Postado em 03/05/23
Este momento esclarecedor reuniu um grande público e autoridades do Governo do Estado para tirar todas as dúvidas e firmar o apoio da gestão municipal
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com o apoio do Governo do Estado, tem trabalhado em ações de incentivo e valorização cultural. Por isso, nesta quarta-feira (03), ocorreu a Escuta Gravataense da Lei Paulo Gustavo - LC 195/2022 que reuniu artistas e fazedores de cultura do município na sede da Sociedade Musical XV de Novembro.
Está destinado ao município o recurso do Fundo Nacional de Cultura no valor de R$ 746.216,17 (setecentos e quarenta e seis mil, duzentos e dezesseis reais e dezessete centavos). Esta lei é destinada ao apoio a produções audiovisuais, salas de cinema, capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes, festivais e mostras, e às demais áreas culturais que não o audiovisual.
Neste primeiro momento esclarecedor e informativo, Edvaldo Júnior, que é técnico da gerência de territorialidade e equipamentos culturais, explicou a Lei, que é de incentivo ao audiovisual e à cultura no Brasil, todo regramento para produzir conteúdos e o recurso federal.
A produtora cultural, Cristhine Isaac, elogia a iniciativa da Prefeitura de Gravatá: "Eu quero parabenizar a prefeitura de Gravatá por esse espaço de Escuta para os artistas que é bastante importante e bastante esclarecedor".
Leonardo Zalazar, secretário executivo de Cultura de Pernambuco, comenta sobre o esforço da gestão para conseguir este recursos que beneficia os artistas e os fazedores de cultura de Gravatá: "A secretaria de cultura criou um tom dentro da secretaria para prestar assistência técnica e orientação aos dirigentes municipais de cultura. Esse ano a gente tem um desafio muito grande que é executar os recursos da Lei Paulo Gustavo. Então, a secretaria de Cultura de Gravatá junto com a secretaria de Cultura do Estado e o Ministério da Cultura, todo mundo de mãos dadas para fazer com que esse recurso chegue efetivamente na ponta e possa beneficiar os artistas. En Gravatá estamos vindo aqui hoje dando esse pontapé, mas também já tivemos aqui antes no Carnaval já demos o apoio para alguns artistas do município se apresentar no Mercado Cultural e estamos a disposição de Gravatá, dos artistas e da secretaria de Cultura para prestar essa assistência”.
Jaime Prado, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, esteve com sua equipe nesse momento importante e comenta sobre o empenho da gestão municipal aplicação da Lei Paulo Gustavo em Gravatá: "Para nós que fazemos a gestão municipal muita alegria que nós vemos uma ampla representatividade aqui no auditório, nós temos aqui bacamarteiro, teatro, repente, mamulengo, pessoal da música, balé, dança e nossa intenção era essa. Esse é o primeiro movimento, teremos outras escutas, depois vamos abrir os editais para que os nossos fazedores de cultura possam participar desta Lei. Por orientação do nosso prefeito Joselito Gomes nós estamos com a estrutura montada através da diretoria de cultura para que a gente possa atender e esclarecer os nossos fazedores culturais do município".
Também estiveram presentes a diretora de Cultura, Thamires Ferreira e Almir Souza, presidente da Sociedade Musical XV de Novembro.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário