Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Coluna do Rod Silva: O EXEMPLO DO CANADÁ

Postado em 04/09/22

Nessas eleições de 2022, a polarização ficou tão veemente, que foram registrados casos de violência física entre os apoiadores da esquerda e da direita 

Nos últimos dez anos, as eleições brasileiras tomaram um rumo completamente diferente do que tínhamos inicialmente após a redemocratização do país em 1986. Passamos a conviver com a chamada polarização, a qual traz protagonismo apenas para dois lados. 


Essa polarização se fez muito presente nas eleições de 2018, quando um dos lados começou a atacar verbalmente o outro e a partir daí, a reciprocidade nas agressões passou a dominar o cenário político, tomando o lugar do debate. 

Nessas eleições de 2022, a polarização ficou tão veemente, que foram registrados casos de violência física entre os apoiadores da esquerda e da direita dentro das seções eleitorais, inclusive sendo necessária a intervenção policial para conter os ânimos. 

Contudo, esses atos não foram exclusivos dentro do território brasileiro. Como sabemos, os brasileiros que residem em outros países votam, só que apenas para presidente. Nas primeiras horas das eleições, foram divulgados casos de agressões e brigas em algumas seções eleitorais, inclusive em países ainda mais civilizados do que o Canadá, como a Suíça. Uma vergonha sem precedentes e nunca antes vista nas eleições brasileiras. 


Entretanto, vale destacar o exemplo que vem do Canadá, mais precisamente na cidade de Toronto, onde está a maior zona eleitoral e, segundo o Consulado-Geral do Brasil em Toronto, 17.755 eleitores estão aptos a votar, o que é bem diferente dos pouco mais de 1.400 eleitores que havia há 21 anos. 

Obviamente que a fila para votação seria gigantesca e assim foi. No entanto, a organização das seções eleitorais foi tão bem-feita, que o tempo de espera na fila não passou de uma hora. 

Mas, o destaque maior vai para a forma civilizada com que os eleitores se comportaram. Havia na fila desde gente com camisas do famigerado MST, assim como muitos brasileiros com camisas vermelhas e amarelas. Todos absolutamente dividindo o mesmo espaço, mas de forma educada e respeitosa. Muito diferente do que foi registrado em alguns outros países da Europa, como Portugal. 


O exemplo que o eleitorado brasileiro do Canadá deu, deve servir de exemplo para os demais países, inclusive o próprio Brasil. Já que dizem que o Brasil vive em um regime democrático, é preciso pôr em prática uma regra básica de convivência, a qual se chama RESPEITO. Afinal, como bem nos foi ensinado na escola: “a minha liberdade termina, quando a sua começa e vice-versa.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...