Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretária de Assistência Social e Juventude visita Centro Dia do Idoso em São Paulo e anuncia nova unidade para o CCI

Postado em 27/09/22

Viviane Facundes foi recebida pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Junior que apresentou os serviços voltados aos idosos na capital paulista

Entre os dias 22 e 23 de setembro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, acompanhada da executiva, Viviane Sanjurjo, esteve no município de São Paulo, para ampliar o conhecimento, e uma visita in loco, no serviço de atendimento aos idosos, prestados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da capital paulista.


Na quinta-feira (22), elas foram recebidas na Secretaria de Assistência e Defesa Social, no gabinete do secretário, Carlos Bezerra Júnior. Na ocasião, foi apresentado o serviço já realizado em Gravatá, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para os idosos, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que funciona no CAIC.


Entre a troca de experiências, foi possível compreender como é executado, custeado e financiado, assim como a estrutura física, de recursos humanos e capacidade de atendimentos.


Marta Damasceno, coordenadora de Proteção Social e Especial da SMADS apresentou todas as portarias, leis, decretos, normas técnicas e instruções normativas para a execução dos Núcleos de Convivência dos Idosos (NCI) e Centro Dia do Idosos (CDI). Também foi apresentado o funcionamento da ILPI - Instituição de Longa Permanência do Idoso.


Viviane Facundes destaca que “Em Gravatá oferecemos o atendimento aos idosos por meio do CCI, que realiza atividades, oficinas, momentos de lazer e convivência dos idosos e também o fortalecimento do vínculo deles com as famílias. Queremos melhorar esse serviço, e para isso, viemos conhecer de perto, o funcionamento de uma unidade que deu certo e serve de referência para nosso projeto. O prefeito Joselito Gomes nos deu essa missão de melhorar o serviço para os idosos e estamos em busca, logo em breve teremos novidades para os idosos de Gravatá”.


Na sexta-feira (23), a equipe da SMADS apresentou in loco um dos 32 CDIs de São Paulo, na ocasião, o Centro Dia do Idoso Bom Retiro - UNIBES, instituição que gerencia e executa o serviço em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Ao adentrarem ao CDI Bom Retiro, a gestora do CDI, Amanda Alves e a gestora de Serviço Social da União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social - UNIBES, Rachel Caatz, apresentaram toda estrutura e funcionamento da unidade. A técnica da SMADS, Juliana Gadini também acompanhou a equipe de Gravatá durante a visita.


Entre sala de estar, sala de jogos, cozinha, sala de terapia ocupacional, jardim e refeitório, Viviane Facundes e Viviane Sanjurjo também conheceram o salão destinado para eventos e oficinas de canto e dança.

Após a visita, as equipes dos dois municípios reconheceram a importância dessa troca de experiências para o fortalecimento e melhoria dos serviços de assistência social em especial, às pessoas idosas.


Viviane Facundes, que também é presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Gravatá, saiu da visita entusiasmada e anunciou uma nova unidade para o CCI. “Dentro do que for possível para melhorar o serviço, iremos em breve, implantar uma unidade exclusiva para o Centro de Convivência do Idoso em Gravatá. Atualmente eles compartilham o espaço no CAIC, mas iremos investir mais ainda para que eles possam usufruir o serviço em horário ampliado e com mais atividades e atrativos. Esse é o desejo do prefeito Joselito Gomes, que tem compromisso com as pessoas e eu acredito que estamos aqui com essa missão de mudar a vida das pessoas para melhor”.

Reportagem: Rodolfo Lima 
Fotos: Rodolfo Lima (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.