Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Americana sofre queimadura de sol nos olhos e fica parcialmente cega

Postado em 26/05/23

A norte-americana Dana Galiano, de 47 anos, acabou virando um exemplo da importância do uso de óculos escuros para a saúde ocular. Ela ficou parcialmente cega após sofrer uma queimadura de sol nos olhos quando viajava de férias com a família. Dana não tinha o hábito de usar óculos escuros na praia e por conta da exposição excessiva à luz solar, teve queimaduras nos dois olhos. O caso aconteceu em julho de 2022, nos Estados Unidos.

“Os óculos de sol são muito mais que um acessório. As lentes escuras dão conforto em ambientes mais claros, em especial, àqueles com maior sensibilidade. É importante, no entanto, entender que a presença de filtro para raios UVA e UVB nessas lentes é que nos traz proteção”, explica a oftalmologista Manuela Tenório, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.


Após passar o dia na praia lendo, a americana começou a sentir dor e queimação, além de uma sensação de irritação nos olhos, como se a região estivesse cheia de areia. Mas foi só ao chegar em casa que percebeu que havia uma pequena mancha marrom no olho direito. Na ocasião, ela lavou a área com água corrente, tomou um remédio anti-inflamatório e esperou por uma melhora. 


Só que no final de semana seguinte, depois de mais um dia de praia, ela notou uma nova mancha, dessa vez no olho esquerdo. Segundo ela, a sensação era de uma queimadura real, mais do que uma simples alergia. A oftalmologista Manuela Tenório alerta que os raios ultravioleta podem causar diversas doenças oculares. “A exposição excessiva aos raios UVA e UVB é responsável por antecipação de catarata, surgimento de pterígio e aumento da chance de cânceres da superfície ocular, por exemplo”, afirma a especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia. 


Ao procurar um médico, Dana foi diagnosticada com um quadro de fotoceratite, uma espécie de queimadura ocular causada pela exposição excessiva a raios ultravioleta (UVA e UVB). Outros sintomas da condição incluem vermelhidão, lacrimejamento, inchaço, dificuldade para abrir os olhos, sensação de "areia" na região e sensibilidade à luz. Os médicos informaram que a mancha poderia aumentar até causar a perda da visão. Apesar da dor ter passado, Dana acabou desenvolvendo uma maior sensibilidade à luz e agora tem mais dificuldade para enxergar, precisando utilizar óculos de sol com mais frequência.


“O mais importante é prevenir! Use óculos com filtro contra raios ultravioleta, evite os horários de maior incidência, não olhe diretamente para o sol. Em caso de desconforto ocular, piora da acuidade visual ou surgimentos de manchas no globo ocular, procure seu médico oftalmologista”, orienta a oftalmologista do Hospital de Olhos Santa Luzia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...