Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Novo destino: casco do ex-porta-aviões São Paulo ruma para Pernambuco


Postado em 05/09/22

Rebocador que transporta a antiga embarcação era esperada no Rio de Janeiro no fim de semana, mas tomou novo rumo para o Porto de Suape

A saga do desmonte do antigo porta-aviões São Paulo teve mais uma mudança de percurso em sua viagem. O rebocador que leva o casco da embarcação tinha como destino o Rio de Janeiro (RJ), mas agora está navegando para o Porto de Suape (PE), onde sua chegada é esperada para quarta-feira (5).


Segundo o monitoramento em tempo real do Greenpeace, o comboio deu volta na última sexta-feira (30/9) quando navegava próximo do litoral do Espírito Santo. O novo destino do navio desativado (que pode ser acompanhado pelo código do rebocador), no Pernambuco, já aparece atualizado nas plataformas de monitoramento em tempo real de embarcações.

Como a gente apuramos, a passagem do porta-aviões em Suape seria uma parada técnica e até o momento ele não está autorizado a atracar. Portanto, o navio ficará distante do porto, “fundeado numa área ao norte do Recife”, segundo uma fonte ouvida pela reportagem. Comenta-se também que o casco do navio militar deve passar por um teste de flutuabilidade nos próximos dias, para avaliar as condições da estrutura e definir seu próximo local de atracação.

Há relatos ainda não confirmados de que o porta-aviões foi proibido de retornar para a Baía de Guanabara e por isso mudou seu destino. A embarcação ficava estacionada na região, no Arsenal da Marinha, na Ilha das Cobras. A reportagem não conseguiu um retorno da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.


Esta foi a segunda alteração na jornada de despedida do ex-Navio-Aeródromo São Paulo (A-12). O casco do barco que pertenceu à Marinha do Brasil partiu do Rio de Janeiro em 4 maio preso ao rebocador holandês Alp Centre e seguiu em direção a Turquia, onde ele seria desmontado. No Entanto, em 26 de agosto, as autoridades turcas barraram a entrada da embarcação em seu território. No começo de setembro, o grupo também foi desautorizado a passar pelas águas de Gibraltar, território do Reino Unido na entrada do Mar Mediterrâneo.

Pressionado por grupos ambientalistas, o governo turco reclamou da falta de um inventário mais detalhado sobre a presença de materiais tóxicos na embarcação e proibiu a passagem do barco em suas águas. Em resposta, o IBAMA pediu o retorno do porta-aviões e notificou o exportador brasileiro do navio, a empresa carioca Oceans Prime, que conduz o deslocamento do navio.

O casco do porta-aviões São Paulo foi arrematado em março de 2021 por R$ 10,5 milhões por representantes brasileiros do estaleiro turco Sok Denizcilikve Tic, que é especializado no desmanche de embarcações desativadas.


Maior navio de guerra do Brasil

O navio-aeródromo São Paulo chegou às mãos da Marinha do Brasil no ano 2000, comprado da França por US$ 12 milhões durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O navio foi o substituto do NAeL Minas Gerais, que operou no Brasil entre 1960 e 2001.

Quando ainda estava ativo, o São Paulo era o porta-aviões mais antigo do mundo em operação. A embarcação foi lançada ao mar em 1960 e serviu com a marinha da França com o nome FS Foch, de 1963 até 2000. Sob a identidade francesa, o navio de 32,8 mil toneladas e 265 metros de comprimento atuou em frentes de combate na África, Oriente Médio e na Europa.

Com a Marinha do Brasil, no entanto, a embarcação teve uma carreira curta e bastante conturbada, marcada por uma série de problemas mecânicos e acidentes. Por esses percalços, o navio passou mais tempo parado do que navegando. Em fevereiro de 2017, após desistir de atualizar o porta-aviões, o comando naval decidiu desativar o NAe São Paulo em definitivo.


Porta-aviões gêmeo, Clemenceau passou por situação parecida

O Clemenceau, irmão do Foch, que foi desmantelado no Reino Unido entre 2009 e 2010, teria cerca de 760 toneladas da substância retirada de seu casco. Desativado em 1997, o porta-aviões foi vendido para uma empresa espanhola em 2003, que pretendia desmontá-lo também na Turquia, mas a França cancelou o acordo.

Dois anos depois, o governo francês tentou levá-lo para a Índia, onde outro porta-aviões brasileiro, o Minas Gerais, foi desmontado sem quaisquer cuidados.


A tentativa foi frustrada pelo Egito, que impediu que o Clemenceau passasse pelo Canal de Suez. Após discussões prolongadas, a França decidiu trazer o navio de volta. Em 2008, finalmente o porta-aviões seguiu para Hartlepool, no norte da Inglaterra, onde a empresa Able UK o desmontou.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...