Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Maio Amarelo começou com exposição de resultados do Departamento Municipal de Trânsito

Postado em 03/05/23

Explanação aconteceu na sede do departamento com representantes da gestão e da sociedade civil

O Maio Amarelo, movimento criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem o claro intuito de, a partir da educação para o trânsito, gerar conscientização e, com isso, a diminuição de acidentes, que no Brasil mataram 626 mil pessoas nos últimos 20 anos. Por isso a Prefeitura de Gravatá, por meio do Departamento Municipal Gravataense de Trânsito e Transportes - DMGTTRANS, veste a camisa da campanha e leva conhecimentos aos alunos das Redes Municipal e Estadual de Educação.


A abertura da campanha de 2023 aconteceu na sede do departamento, na manhã da quarta (03), com a presença do prefeito Joselito Gomes, secretários e executivos municipais e representantes de outros órgãos e da sociedade civil. No momento, o diretor do DMGTTRANS, José Agostinho, falou sobre a atuação do órgão e de como a campanha Maio Amarelo surgiu e é trabalhada no município.


Logo após, Pedro Sales, assessor do departamento, apresentou  a estrutura e o balanço de atuação da repartição. Na área de educação para o trânsito, foram realizadas em 2022 mais de 15 palestras em escolas municipais e estaduais; mais de 30 blitz educativas; participação no projeto Professor Amigo do Trânsito; o município foi campeão da XX Feira de Educação para o Trânsito; Circuito Esportivo Nós Somos o Trânsito; curso de direção defensiva para mototaxistas e motoentregadores; curso de mecânica básica para mulheres. Na fiscalização ostensiva o departamento realizou mais de 70 blitz; sete condutores alcoolizados foram retirados de circulação; mais de 60 veículos com irregularidades foram retirados de circulação; oito veículos roubados/furtados foram recuperados; mais de 8.200 autuações por infrações de trânsito foram aplicadas.

Além disso, na atuação geral, o departamento entregou mais de mais de 600 credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; deu início ao processo de implantação da Zona Azul; realizou 55 intervenções de engenharia de trânsito; aderiu ao convênio Táxi Legal junto à CTTU/Recife; aderiu ao sistema multiagência junto à PRF; firmou convênio junto ao DER/PE para fiscalizar as rodovias estaduais do município; proporcionou curso de especialização para agentes de trânsito na Universidade Corporativa da PRF em Santa Catarina, curso que apenas cinco GCMs no Brasil fizeram; proporcionou cursos de primeiros-socorros, capacitação e reciclagem aos 73 agentes da GCM; adquiriu 15 dispositivos de autuação eletrônica; deu início ao processo de ingresso no Waze for Cities, da Google.


Diante de todas essas ações, aliadas ao georreferenciamento implantado no mês de março do ano corrente, o número de acidentes de trânsito em Gravatá diminuiu aproximadamente 44% em um ano.


O diretor José Agostinho pondera que ”as ações educativas do DMGTTRANS não se resumem apenas ao mês de maio. Durante o ano inteiro trabalhamos com o intuito de educar os nossos condutores pra que tenhamos um trânsito mais seguro para todos. Nosso desejo não é multar, nós queremos educar. Infelizmente a multa existe para combater as infrações, mas trabalhamos para uma conscientização coletiva com o intuito de termos um trânsito melhor e mais seguro.”


Joselito Gomes destaca que ”um pedido constante da população sempre foi a organização do trânsito em Gravatá e os resultados que vimos hoje mostram que o trabalho está sendo feito da forma correta. Não quer dizer que está perfeito, muito ainda precisa e está sendo feito, mas hoje temos mais segurança e organização no trânsito. Que neste mês de maio possamos refletir sobre nosso papel no trânsito e como podemos ser agentes de vida ao trafegar. Continuaremos trabalhando pra que nosso trânsito esteja cada vez mais organizado e ordenado, porque nosso compromisso é com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu