Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá marca presença na 29ª Agrinordeste e produção de flores são destaque no evento

 
Postado em 01/11/22

Feira é maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste e a Suíça pernambucana participa com a exposição de flores tropicais
  
A 29ª Agrinordeste começou na terça (01), no Centro de Convenções, em Olinda (RMR), e Gravatá marca presença mais uma vez, com o estande da cidade serrana de Pernambuco recebendo o público com as flores típicas da região, logo na entrada da feira. 

 
A Prefeitura de Gravatá é uma das mais de 40 gestões municipais e seus produtores que participam da feira este ano. 

 
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, prestigiou a abertura do evento, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL, Jaime Prado, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, e a diretora de Cultura, Thamires Ferreira. 

 
O chefe do executivo municipal percorreu a feira junto com a comitiva e prestigiou estandes que levaram o melhor de Gravatá para a 29ª Agrinordeste, além de visitar estandes de outras cidades, como a vizinha Pombos e Lagoa do Carro, que fica na Zona da Mata Norte. 

 
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, destacou a participação de Gravatá no evento. “Só o fato de Gravatá ser um grande destino turístico, pois o próprio Ministério do Turismo sabe valorizar a importância da cidade para o turismo rural no estado de Pernambuco e tem também a importância na floricultura, sobretudo com suas flores temperadas que trazem regularmente uma beleza diferenciada, uma qualidade de bom gosto dos seus produtos na feira da Agrinordeste e acredito que o maior representante do turismo rural do estado seja Gravatá”.

 
Jaime Prado falou de planos para um futuro próximo que vai agradar a todos. “O turismo de natureza hoje é muito mais amplo e é um dos segmentos em que Gravatá é muito rica. Temos vários atrativos e, entre eles, está a floricultura. A administração do prefeito Joselito, em uma das incubências que ele colocou foi para estudarmos uma forma de termos rotas específicas para a floricultura, para que nossos visitantes, além dos outros atrativos que Gravatá já tem, tenham mais essa opção e possa conhecer nosso nível de produção de floricultura que o Brasil já conhece e usa e que os visitantes de Gravatá às vezes nem sabem que são produzidos em nossa terra”. 

  
 
Lula do Padre falou sobre a produção rica da agricultura de Gravatá. “Gravatá tem sido destaque em todos os eventos realizados em Pernambuco devido a uma administração de alta qualidade que nós temos capitaneada pelo prefeito Joselito. Desta vez estamos aqui na Agrinordeste expondo as flores. Gravatá que está entre as quatro cidades do país em produção de flores, sendo a maior do Norte/Nordeste, flores que elevam o nome de nossa cidade, de tal forma que seja trazida a implantação de um turismo rural que passa pela rota das flores, que é uma determinação do prefeito Joselito para que isto se torne uma realidade e que a nossa cidade continue trilhando o caminho do desenvolvimento. Abastecemos, além do Norte e Nordeste, o Sul do Brasil. E vemos que Gravatá é um expoente na produção de flores tropicais”.

 
João Paulo de Lemos destacou o trabalho dos produtores rurais para o crescimento da economia local. “Estamos aqui pelo segundo ano consecutivo, expondo nossos produtos, prestigiando a Agrinordeste, em parceria com a SECTURCEL, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e trouxemos esse produto nosso que são as flores. Temos aproximadamente 300 produtores de flores em Gravatá, que geram mais de mil empregos na cidade, então é um segmento que faz parte da nossa economia e é bem aquecido. E Gravatá, que tem potencial para o turismo rural, será inserida nesse retorno daqui para frente”.

 
O prefeito Joselito Gomes comemora o retorno do aquecimento das vendas dos produtores rurais de Gravatá. “Muito importante nesse momento mais uma edição da Agrinordeste e Gravatá poder apresentar seu principal produto, que são as flores. Depois de um tempo tão difícil que vivemos, pouco a pouco a normalidade vai sendo retomada e isto é positivo para o produtor, a oportunidade de trabalho em nosso município e aqui estou visitando nosso estande que está lindo e convido você para participar do evento. Nosso trabalho continua porque é focado no compromisso que temos com as pessoas”.
 
 A 29ª Agrinordeste segue até a próxima sexta-feira (04) e a entrada é gratuita.
 
 
29ª Agrinordeste - A maior feira indoor do agronegócio do Norte e Nordeste funciona das 10h às 21h e a entrada é gratuita. A Agrinordeste é uma realização da Faepe, com patrocínio do Sebrae nacional, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco e Banco do Nordeste. A feira conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Turismo. Neste ano, a feira ocupa 18.670 metros quadrados do Pavilhão de eventos do Centro de Convenções, o que representa um crescimento de 51% em relação à edição de 2021. Além disso, o período de duração também foi ampliado, passando de três para quatro dias. (Fonte: https://www.agrinordeste.com.br)
 
 
 
 
Serviço:
29ª Agrinordeste
De 1 a 4 de novembro
Das 10h às 21h
Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda
Entrada grátis 
 
 
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...