Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

TSE imprime documento que atesta não haver voto registrado em urnas


Postado em 05/09/22

Relatório, chamado de zerésima, comprova que sistema da Justiça Eleitoral está zerado antes do início da votação deste domingo

Neste sábado (1º), véspera do primeiro turno das eleições de 2022, técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entidades fiscalizadoras participaram da cerimônia de impressão da zerésima — relatório emitido em cada seção eleitoral antes do início da votação — e de conferência das assinaturas dos sistemas de gerenciamento e totalização de votos. Na prática, a cerimônia comprova que não há votos computados para nenhum candidato no banco de dados da Justiça Eleitoral.


"O que o sistema faz é se conectar com o banco de dados e verificar as tabelas em que há registros de votação. É feito um cálculo, e a gente consegue identificar que não há votos para nenhum candidato. Esse processo é realizado aqui no TSE e também em cada unidade da Federação", esclareceu o secretário de tecnologia da informação do tribunal, Júlio Valente.

Neste domingo (2), antes do início das votações, entre 7h e 7h30, todas as seções eleitorais devem imprimir as zerésimas da urna. Após a impressão, a zerésima deve ser assinada pelo presidente da mesa receptora de votos e pelos mesários que compõem a seção. Os fiscais de partidos ou federações partidárias que estiverem presentes também assinam o documento. 

Qualquer cidadão poderá verificar a zerésima da urna eletrônica da sua seção eleitoral quando for votar, porque, segundo a mesma resolução, ela deverá ser afixada em um lugar visível. Aliás, nesse mesmo lugar de destaque, ainda será afixado o Boletim de Urna, que também é impresso em cinco vias pela urna, desta vez, quando a votação for encerrada pelo presidente da mesa receptora, ou seja, a partir das 17h do horário de Brasília.


Teste de integridade das urnas

Também neste sábado, foram sorteadas as urnas eletrônicas que serão auditadas pelos testes de integridade após o encerramento das eleições. Esse sorteio é feito em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país.

No Distrito Federal, 20 urnas foram sorteadas para serem submetidas ao teste, que deve acontecer na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e na Escola Canadense neste domingo (2), data do primeiro turno das eleições. O teste é realizado desde 2002. Neste ano, o teste também será feito com eleitores que cadastraram a biometria.

"Vamos fazer uma simulação para provar que a urna funciona, é correta e não está sujeita a fraudes", afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinati.


"Até hoje na história não foi constatada nenhuma divergência no processo. O processo é filmado, tem a participação de entidades fiscalizadoras, e pode ser acompanhado", completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...