Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Sinusite atinge uma a cada oito pessoas no mundo

Postado em 26/04/23

Com a chegada do outono no Brasil, o calor e o tempo ensolarado começam a se misturar com o clima mais frio e dias chuvosos. E as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, doença que atinge uma a cada oito pessoas em todo o mundo, segundo a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço).

“Por conta de temperaturas mais baixas, queda no índice de umidade do ar e maior concentração de poluentes na atmosfera nesse período do ano, ocorre o aumento da proliferação de doenças respiratórias. Não só a sinusite, mas também a rinite e a rinossinusite são mais comuns nessas épocas do ano”, explica a otorrinolaringologista Priscila Espínola, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.


De acordo com o Ministério da Saúde, a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face (região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto). Alterações anatômicas ou casos de alergia ou infecção podem facilitar o aparecimento de germes na região, o que predispõe à sinusite.  

Além de causadas por fungos, bactérias ou vírus, a sinusite pode aparecer por conta de muitos fatores, como mudança de clima, exposição à poluição do ar ou à umidade, desvio de septo e até lesões nos cílios nasais. “O importante é a prevenção. Evite locais com poluição e fumaça de cigarro, higienize o ambiente para evitar ácaros, pólen ou pelos de animais, não manipule as narinas com a mão suja e se estiver num grupo de risco para a gripe, não se esqueça de tomar suas vacinas”, orienta a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 


Pacientes com sinusite normalmente apresentam sintomas como congestão nasal, dor de cabeça, febre, secreção, perda de apetite, dores de garganta, entre outros. Ainda segundo a AAO-HNSF, a sinusite é a quinta causa mais frequente do uso de antibióticos. 

A sinusite pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, costuma ocorrer dor de cabeça na região dos seios da face. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Ainda há a presença de secreção nasal, dificultando a respiração. Quando a sinusite está na forma crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade e são permanentes.


Para tratar a doença, são indicados procedimentos como a lavagem nasal com soro fisiológico ou o uso de medicamentos como corticoides ou antibióticos, desde que receitados por um médico que seja especialista no tema. “Os sintomas nasais mais leves costumam ter prazo de validade, e geralmente melhoram em um período de 3 a 5 dias, sem que você precise de ajuda médica para se recuperar”, a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 
“Entretanto, nos casos em que os sintomas persistam por mais de 5 dias, ou apareçam sinais de complicações é recomendável procurar um médico otorrinolaringologista”, finaliza a especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...