Postado em 23/09/22
Cinco novas cidades serão contempladas com o serviço, veja.
Desde o início desta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem liberando a ativação do sinal do 5G “puro” em mais sete capitais do país. Até o momento, quinze capitais do país contam com a nova tecnologia. O prazo para chegada da comunicação sem fio nas demais cidades é em novembro.
A decisão para ampliação do 5G na próxima semana foi resultado de uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), formado pela Anatel para cuidar das novas ativações do serviço. Quer saber se a sua região foi contemplada com a novidade? Confira abaixo quais são as metrópoles onde a conexão móvel será disponibilizada.
Início da operação
A implementação da tecnologia 5G ocorreu pela primeira vez no dia 6 de julho de 2022, tendo sua ativação realizada em Brasília. Na ocasião, as capitais escolhidas para receber tal cobertura foram Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Paulo (SP), além do Distrito Federal.
Em seguida, as capitais que se beneficiaram com a quinta geração de internet móvel foram Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). No início de setembro, foi a vez de Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE).
Na próxima semana, a Anatel garantiu que irá disponibilizar o serviço para mais sete capitais. São elas: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). Sendo assim, a partir de segunda-feira, serão 22 capitais com o 5G ativado.
Com essa decisão, vale ressaltar que ainda faltará ativar a conexão para cinco capitais da região Norte. Nesse sentido, o acesso ao 5G puro segue contido em Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM) e Belém (PA). Segundo a Agência, a cobertura do serviço para essas cidades está prevista para o dia 27 de novembro. Já para as demais cidades do país, a previsão de ativação total acontecerá gradualmente até 2029.
Condições do 5G
No processo de substituição do 4G para o 5G, não basta somente a Anatel liberar a tecnologia. O serviço precisa ser oferecido pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5GHz.
Além disso, o sinal considerado “puro” ainda pode enfrentar dificuldades para funcionar em determinadas regiões, mesmo nas capitais, pois as operadoras envolvidas na implementação do 5G são orientadas a instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Por isso, a ampla cobertura da tecnologia acontecerá gradativamente.
Enfim, para aproveitar os benefícios da nova conexão, é necessário um celular autorizado para o serviço. Dessa forma, alguns aparelhos já possuem tal habilitação, assim como os novos aparelhos do mercado.
Celulares compatíveis com 5G
Por fim, muitas pessoas estão querendo saber exatamente quais são os smartphones compatíveis com a internet 5G.
A boa notícia é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou a lista de modelos com essa rede.
De acordo com as últimas informações, são mais de 80 aparelhos incluindo: Samsung, Xiaomi, iPhone, Motorola bem como Realme, entre outros.
Entre os destaques estão:
Iphones: 12, 12 mini, 12 Pro, 13, 13 Pro, entre outros;
Samsung: Galaxy A22, A23, A32, A33, M33, S 22, Fold (vários), entre outros;
Xiaomi: MI (vários), Poco (vários); entre outros;
Motorola: Edge (vários), entre outros.
Para conferir a lista completa dos smartphones com 5G, acesse:
Como evitar interferência nas antenas parabólicas
Antes de mais nada, com a chegada da nova tecnologia de internet móvel 5g, algumas antenas parabólicas podem estar enfrentando problemas de interferência, em virtude do novo sinal aplicativo. Do mesmo modo, essa inteferência pode ser um tanto quanto desagradável, visto que está focada nos canais abertos disponíveis.
Assim sendo, é possível minimizar os efeitos dessa interferência, fazendo com o sinal fique um pouco melhor. Ademais, para que isso seja possível, é necessário que o indivíduo instale um conversor digital em seus equipamentos. A instalação é bem simples, e você mesmo pode fazer.
Contudo, após a instalação, o esperado é que essa interferência deixe de ser uma questão. Desse modo, os usuários poderão usufruir, sem quaisquer problemas, sobre a nova possibilidade de sinal e de TV. Por fim, por se tratar de uma mudança recente, possivelmente ainda existirão algumas alterações.
Previsão de extensão do novo sinal 5g
Com o sucesso do 5g, os moradores das regiões em que o sinal ainda não está disponível, levantam questionamentos sobre quando poderão usufruir da novidade. A Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, afirmou que os lugares que ainda não receberão o sinal, é porque precisam de uma “limpeza de faixa”.
Essa limpeza diz respeito ao ato de alinhar os detalhes da instalação da novidade. Portanto, existe um processo a ser feito, antes do oferecimento da tecnologia. Isso porque, o sinal precisa estar limpo e apto para os usuários usufruirem, sem problemas futuros.
Assim sendo, Manaus e Belém serão duas das últimas regiões a receberem o sinal. Segundo as informações divulgadas através do Ministério das Telecomunicações, o 5g ficará disponível nessas regiões, até o fim de outubro. Isto é, a previsão é que até o dia 28 de outubro, essa disponibilidade seja possível.
Comentários
Postar um comentário