Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Saúde dos olhos requer mais cuidados para acompanhar a maratona de jogos da Copa do Mundo

Postado em 02/12/22

Em época de Copa do Mundo, o brasileiro quase não desgruda os olhos da televisão. Passar muito tempo em frente ao aparelho de televisão, ou ainda acompanhar às partidas em uma segunda tela como o celular são comuns nesse período. Entretanto, esses comportamentos podem agravar doenças como miopia e outros, também conhecidos como erros refracionais.

O oftalmologista Pedro Leonardo Soriano, do HOPE, hospital integrante da rede Vision One, dá orientações para evitar problemas em época de jogos. "Quando ficamos em excesso na frente da televisão, a gente não pisca como deveria podendo ocorrer sintomas de Olho Seco. Devemos evitar colocar as mãos nos olhos e usar colírio lubrificante, de preferência sem conservantes", afirma o especialista em córnea.


“Outro grande problema nessa época do ano são as confraternizações. O uso de maquiagem pode ocasionar irritações nos olhos. É importante usar maquiagem de boa procedência tomando o cuidado de removê-la após o término do evento. Isso também minimiza a chance de ocasionar conjuntivites", acrescenta o oftalmologista do HOPE. 

De acordo com o IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira), erros refrativos não corrigidos configuram uma das principais causas de baixa visão. Junto com a catarata, os erros refracionais são responsáveis por quase três quartos (74,8%) de todos os casos de deficiência visual no mundo.


Mas antes de falarmos sobre os erros refracionais, é importante explicar o que é a refração. Ele é o fenômeno no qual um feixe de luz atravessa todas as estruturas do olho e chega até a retina com nitidez, gerando uma imagem perfeita. Os erros refracionais acontecem quando há uma falha nesse processo, e cada tipo de erro representa uma dificuldade visual. Abaixo você conhece os erros refracionais mais comuns e como evitá-los:

Miopia

A miopia é um erro que consiste na dificuldade em enxergar e distinguir imagens distantes. As principais causas desse erro estão relacionadas ao tamanho maior do globo ocular e a falta de curvatura da córnea, fazendo com que os feixes de luz focalizem antes da retina. Se você é dos que não perde nenhum jogo em tempos de Copa, fique atento: o uso em excesso de aparelhos eletrônicos como a televisão pode agravar o problema.

Hipermetropia

A hipermetropia é o oposto da miopia, caracterizado pelo tamanho menor do globo ocular e córnea mais curva, fazendo com que os raios de luz focalizem depois da retina, causando dificuldade em enxergar imagens muito próximas ao olho. Embora sentar perto do aparelho não agrave a hipermetropia, caso a televisão não esteja em uma distância adequada, as imagens podem causar dor de cabeça para o espectador.


Presbiopia

Quem já passou muito tempo na frente da televisão certamente já ficou com a sensação de fadiga ocular, mais conhecida como “vista cansada”. A presbiopia, ou vista cansada, é um erro decorrente do envelhecimento do corpo humano e, consequentemente, da visão. Nesse erro, há a perda da elasticidade do cristalino, que possui a finalidade de focalizar imagens de perto. A dica aqui é fazer pausas entre um jogo e outro. 

Astigmatismo

Causado pela deformação na córnea, o astigmatismo consiste na dificuldade para enxergar de perto e longe. Os feixes de luz focalizam em ângulos diferentes na retina, e por isso, a imagem gerada fica borrada, seja de perto ou longe. O portador de astigmatismo pode ter dificuldade para focalizar as imagens e acaba apertando os olhos. 


Tratamento

Os erros refracionais podem ser tratados de várias maneiras, conforme a necessidade de cada paciente. Óculos, lentes de contato, e em alguns casos cirurgia podem ser utilizados para corrigir os erros. A unidade do HOPE do RioMar, localizada na alameda de serviços do shopping, disponibiliza equipamentos de ponta e uma equipe altamente qualificada para ajudar você no diagnóstico e tratamento adequado na correção dos erros refracionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...