quarta (03), com a presença do prefeito Joselito Gomes, secretários e executivos municipais e representantes de outros órgãos e da sociedade civil. No momento, o diretor do DMGTTRANS, José Agostinho, falou sobre a atuação do órgão e de como a campanha Maio Amarelo surgiu e é trabalhada no município.


Logo após, Pedro Sales, assessor do departamento, apresentou  a estrutura e o balanço de atuação da repartição. Na área de educação para o trânsito, foram realizadas em 2022 mais de 15 palestras em escolas municipais e estaduais; mais de 30 blitz educativas; participação no projeto Professor Amigo do Trânsito; o município foi campeão da XX Feira de Educação para o Trânsito; Circuito Esportivo Nós Somos o Trânsito; curso de direção defensiva para mototaxistas e motoentregadores; curso de mecânica básica para mulheres. Na fiscalização ostensiva o departamento realizou mais de 70 blitz; sete condutores alcoolizados foram retirados de circulação; mais de 60 veículos com irregularidades foram retirados de circulação; oito veículos roubados/furtados foram recuperados; mais de 8.200 autuações por infrações de trânsito foram aplicadas.

Além disso, na atuação geral, o departamento entregou mais de mais de 600 credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; deu início ao processo de implantação da Zona Azul; realizou 55 intervenções de engenharia de trânsito; aderiu ao convênio Táxi Legal junto à CTTU/Recife; aderiu ao sistema multiagência junto à PRF; firmou convênio junto ao DER/PE para fiscalizar as rodovias estaduais do município; proporcionou curso de especialização para agentes de trânsito na Universidade Corporativa da PRF em Santa Catarina, curso que apenas cinco GCMs no Brasil fizeram; proporcionou cursos de primeiros-socorros, capacitação e reciclagem aos 73 agentes da GCM; adquiriu 15 dispositivos de autuação eletrônica; deu início ao processo de ingresso no Waze for Cities, da Google.


Diante de todas essas ações, aliadas ao georreferenciamento implantado no mês de março do ano corrente, o número de acidentes de trânsito em Gravatá diminuiu aproximadamente 44% em um ano.


O diretor José Agostinho pondera que ”as ações educativas do DMGTTRANS não se resumem apenas ao mês de maio. Durante o ano inteiro trabalhamos com o intuito de educar os nossos condutores pra que tenhamos um trânsito mais seguro para todos. Nosso desejo não é multar, nós queremos educar. Infelizmente a multa existe para combater as infrações, mas trabalhamos para uma conscientização coletiva com o intuito de termos um trânsito melhor e mais seguro.”


Joselito Gomes destaca que ”um pedido constante da população sempre foi a organização do trânsito em Gravatá e os resultados que vimos hoje mostram que o trabalho está sendo feito da forma correta. Não quer dizer que está perfeito, muito ainda precisa e está sendo feito, mas hoje temos mais segurança e organização no trânsito. Que neste mês de maio possamos refletir sobre nosso papel no trânsito e como podemos ser agentes de vida ao trafegar. Continuaremos trabalhando pra que nosso trânsito esteja cada vez mais organizado e ordenado, porque nosso compromisso é com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá