Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alepe promove noite de homenagem ao Choro Pernambucano

Postado em 21/10/22

Com direito a uma autêntica roda de Choro formada por musicistas e cantores que integram a cena cultural pernambucana, a Assembleia Legislativa promoveu na noite desta quinta-feira (20), no auditório Senador Sérgio Guerra, uma solenidade em homenagem ao Dia Estadual do Choro João Pernambuco e àqueles que vêm atuando fortemente para a preservação e divulgação deste que é o primeiro gênero musical instrumental brasileiro. A iniciativa do evento, e da data estadual (Lei nº 17.148/2021) que agora integra o calendário oficial dos eventos comemorativos de Pernambuco, foi do deputado Waldemar Borges.

 
Na noite de ontem foram homenageados a cantora Dalva Torres - considerada a grande dama do Choro pernambucano -, o Coletivo Isto É Choro! - formado por musicistas, produtores e agentes culturais que há seis anos realizam ações de promoção e salvaguarda do gênero musical - e os integrantes da Roda Infinito – roda de Choro que reúne a nova geração dos chorões e choronas e que desde 2012 tem papel fundamental na inserção de músicos no mercado. A mesa da reunião solene foi composta pela vice-governadora Luciana Santos, pelo deputado Waldemar Borges, pela vereadora do Recife Cida Pedrosa (autora da lei que criou o Dia Municipal do Choro Luperce Miranda), pela cantora Dalva Torres, pelo musicista e professor do Conservatório Pernambucano de Música Lucas Guerra (Roda Infinito) e produtor cultural Wagner Staden (Coletivo Isto É Choro!)

 
Na ocasião, o deputado Waldemar destacou a importância daquele momento para a cultura e para o fortalecimento do Choro enquanto expressão da identidade nacional. “Ter contribuído na Assembleia Legislativa para a criação do Dia Estadual do Choro foi para mim bastante especial. Ao encaminhar a reivindicação do Coletivo Isto É Choro!, que sinalizava a ausência de uma data oficial para marcar a importância do Choro, tive a oportunidade de me integrar a um movimento maior que busca o resgate, à luz do conhecimento público, da história de João Teixeira Guimarães, o João Pernambuco”, destacou em seu discurso. 

 
Em sua fala, a vereadora Cida Pedrosa chamou a atenção para a simbologia que as rodas de Choro - espaços que reúnem músicos, seus instrumentos e intérpretes para as performances - carregam em si. “A roda de Choro diz muito sobre a própria democracia. Ela é mais do que um espetáculo, é uma ação de horizontalizar o conhecimento”. A vice-governadora Luciana Santos reforçou a importância da homenagem avaliando o atual contexto político nacional. “Em tempos de tantos ataques à cultura, estamos aqui para prestigiar a cultura enquanto transformação social. Homenagear o Choro é homenagear a nossa brasilidade”, assegurou.

 
Nascida em uma família de músicos, a cantora, compositora, arranjadora e pianista Dalva Torres se disse bastante emocionada com a homenagem recebida. “A vida já me deu muita coisa: uma família, filhos, netos, bisnetos, mas hoje quero fazer um agradecimento especial a todos vocês por fazerem parte de minha vida e pelo amor ao Choro”. 

 
Respeitando os ritos seculares do gênero musical, a reunião foi encerrada com uma autêntica roda de Choro formada pelos musicistas do Coletivo Isto É Choro! e da Roda Infinito: Fábio Santos (flauta), Walter Leão, Inaldo Minervino, Catarina Polônio, Anderson Botelho (pandeiros), Wilson Soares e Lucas Guerra (bandolim), com as vozes de Dalva Torres, Surama Rheis e Walmir Chagas.

 
Fotos: Roberto Pereira Jr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...