Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá é destino cultural pernambucano e realiza III Festival de Mamulengo e Cultura Popular na zona rural

Postado em 23/04/23

O sábado, 22 de abril de 2023, foi um dia histórico para o Sítio Cotunguba, com a reunião de mestres e mestras que são responsáveis pela manutenção de tradicionais expressões culturais de Pernambuco

O destino Gravatá é um oásis da cultura pernambucana, pois além dos artistas naturais da terra, sabe receber os mestres e mestras que mantêm as tradições do estado.


No distrito da zona rural da cidade serrana, Avencas, mais precisamente no Centro Cultural da Cotunguba, houve a realização do III Festival de Mamulengo e Cultura Popular de Gravatá, evento que congregou os vários tipos de expressão artística de Pernambuco, no cair da tarde do sábado (22). 
 
O café torrado dos anfitriões Mestre Galdino e Mestra Gerusa dava as boas-vindas a quem chegava e era a introdução do que seria vivido daqui em diante.  


E foi isso mesmo. Dali a pouco começaram as apresentações de Viola com os repentistas e violeiros João Lídio e Zé Viola; de Coco, com o Mestre Ciriaco do Coco, de Glória do Goitá e com 93 anos; de Coco e Cavalo-Marinho, com Mestre Borges Lucas, de Lagoa de Itaenga, que apresentou o Coco de Mazuca, junto com a rabeca do Mestre Biu de Dóia, que é rabequeiro e bonequeiro; da Associação dos Bacamarteiros de Gravatá Pé de Serra, liderada pelo capitão José Teixeira; além do Mamulengo do Mestre Zé de Bibi, de 81 anos, de Glória do Goitá, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, e dos artesãos gravataenses Mestre Galdino e Mestra Gerusa. 


José Evangelista de Carvalho, conhecido como Mestre Zé de Bibi, que traz a arte do Cavalo-Marinho, Mamulengo, Coco de Roda, Ciranda e Maracatu no sangue, veio de Glória do Goitá para se apresentar em Gravatá. “Se não for o incentivo da prefeitura, a gente fica só, então a prefeitura nos dando apoio, a gente cresce, cresce a cultura, o valor e a oportunidade de representar em qualquer canto. Eu sou um brincante na cultura popular, porque tudo o que precisar de mim, estou dentro na panelada. Comecei com a brincadeira em 1961 e estou completando esse ano 81 anos de vida. E no dia 08 do mês de Santana (julho), vou comemorar ano de vida e de Cavalo-Marinho, com sambada até amanhecer o dia, no município de Glória do Goitá, no Sítio Malícia. Convido todo mundo que está aqui e quem quiser aparecer, eu agradeço!”. 


João Galdino de Moura, conhecido como Mestre Galdino, é agricultor e artesão. Ele estava muito satisfeito em receber todos no centro cultural administrado por ele e Mestra Gerusa. “É uma gratificação muito grande a gente ter, na zona rural, o Centro Cultural da Cotunguba e mostrar a possibilidade que a arte não morra. A força do Mamulengo tem que continuar, mesmo porque o único bonequeiro que ainda brinca é o Mestre Galdino, que sou eu, e vou honrar isso enquanto vida eu tiver. Essa festa vai acontecer todo ano, se Deus quiser, aqui no Centro Cultural da Cotunguba. Estamos de portas abertas para quem quiser visitar o nosso centro cultural e falar de Mamulengo”.


O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Jaime Prado, prestigiou o evento. Ele ressaltou a pluralidade do festival. “Mais uma vez estamos com a SECTURCEL, sob orientação do nosso prefeito Joselito Gomes, apoiando essa terceira edição do festival que trabalha não só o mamulengo, mas que é multicultural. Temos violeiros, Maracatu, Coco, estamos recebendo representações de Mamulengo de três municípios da Zona da Mata de Pernambuco. Estamos com o artesanato cultural da nossa cidade, que é a Feira de Artesanato Arte Nossa, e dessa forma estamos mais uma vez incentivando a cultura popular em nosso município”.


Prestigiaram o III Festival de Mamulengo e Cultura Popular de Gravatá a chefe de gabinete, Liliane Costa, o secretário de Imprensa e Comunicação Social, Rodolfo Lima, e o executivo da pasta, Marcone Barros, o assessor de cultura da SECTURCEL, Lucas Alves a diretora de Cultura da SECTURCEL, Thamires Ferreira. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193