Postado em 14/10/22
Nova redução nos preços dos combustíveis; leia!
Mais uma redução no preço dos combustíveis foi anunciada. Já faz alguns meses que a Petrobrás vem anunciando várias reduções, as quais podem até mesmo ter deixado os consumidores sem saberem direito a respeito dos preços atuais dos combustíveis. Em uma mesma semana, por exemplo, houve mais de um anúncio sobre a redução dos valores. Após um tempo sem novos anúncios, agora a empresa anunciou uma nova redução, que afetará o preço dos combustíveis a partir do primeiro dia de novembro.
O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 10 de outubro. Vale a pena destacar que, de acordo com o conteúdo do anúncio, a alteração nos preços valerá para o gás natural cujo repasse ocorre às distribuidoras. Assim, o gás natural cujo transporte ocorre através dos dutos terá uma redução de 5% considerando o preço por metro cúbico. Ainda segundo a Petrobrás, essa redução é prevista nos contratos com as distribuidoras, visto que eles estabelecem revisões a cada trimestre, já que o preço do gás sofre oscilações pela variação do Petróleo Brent e outros fatores.
Novo preço dos combustíveis?
Antes de mais nada, é importante destacar que o gás que terá uma redução de preço não se trata do gás do tipo GLP, aquele que está presente nos botijões de gás nas cozinhas do país.
Neste sentido, se trata, na verdade, do gás que é repassado às distribuidoras, as quais, por sua vez, fornecem o GNV para os postos de combustíveis do país.
Além disso, esse gás também é aquele que está presente nas indústrias que possuem o consumo de gás. E, também, para os apartamentos e demais residências que possuem gás encanado.
Valor permanece até quando?
A empresa ressaltou, ainda, em comunicado enviado à imprensa e ao público-geral, que o preço final do gás natural que chega ao consumidor não depende apenas do preço de venda da Petrobrás. Ao contrário, há também a tributação de impostos estaduais e federais e a margens das distribuidoras.
Uma outra questão que também merece ser dita é que as tarifas ao consumidor não são aleatórias. Isto é, em outras palavras, elas advém da aprovação das agências reguladoras estatais, responsáveis por determinar as tarifas. Mas essa determinação ocorre segundo regulações e legislações próprias.
Além disso, essa nova redução não será eterna. Assim, ela permanecerá válida até uma data já definida pela estatal: 01 de janeiro de 2023.
Preço da gasolina vai subir?
Em março deste ano, o preço médio da gasolina no país chegou a R$ 7,32. Um dos fatores que influenciou para esse preço foi a guerra na Ucrânia. Isso foi responsável por causar um aumento no preço do petróleo em águas internacionais, o que afetou o preço no país. De lá para cá, no entanto, a Petrobrás anunciou várias reduções.
No entanto, o preço atual da gasolina e do diesel possuem uma defasagem quando se leva em consideração os preços do mercado internacional. Assim, é possível que haja em breve um novo reajuste, que aumente o valor. Isso ocorre visto que há margem para que o aumento ocorra.
Dicas práticas para economizar gasolina
Antecipadamente, considerando a constante oscilação entre os preços da gasolina, faz-se extremamente necessário ter cuidado com os desperdícios. Isto é, os motoristas buscam o tempo inteiro economizar combustível. No entanto, em diversos momentos, acabam praticando ações erradas, que podem até mesmo prejudicar o funcionamento do veículo.
Assim sendo, existem determinadas dicas que podem, de fato, ajudar um motorista a economizar o combustível do seu carro, principalmente a gasolina. É necessário pontuar, que o consumo varai de veículo para veículo, portanto, a eficácia das dicas pode variar. No entanto, ainda são completamente válidas. São elas:
Trocar as marchas nos momentos ideias;
Manter em dia a manutenção do veículo;
Usar o ar-condicionado apenas quando necessário;
Jamais acelerar quando o carro estiver desengatado;
Evitar deixar o carro muito pesado, quando em movimento;
Manter a pressão dos pneus de forma ideal;
Sempre verificar o alinhamento e balanceamento do automóvel;
Não acelerar quando o carro estiver parado;
Manter uma velocidade constante, sem muita oscilação.
Apps para economizar combustível em 2022
Por fim, é importante lembrar que existem algumas formas de melhorar a sua vida financeira em relação aos gastos com gasolina.
Neste momento existem alguns aplicativos para economizar combustível que podem ser interessantes.
Confira algumas das melhores opções disponíveis para Android bem como para iOS:
Aplicativo Gasosa: quem possui carros flex, por exemplo, pode usar esse aplicativo para calcular o que é mais econômico para o carro. É possível verificar pelo modelo do automóvel bem como os preços atuais dos dois tipos de combustível. Saiba mais: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app.msergiofc.gasosa&hl=pt_BR&gl=US;
Waze: muitas pessoas não sabem que é possível economizar com gasolina usando o Waze. Pelo app você pode clicar nos ícones das bombas de gasolina e verificar os preços atualizados mais próximos de você. Confira: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.waze&hl=pt_BR&gl=US;
Premmia: o aplicativo de fidelidade dos postos Petrobras garante a possibilidade de acumular pontos e ganhar vale-combustível de até R$ 30, por exemplo. Saiba mais baixando o app: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.petrobras.br.ma02&hl=pt_BR&gl=US;
Abastece Aí: finalmente, o aplicativo de fidelidade dos postos Ipiranga também possui vantagens e até sistema de cashback. Confira mais detalhes: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gigigo.ipirangaconectcar&hl=pt_BR&gl=US
Comentários
Postar um comentário