Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Artistas e fazedores de cultura participam de Escuta Gravataense da Lei Paulo Gustavo - LC 195/2022

Postado em 03/05/23

Este momento esclarecedor reuniu um grande público e autoridades do Governo do Estado para tirar todas as dúvidas e firmar o apoio da gestão municipal

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com o apoio do Governo do Estado, tem trabalhado em ações de incentivo e valorização cultural. Por isso, nesta quarta-feira (03), ocorreu a Escuta Gravataense da Lei Paulo Gustavo - LC 195/2022 que reuniu artistas e fazedores de cultura do município na sede da Sociedade Musical XV de Novembro. 


Está destinado ao município o recurso do Fundo Nacional de Cultura no valor de R$ 746.216,17 (setecentos e quarenta e seis mil, duzentos e dezesseis reais e dezessete centavos). Esta lei é destinada ao apoio a produções audiovisuais, salas de cinema, capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes, festivais e mostras, e às demais áreas culturais que não o audiovisual.

Neste primeiro momento esclarecedor e informativo, Edvaldo Júnior, que é técnico da gerência de territorialidade e equipamentos culturais, explicou a Lei, que é de incentivo ao audiovisual e à cultura no Brasil, todo regramento para produzir conteúdos e o recurso federal.


A produtora cultural, Cristhine Isaac, elogia a iniciativa da Prefeitura de Gravatá: "Eu quero parabenizar a prefeitura de Gravatá por esse espaço de Escuta para os artistas que é bastante importante e bastante esclarecedor".


Leonardo Zalazar, secretário executivo de Cultura de Pernambuco, comenta sobre o esforço da gestão para conseguir este recursos que beneficia os artistas e os fazedores de cultura de Gravatá: "A secretaria de cultura criou um tom dentro da secretaria para prestar assistência técnica e orientação aos dirigentes municipais de cultura. Esse ano a gente tem um desafio muito grande que é executar os recursos da Lei Paulo Gustavo. Então, a secretaria de Cultura de Gravatá junto com a secretaria de Cultura do Estado e o Ministério da Cultura, todo mundo de mãos dadas para fazer com que esse recurso chegue efetivamente na ponta e possa beneficiar os artistas. En Gravatá estamos vindo aqui hoje dando esse pontapé, mas também já tivemos aqui antes no Carnaval já demos o apoio para alguns artistas do município se apresentar no Mercado Cultural e estamos a disposição de Gravatá, dos artistas e da secretaria de Cultura para prestar essa assistência”.


Jaime Prado, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, esteve com sua equipe nesse momento importante e comenta sobre o empenho da gestão municipal aplicação da Lei Paulo Gustavo em Gravatá: "Para nós que fazemos a gestão municipal muita alegria que nós vemos uma ampla representatividade aqui no auditório, nós temos aqui bacamarteiro, teatro, repente, mamulengo, pessoal da música, balé, dança e nossa intenção era essa. Esse é o primeiro movimento, teremos outras escutas, depois vamos abrir os editais para que os nossos fazedores de cultura possam participar desta Lei. Por orientação do nosso prefeito Joselito Gomes nós estamos com a estrutura montada através da diretoria de cultura para que a gente possa atender e esclarecer os nossos fazedores culturais do município".


Também estiveram presentes a diretora de Cultura, Thamires Ferreira e Almir Souza, presidente da Sociedade Musical XV de Novembro.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193