Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Quantos anos é preciso ficar num imóvel para ter direito ao usucapião?


Postado em 21/09/22

O usucapião é uma forma de adquirir propriedades (móvel ou imóvel) já existentes de maneira prolongada e sem interrupção de acordo com o prazo legal estabelecido.

A palavra “usucapião” vem do latim usucapio e significa tomar ou adquirir pelo uso. Dessa forma, a lei brasileira incorporou a usucapião a partir do direito romano que estabelecia os direitos da propriedade. 


Assim, consta nos direitos que uma pessoa pode ser proprietária de um bem móvel ou imóvel caso o use por um período sem a reclamação do dono original. 

É preciso ficar quanto tempo em um imóvel para pedir usucapião?

Primeiramente, é preciso ter em vista que existem diversos tipo de usucapião, são eles:

1.Usucapião extraordinária

Nesse caso, não depende de um justo título de propriedade (compra do terreno por um contrato de gaveta ou um acordo) e nem de boa-fé (quando a pessoa acha que é dona do local).

Portanto, é preciso ter a posse do imóvel por 15 anos para entrar com pedido na justiça. 

2.Usucapião ordinária

Nesse caso, a intenção é definir prazos para quem adquirir um imóvel através do justo título e da boa-fé. Dessa forma, o período necessário para  ter posse do imóvel é de 10 anos ininterruptos. 


3. Usucapião especial urbano 

Nesse caso, o direito é para áreas urbanas de até 250 metros quadrados depois de 5 anos de moradia ininterrupta. 

4.Usucapião especial rural 

A usucapião rural é voltada para a posse de um imóvel em zona rural após um período de 5 anos. Ademais, a área não pode ter mais de 50 hectares. 

Quais são os requisitos para transformar o bem em usucapião?

Confira o que é necessário para transformar um bem em usucapião:

O bem deve ser suscetível a usucapião, isto é, não pode ser um bem público 

Ter posse exclusiva do bem  

Manter o uso do bem sem nenhuma interrupção 


Como isso funciona na lei brasileira? 

Na prática, a lei é bem parecida com a lei romana, apesar disso, no Brasil essa lei é mais elaborada e conta com prazos diferentes para cada tipo de usucapião. Entretanto, a ideia é a mesma: uma pessoa pode se tornar proprietária de um bem que não esteja sendo usado corretamente pelo dono. 

Sendo assim, qualquer pessoa que tenha a posse, a intenção de cuidar de um bem e o objetivo de dar uma função social a ele como se fosse o proprietário, pode entrar na justiça para ter o bem através da usucapião. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...