Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Balanço positivo mostra que Semana Santa de Gravatá 2023 foi pacífica e tranquila para gravataenses e visitantes

Postado em 17/04/23

Junção de forças de Poder Público e forças de segurança contribuíram com a manutenção da paz na cidade

Em 2023 a Prefeitura de Gravatá deu uma nova cara à Semana Santa com a descentralização da programação. No Polo Moveleiro, Mercado Cultural, Pátio de Eventos, Praça Rodolfo de Morais e Praça da Matriz aconteceram diversas atividades como apresentações de dança, shows, apresentações de orquestras, feira de artesanato, teatro de encenação da paixão de Cristo. Os turistas e visitantes puderam desfrutar de uma programação completa e segura: em cada um dos polos da programação havia agentes da saúde, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Em relação às ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, no evento A Nossa Paixão, que ocorreu nos dias 06, 07 e 08 não foi registrada nenhuma ocorrência e tudo transcorreu com tranquilidade. Na cidade, como um todo, foram registradas as seguintes ocorrências: no dia 06 – 01 ameaça; no dia 07 – 01 descumprimento de medida protetiva, 01 tráfico, 01 discussão, 01 porte ilegal de arma de fogo, 01 acidente de trânsito e 01 apoio ao SAMU; no dia 08 – 01 apreensão de entorpecentes e drogas afins, 01 acidente de trânsito com vítima fatal, 01 direção perigosa, 01 posse de entorpecentes; no dia 09 – 01 recuperação de celular roubado, 01 tráfico de entorpecente, 01 desacato, 01 perturbação de sossego, 01 ameaça e 01 lesão corporal.


A Guarda Civil Municipal atuou de forma bastante eficaz na organização do trânsito no período em que a população mais do que dobra na cidade. A GCM realizou 164 autuações e uma remoção de veículo, bem como trabalhou na organização do trânsito que, apesar de sobrecarregado pelo alto número de veículos, fluiu bem nos dias do feriadão.

Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar, no período analisado, houve 03 atendimentos pré-hospitalares (APH), sendo destes 02 acidentes de trânsito (já relatados nas ocorrências da PMPE) e 01 queda; 05 ocorrências de prevenção; 04 de salvamento, destas 01 retirada de anel, 01 captura de animal e 02 controles de insetos.


As equipes de saúde estiveram presentes em todas as programações oferecidas pela Prefeitura de Gravatá e também atuaram, como sempre atuam, 24h por dia na prevenção e no tratamento de munícipes e turistas. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA realizou 1.176 atendimentos de quinta a domingo e 54 remoções. O Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa realizou 56 atendimentos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU atendeu 36 ocorrências.


Era notório que a cidade estava cheia durante o período pascal. As ruas e estabelecimentos comerciais lotados, numa visível injeção de recursos no comércio do município. De acordo com dados da rede hoteleira local, aproximadamente 90% dos leitos ficaram ocupados do dia 06 ao dia 09 de abril, enquanto para o restante do mês essa ocupação fica em torno de 45%, ou seja, um aumento de 100% de ocupação na Semana Santa.


De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Jaime Prado, “a Semana Santa de Gravatá 2023 foi um sucesso em vários aspectos. Primeiro que proporcionamos ações descentralizadas do Pátio de Eventos e os turistas e munícipes puderam ver apresentações por toda a cidade. Reabrimos o Mercado Cultural dentro de todas as normas exigidas pelos bombeiros e a casa ficou com lotação máxima. A cidade ficou cheia, os hotéis operaram com 90% de ocupação, comércio e restaurantes bem movimentados, o que mostra que Gravatá continua sendo o destino da Semana Santa e os esforços da gestão do prefeito Joselito Gomes têm mostrado seus resultados positivos, graças ao compromisso do prefeito com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá