Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SAMU Gravatá e CAPS II vivenciam palestra sobre Setembro Amarelo

Postado em 20/09/22

Esse é o mês que trabalha a prevenção ao suicídio, triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade

No Brasil, a campanha nacional Setembro Amarelo é realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.


Apesar da luta de prevenção ao suicídio acontecer ao longo do ano, o mês de setembro e a cor amarela foram escolhidos porque, em 1994, o jovem americano Mike Emme, de 17 anos na época, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. 


Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas. Em Gravatá, a equipe do SAMU teve palestra do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida - CAPS II. 


De acordo com a coordenadora do SAMU Gravatá, Mirtes Melo, “o SAMU vivencia ocorrências diárias de suicídio e como o mês de setembro é quando se trabalha mais essa campanha, então, em parceria com o CAPS II, a gente pediu essa ajuda para esse encontro com o psicólogo para passar para a equipe como abordar, com o tratamento mais humanizado”.


O psicólogo do CAPS II, Lamartine Silva, foi o responsável pela palestra. Ele considera que “todos nós precisamos da saúde e quando uma equipe reflete sobre saúde mental, psiquíca e o suicídio, isso vai fortalecer todas as equipes, pois vai dar estrutura para dar conta das demandas que vão chegar e saber como agir com humanização. Ver do outro não como um problema, mas que naquela situação ele teve um atrito consigo mesmo e teve essa tentativa. A junção CAPS e SAMU é de grande importância para o crescimento de todos esses equipamentos”. 


O CAPS II é um equipamento da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, e de segunda a quinta, das 07h às 15h, é realizada triagem dos usuários. 


Dados do suicídio - De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. (Fonte: https://www.setembroamarelo.com)


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...