Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A NOSTALGIA QUE NOS ACOMPANHA

Postado em 09/05/23

São nesses momentos de isolamento sensorial que as mais doces lembranças da nossa vida vêm à tona e tudo se reflete em saudades

Perdidos em nossos pensamentos, muitas vezes nos sentimos isolados do mundo. Parece que a nossa mente no transporta para dentro de uma redoma à prova de realidade e nos remete através do pensamento aos recantos mais longínquos que a memória pode chegar.


São nesses momentos de isolamento sensorial que as mais doces lembranças da nossa vida vêm à tona e tudo se reflete em saudades latentes, que parecem não ter fim e teimam em fazer parte de nós, para que nunca esqueçamos de onde viemos, antes de chegarmos a algum lugar que almejamos. 

Sempre me recorrem à lembrança, aquelas encandeadas noites de São João em Gravatá, as quais sempre encantavam os meus olhos com suas fogueiras queimando nas ruas, assim como aquelas altas horas em que ficávamos sentados na calçada sentindo a brisa fria da madrugada, tendo a própria fogueira como fonte de calor e servia para assarmos milho.  

Enquanto isso, a brisa notívaga e fria trazia consigo o som dos acordes juninos vindos dos bairros periféricos que estavam em festa, assim como os balões que cruzavam o céu iluminado pelas estrelas em homenagem aos Santos festejados. 


Como criança e por ter nascido na véspera de São João, as Festas Juninas sempre exerceram e exercessem grande nostalgia em mim. Elas me trazem recordações do afã de buscarmos lenha na mata, onde hoje a mata não mais existe, para fazermos a fogueira e o ato de debulharmos o milho. 

Quando a noite chegava, tudo era encantamento. Tudo era mágico e maravilhoso! Ao acendermos as fogueiras espalhadas pelos quatro cantos de Gravatá, era como se a cidade acendesse a sua própria luz. A vida era mais simples e brejeira, ao mesmo tempo!

Hoje só resta a saudade de um tempo que ficou para trás. Hoje, as noites as noites de São João não são mais como as de outrora e apenas a nostalgia habita o nosso imaginário, como um bálsamo para aliviar a saudade... de um tempo que não volta mais. Viva São João!!! 
`

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...