Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A NOSTALGIA QUE NOS ACOMPANHA

Postado em 09/05/23

São nesses momentos de isolamento sensorial que as mais doces lembranças da nossa vida vêm à tona e tudo se reflete em saudades

Perdidos em nossos pensamentos, muitas vezes nos sentimos isolados do mundo. Parece que a nossa mente no transporta para dentro de uma redoma à prova de realidade e nos remete através do pensamento aos recantos mais longínquos que a memória pode chegar.


São nesses momentos de isolamento sensorial que as mais doces lembranças da nossa vida vêm à tona e tudo se reflete em saudades latentes, que parecem não ter fim e teimam em fazer parte de nós, para que nunca esqueçamos de onde viemos, antes de chegarmos a algum lugar que almejamos. 

Sempre me recorrem à lembrança, aquelas encandeadas noites de São João em Gravatá, as quais sempre encantavam os meus olhos com suas fogueiras queimando nas ruas, assim como aquelas altas horas em que ficávamos sentados na calçada sentindo a brisa fria da madrugada, tendo a própria fogueira como fonte de calor e servia para assarmos milho.  

Enquanto isso, a brisa notívaga e fria trazia consigo o som dos acordes juninos vindos dos bairros periféricos que estavam em festa, assim como os balões que cruzavam o céu iluminado pelas estrelas em homenagem aos Santos festejados. 


Como criança e por ter nascido na véspera de São João, as Festas Juninas sempre exerceram e exercessem grande nostalgia em mim. Elas me trazem recordações do afã de buscarmos lenha na mata, onde hoje a mata não mais existe, para fazermos a fogueira e o ato de debulharmos o milho. 

Quando a noite chegava, tudo era encantamento. Tudo era mágico e maravilhoso! Ao acendermos as fogueiras espalhadas pelos quatro cantos de Gravatá, era como se a cidade acendesse a sua própria luz. A vida era mais simples e brejeira, ao mesmo tempo!

Hoje só resta a saudade de um tempo que ficou para trás. Hoje, as noites as noites de São João não são mais como as de outrora e apenas a nostalgia habita o nosso imaginário, como um bálsamo para aliviar a saudade... de um tempo que não volta mais. Viva São João!!! 
`

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...