Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: A HIPÉRBOLE DA MÍDIA BRASILEIRA

Postado em 28/11/22

Entre os narradores, não há um critério plausível na hora de narrar os lances

Estamos na segunda semana da Copa do Mundo de Futebol e entre tantas polêmicas e controvérsias envolvendo o país-sede desse mundial, há algo recorrente para quem está acompanhando as transmissões dos jogos, que já beira o incômodo; que é o uso de adjetivos e jargões pelos narradores brasileiros. 


Entre os narradores, não há um critério plausível na hora de narrar os lances e jogadas, pois toda imagem vem acompanhada de uma fala sem sentido, o que muitas vezes faz com que os próprios narradores se percam em suas falas, passando a ideia de que eles não estão narrando o mesmo jogo que estamos vendo pela televisão. 

Um bom exemplo disso, é o Luís Roberto, da Rede Globo. Assistir a um jogo narrado por ele, chega a “cansar” os nossos ouvidos, pois ele exagera demais nas falas, chegando até mesmo a gritar desenfreadamente quando há um simples lateral a ser cobrado. Em uma de suas primeiras narrações, o Luís Roberto gritou tanto, que chegou a ficar rouco. Alguém da Direção da Rede Globo precisa urgentemente por freios nele. 

Na TV por assinatura a coisa não muda muito. Só que nesse caso, a hipérbole é usada como aditivo aos gritos histriônicos, o que torna as transmissões em algo difícil de se assistir. O resultado disso, é que a mídia brasileira exagera tanto, que muitas vezes em seus comentários, os narradores acabam por elevar jogadores medianos à categoria de craques, o que não condiz com a realidade. 


Há uma tendência horrível, entre os narradores, em ver drama e entusiasmo onde não existe. Um bom narrador precisa ter uma coerência estética em sua locução, para que não acabe comendo mosca e falando mais do que a imagem mostra. 

Poderíamos até justificar tudo isso, pelo simples fato de que os narradores também são torcedores. No entanto, dentro da ética profissional do jornalismo, é preciso se manter neutro e coerente no que se fala, pois há milhões de pessoas assistindo e uma postura condizente se faz necessária. 


Caso nada melhore, nos próximos jogos vamos colocar a TV no mudo e ficarmos apenas com as imagens. Ganhamos mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...