Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Sinusite atinge uma a cada oito pessoas no mundo

Postado em 26/04/23

Com a chegada do outono no Brasil, o calor e o tempo ensolarado começam a se misturar com o clima mais frio e dias chuvosos. E as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, doença que atinge uma a cada oito pessoas em todo o mundo, segundo a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço).

“Por conta de temperaturas mais baixas, queda no índice de umidade do ar e maior concentração de poluentes na atmosfera nesse período do ano, ocorre o aumento da proliferação de doenças respiratórias. Não só a sinusite, mas também a rinite e a rinossinusite são mais comuns nessas épocas do ano”, explica a otorrinolaringologista Priscila Espínola, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.


De acordo com o Ministério da Saúde, a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face (região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto). Alterações anatômicas ou casos de alergia ou infecção podem facilitar o aparecimento de germes na região, o que predispõe à sinusite.  

Além de causadas por fungos, bactérias ou vírus, a sinusite pode aparecer por conta de muitos fatores, como mudança de clima, exposição à poluição do ar ou à umidade, desvio de septo e até lesões nos cílios nasais. “O importante é a prevenção. Evite locais com poluição e fumaça de cigarro, higienize o ambiente para evitar ácaros, pólen ou pelos de animais, não manipule as narinas com a mão suja e se estiver num grupo de risco para a gripe, não se esqueça de tomar suas vacinas”, orienta a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 


Pacientes com sinusite normalmente apresentam sintomas como congestão nasal, dor de cabeça, febre, secreção, perda de apetite, dores de garganta, entre outros. Ainda segundo a AAO-HNSF, a sinusite é a quinta causa mais frequente do uso de antibióticos. 

A sinusite pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, costuma ocorrer dor de cabeça na região dos seios da face. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Ainda há a presença de secreção nasal, dificultando a respiração. Quando a sinusite está na forma crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade e são permanentes.


Para tratar a doença, são indicados procedimentos como a lavagem nasal com soro fisiológico ou o uso de medicamentos como corticoides ou antibióticos, desde que receitados por um médico que seja especialista no tema. “Os sintomas nasais mais leves costumam ter prazo de validade, e geralmente melhoram em um período de 3 a 5 dias, sem que você precise de ajuda médica para se recuperar”, a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 
“Entretanto, nos casos em que os sintomas persistam por mais de 5 dias, ou apareçam sinais de complicações é recomendável procurar um médico otorrinolaringologista”, finaliza a especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia. 

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu