Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Balanço positivo mostra que Semana Santa de Gravatá 2023 foi pacífica e tranquila para gravataenses e visitantes

Postado em 17/04/23

Junção de forças de Poder Público e forças de segurança contribuíram com a manutenção da paz na cidade

Em 2023 a Prefeitura de Gravatá deu uma nova cara à Semana Santa com a descentralização da programação. No Polo Moveleiro, Mercado Cultural, Pátio de Eventos, Praça Rodolfo de Morais e Praça da Matriz aconteceram diversas atividades como apresentações de dança, shows, apresentações de orquestras, feira de artesanato, teatro de encenação da paixão de Cristo. Os turistas e visitantes puderam desfrutar de uma programação completa e segura: em cada um dos polos da programação havia agentes da saúde, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Em relação às ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, no evento A Nossa Paixão, que ocorreu nos dias 06, 07 e 08 não foi registrada nenhuma ocorrência e tudo transcorreu com tranquilidade. Na cidade, como um todo, foram registradas as seguintes ocorrências: no dia 06 – 01 ameaça; no dia 07 – 01 descumprimento de medida protetiva, 01 tráfico, 01 discussão, 01 porte ilegal de arma de fogo, 01 acidente de trânsito e 01 apoio ao SAMU; no dia 08 – 01 apreensão de entorpecentes e drogas afins, 01 acidente de trânsito com vítima fatal, 01 direção perigosa, 01 posse de entorpecentes; no dia 09 – 01 recuperação de celular roubado, 01 tráfico de entorpecente, 01 desacato, 01 perturbação de sossego, 01 ameaça e 01 lesão corporal.


A Guarda Civil Municipal atuou de forma bastante eficaz na organização do trânsito no período em que a população mais do que dobra na cidade. A GCM realizou 164 autuações e uma remoção de veículo, bem como trabalhou na organização do trânsito que, apesar de sobrecarregado pelo alto número de veículos, fluiu bem nos dias do feriadão.

Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar, no período analisado, houve 03 atendimentos pré-hospitalares (APH), sendo destes 02 acidentes de trânsito (já relatados nas ocorrências da PMPE) e 01 queda; 05 ocorrências de prevenção; 04 de salvamento, destas 01 retirada de anel, 01 captura de animal e 02 controles de insetos.


As equipes de saúde estiveram presentes em todas as programações oferecidas pela Prefeitura de Gravatá e também atuaram, como sempre atuam, 24h por dia na prevenção e no tratamento de munícipes e turistas. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA realizou 1.176 atendimentos de quinta a domingo e 54 remoções. O Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa realizou 56 atendimentos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU atendeu 36 ocorrências.


Era notório que a cidade estava cheia durante o período pascal. As ruas e estabelecimentos comerciais lotados, numa visível injeção de recursos no comércio do município. De acordo com dados da rede hoteleira local, aproximadamente 90% dos leitos ficaram ocupados do dia 06 ao dia 09 de abril, enquanto para o restante do mês essa ocupação fica em torno de 45%, ou seja, um aumento de 100% de ocupação na Semana Santa.


De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Jaime Prado, “a Semana Santa de Gravatá 2023 foi um sucesso em vários aspectos. Primeiro que proporcionamos ações descentralizadas do Pátio de Eventos e os turistas e munícipes puderam ver apresentações por toda a cidade. Reabrimos o Mercado Cultural dentro de todas as normas exigidas pelos bombeiros e a casa ficou com lotação máxima. A cidade ficou cheia, os hotéis operaram com 90% de ocupação, comércio e restaurantes bem movimentados, o que mostra que Gravatá continua sendo o destino da Semana Santa e os esforços da gestão do prefeito Joselito Gomes têm mostrado seus resultados positivos, graças ao compromisso do prefeito com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...