Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Cirurgia refrativa é solução para quem não quer mais usar óculos

 
Postado em 31/03/32

Cada vez mais, aumenta o número de pessoas que precisam de óculos de grau para enxergar, seja por miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 59 milhões de brasileiros já sofrem de miopia. E a tendência é que esse total não pare de crescer, já que a OMS prevê que metade da população mundial será míope até 2050.
 
Felizmente, a correção para erros refracionais, como são chamados esses problemas, é a mesma. É a cirurgia refrativa, que pode dispensar o uso dos óculos de grau. “A cirurgia refrativa pode ser recomendada para todo paciente que tenha algum erro refracional e deseje se tornar independente dos óculos”, afirma a oftalmologista Elisa Martins, do Hospital de Olhos Santa Luzia, que integra a rede Vision One.

 
Entretanto, nem todos podem realizar o procedimento. É o que alerta a oftalmologista. “Para fazer a cirurgia refrativa é preciso se encaixar em alguns parâmetros, como ter o grau já estabilizado e ser maior de 21 anos. Também é necessário realizar exames que avaliam se a córnea do paciente é saudável e se suporta o impacto da cirurgia. Cada caso é um caso, é tudo muito individualizado”, explica a oftalmologista do Hospital de Olhos Santa Luzia.
 
A cirurgia refrativa demanda pouquíssimo tempo e é um procedimento bastante seguro. O passo a passo do procedimento depende exclusivamente da técnica escolhida pelo oftalmologista, considerando as necessidades de cada paciente. As técnicas mais comuns a laser são PRK, LASIK e SMILE. Todas elas apresentam alto grau de eficácia.

 
Sobre a possibilidade de o grau voltar depois da cirurgia, a oftalmologista Elisa Martins aponta que é possível, mas pouquíssimo provável que retorne no mesmo nível de antes. “Muitos pacientes perguntam sobre isso. Mas dificilmente o paciente volta a ter necessidade de usar óculos depois dessa cirurgia. E, no caso de alguma recidiva do grau, o retoque cirúrgico sempre pode ser avaliado como uma possibilidade”, argumenta a especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia.
 
“Não considero isso um ponto negativo que chegue a contraindicar a cirurgia. Quem usou óculos a vida toda e passou por todas as limitações que eles trazem, sabe do que estou falando. A cirurgia não mexe apenas com a nossa estética, mas com nossa autoestima”, finaliza a oftalmologista Elisa Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...