Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

OMS: 80% dos casos de deficiência visual poderiam ter sido tratados

Postado em 20/04/23

Oito em cada dez pessoas com deficiência visual poderia não sofrer com o problema. É o que aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, a entidade divulgou um relatório mundial sobre a visão, que afirmava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

“As principais causas da cegueira são doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética”, aponta o oftalmologista Pedro Soriano, do HOPE, hospital que integra a rede Vision One. 


De acordo com o IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira), erros refrativos não corrigidos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, configuram uma das principais causas de baixa visão em todo o mundo. Junto com a catarata, os erros refracionais são responsáveis por quase três quartos (74,8%) de todos os casos de deficiência visual no mundo. 

A ida ao oftalmologista é fundamental para prevenir a cegueira, especialmente em pessoas acima dos 40 anos. Além de alterações de refração, de grau e, sinais precoces de DMRI, é possível retardar a progressão de grande parte das doenças oculares. 


O oftalmologista Pedro Soriano aponta a importância de consultar um especialista, já que muitos casos de cegueira podem ser reversíveis. “Devemos procurar um oftalmologista ao menos uma vez por ano, ou antes, caso o paciente tenha uma doença. É preciso respeitar o critério do médico”, explica o especialista do HOPE. 

O mês de Abril, chamado de Abril Marrom, é inclusive dedicado ao combate à cegueira no Brasil. A cor foi escolhida por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros. Já o mês foi escolhido pois se comemorado no dia 8 de abril o Dia Nacional do Braille, que faz referência ao professor José Álvares de Azevedo, responsável por trazer o alfabeto Braille ao Brasil, em 1850.

Saiba mais sobre as principais doenças que causam deficiência visual

Erros refracionais

A miopia é um erro que consiste na dificuldade em enxergar e distinguir imagens distantes. Já a hipermetropia é o oposto da miopia, caracterizada pela dificuldade de enxergar imagens muito próximas ao olho. A presbiopia, ou vista cansada, é um erro decorrente do envelhecimento do corpo humano e, consequentemente, da visão. Nesse erro, há a perda da elasticidade do cristalino, que possui a finalidade de focalizar imagens de perto. Há ainda o astigmatismo, causado pela deformação na córnea, e que consiste na dificuldade para enxergar de perto e longe

Glaucoma

Doença causada pela degeneração precoce do nervo óptico, que pode ocasionar a perda de visão se não tratada corretamente. O glaucoma é uma doença silenciosa e em estágios iniciais, pode não apresentar nenhum sintoma. Em geral, quando os sintomas mais característicos aparecem, o paciente já apresenta um quadro mais grave.


Catarata

Quando a lente natural do nosso olho, que recebe o nome de cristalino, começa a perder sua transparência, ela passa a ser chamada de catarata. A doença se desenvolve de forma lenta e progressiva e, sem o tratamento adequado, pode levar à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo.

Diabetes

O Diabetes afeta a visão quando, na ausência do tratamento e controle adequado, os níveis de glicose no sangue ficam muito elevados, chegando até os vasos dos olhos, afetando a retina, o cristalino, entre outras regiões, podendo levar à cegueira, se não diagnosticado precocemente.

DMRI

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que afeta a parte mais central da retina humana (mácula), responsável pela nossa visão mais precisa. Os principais sintomas são embaçamento visual, manchas ou pontos pretos na visão e perda da visão.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a