Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Defesa Civil de Gravatá vistoria residências atingidas por vazão da rede de abastecimento de água da Compesa na Boa Vista

Postado 12/05/23

No local duas residências e uma passagem de pedestres foram interditadas para garantir a segurança dos moradores

Nesta sexta-feira (12), a Defesa Civil de Gravatá foi acionada pela população para avaliar os riscos aos moradores da Travessa Alto da Boa Vista, onde há dois reservatórios elevados da Compesa. Uma das tubulações sofreu colapso estrutural que ocasionou o rompimento de uma canalização, e o acúmulo de água no muro dos quintais de seis residências, que não suportaram a força da água e romperam, provocando danos estruturais em duas residências que precisaram ser interditadas.


De imediato, a equipe da Defesa Civil, esteve no local, avaliou os riscos e orientou a população sobre a interdição da passagem de pedestres que existe, além da desocupação de dois imóveis. Representantes da Compesa também estavam no momento da vistoria. O secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o coordenador da Defesa Civil de Gravatá, Jonas Medeiros, o engenheiro Civil Responsável Técnico da Defesa Civil, Osvaldo Varela e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Malta também acompanharam a ação.


“Além da vistoria no local afetado diretamente pelo rompimento da contenção, a nossa equipe irá vistoriar os dois reservatórios elevados para garantir a segurança da população e verificar se há a necessidade de algum tipo de intervenção. Também será necessária uma avaliação técnica mais aprofundada dos imóveis para ter certeza de qual medida será tomada, se reparos ou a demolição. A Compesa acompanhou toda ocorrência e se comprometeu a reparar todos os danos causados aos moradores e irão arcar com todas as despesas”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Jonas Medeiros.

Depois da interdição, os serviços de reparo deverão ser realizados e a equipe da Defesa Civil, junto com a Secretaria de Controle Urbano irão acompanhar e fiscalizar a execução das obras para assegurar que não haverá mais riscos à população.


Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil que acompanhou a ação destaca a importância de acionar a equipe da Defesa Civil ser acionada para atender as necessidades da população. “Acompanhei o atendimento da ocorrência com a equipe da Defesa Civil e de imediato solicitamos a presença da equipe da Secretaria de Obras e da Guarda Civil Municipal para auxiliar com o isolamento da área que precisou ser interditada. Tivemos o cuidado em orientar a população que estava assustada com o ocorrido e estamos à disposição de domingo a domingo para atender e orientar os moradores no que for necessário. Essa é uma preocupação do nosso prefeito Joselito Gomes em garantir um bom atendimento à população. Esse é o nosso compromisso”.


A Defesa Civil de Gravatá atua de domingo a domingo, 24 horas por dia, e se precisar entrar em contato o telefone é o *0800-000-1379 que também é whatsapp.* O atendimento presencial acontece no Posto Operacional que fica situado à Avenida Cícero Batista de Oliveira, próximo à Casa das Telhas, em frente à Canção Nova, de segunda à sexta, das 07h30 às 13h.


Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Marcone Barros (Secom)

Segue nota da Compesa


NOTA À IMPRENSA

A Compesa informa que no início da tarde de hoje (12), uma tubulação de um reservatório localizado no bairro do Cruzeiro, em Gravatá, se rompeu. A força da água afetou o muro de uma residência, que precisou ser interditada pela Defesa Civil do município. 

A equipe social da Compesa já está atuando no local , realizando o levantamento dos danos e elaboração de relatório para análise e providência. A ocorrência do vazamento não afetou o abastecimento de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...