Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

RESTITUIÇÃO NO IPVA: Mais de 200 mil pessoas têm esses direitos. Veja se você é um destes


Postado em 19/09/22

Veja aqui quem tem esses direitos de restituição

O IPVA nada mais é do que um tributo cobrado sobre a propriedade de um veículo automotor – sua restituição pode ocorrer para mais de 200 mil pessoas que pagaram o imposto em 2021. Confira aqui os requisitos.


Neste começo de semana (12), foi anunciado que mais de 200 mil motoristas vão receber a restituição do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Terão direito ao reembolso, motorista que pagaram o tributo no ano de 2021 e que ainda não foram reembolsados.

O que é o IPVA?

Criado em 1986, é um tributo que entrou no lugar da extinta Taxa Rodoviária Única (TRU). Dessa forma, em seu cálculo, 40% do valor cobrado é destinado ao estado, 40% ao município e 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Para onde vai o IPVA arrecadado?

A Constituição Federal (CF) estabelece que aos Estados compete instituir impostos sobre a propriedade de veículos automotores, definindo suas alíquotas. A CF também estabelece que 50% do total arrecadado pelo Estado deve ser revertido para o município em que o veículo está registrado.


Desta forma, metade dos recursos arrecadados com o IPVA na verdade são utilizados na manutenção das cidades.

Mas vale ressaltar que a verba arrecadada do IPVA não é somente revertida para a manutenção da infraestrutura rodoviária, mas também é destinada para as áreas da saúde, educação e segurança pública.

Restituição do IPVA: quem serão os beneficiados?

De acordo com o Governador de São Paulo Rodrigo Garcia, a restituição do IPVA pago em 2021 será dada para pessoas com deficiência (PcD), com previsão de mais de que 200 mil donos de veículos sejam beneficiados em todo o estado.

A devolução seguirá um calendário, esse que em breve será divulgado. Vale frisar que a restituição somente alcançará valores de IPVA’s pagos em 2021, uma vez em que segue a regra, que foi reajustada em 2022, ampliado mais uma vez o benefício.


Vale frisar que, para conseguir a restituição do IPVA, os motoristas deverão apresentar laudo médico pericial confirmando sua condição.

Ademais, terão que apresentar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) especial. Após, a solicitação deverá ser feita preenchendo alguns formulários de avaliação da Sefaz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...