Postado em 27/04/23
Caso a Drag Queen Stella Sahat saia com a faixa e a coroa, irá representar a cidade e o estado no maior concurso de transformistas do país, o Miss Brasil Gay
A artista e Miss Gravatá Gay 2023, Stella Sahat, vai disputar o título de Miss Pernambuco Gay 2023 no próximo domingo (30), no Teatro do Parque, em Recife, com mais 14 candidatas do estado.
Quem dá vida à Drag Queen gravataense é o professor Nivaldo Belo, docente de história das redes estadual e municipal de Gravatá e professor universitário. Além disso, ele é mestre em Ciências da Religião pela UNICAP e doutorando em Educação Contemporânea pela UFPE.
Criador do projeto “Publica Professor”, no qual já organizou cinco livros, Nivaldo tem engajamento social, pois é integrante do Plano Municipal de Políticas Públicas desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Gravatá.
Nivaldo Belo fala como Stella Sahat nasceu. “A personagem nasceu em 2018, para prestigiar o aniversário de um amigo. Depois desse dia, Stella passou a ser uma voz para a sua comunidade LGBTQIAP+. Pesquisadora de Gênero e Sexualidade, passou a trabalhar como palestrante do mesmo segmento de pesquisa. Ela é a personificação da minha arte, que dentro do universo LGBTQIAP+ é conhecida como arte transformista”.
Nivaldo Belo falou porque concorre ao título de Miss Pernambuco Gay deste ano. “Em um país onde a expectativa da comunidade LGBTQIAP+ é de 35 anos e em um dos estados mais violentos para essa comunidade viver, o título de Miss Pernambuco é um alto falante onde minha voz vai alcançar pessoas e chegar a lugares que eu não conseguiria sozinho/a. O Miss Pernambuco Gay é o maior concurso de beleza gay do estado, coordenado pelo produtor cultural Angelo Santoro. O concurso está na sua 4ª edição, isso caracteriza-o como algo muito sério. Poder concorrer é dizer para outros meninos/homens gays que esse lugar de beleza, de palco, passarela, de glamour, também é seu. Eu quero que meus alunos, amigos e munícipes me vejam como inspiração de força e luta”.
Entre as qualidades mais fortes, Nivaldo destaca que “acho que por ser uma pessoa LGBTQIAP+, não tem como não ser resiliente. Já Stella, creio que a qualidade dela é ser encantadora, ela chama a atenção em qualquer ambiente que chega”.
Por último, Nivaldo Belo reconhece a participação do apoio do poder público municipal na disputa por esse título. “Gravatá está construindo o Plano Municipal de Políticas Públicas voltadas para a comunidade LGBTQIAP+. Sendo assim, ser Miss Pernambuco Gay é de fundamental importância para nossa cidade. O concurso leva o nome da cidade para todo Brasil. Não teria como ser representante da cidade sem o apoio da prefeitura, seria algo antagônico. O apoio da prefeitura abre espaços muito importantes. Creio que o mundo miss/mister e a prefeitura tem uma relação de colaboração bem consistente. Esse apoio é muito importante para nós”.
Para Stella Saht ganhar o título, ela precisa do voto popular, ou seja, qualquer pessoa pode acessar o perfil do concurso no Instagram, pelo @misspernambucogayoficial, ir até a foto de Stella Sahat, e curtir. Quanto mais curtidas, maior é a possibilidade de vitória em um concurso que destaca não só a beleza, como a cultura de uma cidade.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Nivaldo Belo
Comentários
Postar um comentário