Dentro do Outubro Rosa, USFs do CAIC e Nielson Lucivânio levam conhecimentos, consultas e exames para usuárias da unidade
Postado em 18/10/22
Ações que acontecem nesse mês fazem parte de um conjunto de cuidados que a gestão tem com a população durante todo o ano nas unidades de saúde do município
Em ações realizadas na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou às usuárias das USFs do CAIC e da Nielson Lucivânio, no bairro Boa Vista, momentos de conscientização, conhecimentos, consultas preventivas e exames sobre os cânceres de mama, de colo do útero e de boca.
As mulheres participaram de palestras com as equipes multiprofissionais das unidades que trouxeram a temática da importância do autoexame de mama, da mamografia, do acompanhamento odontológico, do acompanhamento ginecológico e que cada mulher deve estar atenta a qualquer percepção diferente e procurar a sua unidade de saúde e, dessa forma, descartar as orientações de leigos.
Uma das usuárias da unidade do CAIC, a dona de casa Eliene de Jesus, percebe como muito proveitosa essa ação. "Nós somos gratas porque está tendo essa campanha, na qual nós somos privilegiadas com os exames preventivos que são realizados aqui, porque, de qualquer forma, nós estamos sendo protegidas preliminarmente, pois o câncer de mama tem matado muitas mulheres no Brasil e no mundo, bem como o de colo do útero e são muitos os exames que a Prefeitura oferece para que nós venhamos a nos prevenir e, assim, nós cuidarmos do nosso corpo. Então eu acho muito importante a realização dessa campanha", destacou.
A médica de Saúde da Família do CAIC, Hyanka França, ressalta as ações preventivas da saúde no município. "Abordamos hoje a importância do Outubro Rosa que inicialmente era associado apenas ao câncer de mama, mas que hoje em dia se fala de um cuidado geral. O Outubro Rosa é apenas para enfatizar o cuidado que se deve ter ao longo do ano, como propostas de mamografia que temos durante todo o ano e aqui em Gravatá temos os ônibus que fazem a mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, mas caso a mulher apresente algum sintoma ou histórico familiar de câncer de mama, ela deve procurar o seu médico de Saúde da Família, que está todos os dias na comunidade, para fazer o exame e se houver alguma alteração antes dos 50 anos, o médico irá indicar e a pessoa irá realizar o exame."
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM) e Secretaria de Saúde
Comentários
Postar um comentário