Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PL aponta “riscos” em urnas e abre espaço para questionar eleição.


Postado em 29/09/22

Relatório enviado pelo partido de Bolsonaro põe em xeque segurança do resultado; Valdemar Costa Neto nega “sala secreta”.

O Partido Liberal, sigla do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) relatório em 19 de setembro com questionamentos que colocam em xeque a segurança do processo eleitoral. No documento de duas páginas, a equipe técnica contratada pelo partido afirma que “somente um grupo restrito de servidores e colaboradores do TSE controla todo o código-fonte” das urnas eletrônicas....


“O quadro de atraso encontrado no TSE, referente à implantação de medidas de segurança da informação mínimas necessárias, gera vulnerabilidades relevantes”, declara a legenda no relatório que recebeu o título de “Resultados da Auditoria de Conformidade do PL no TSE”...

O representante do PL para a fiscalização do sistema eleitoral e presidente do Instituto Voto Legal, Carlos Rocha, afirmou ao Poder360 que o partido recomendou à Corte ações de precaução e realização do que chamou de “auditoria independente do funcionamento da urna eletrônica”.

Ainda segundo ele, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o ministro Alexandre de Moraes se encontraram na 3ª feira (27.set.2022) e nesta 4ª (28.set). Na 3ª, Rocha ficou de fora da reunião.


“O objetivo do PL é colaborar de forma construtiva com a Justiça Eleitoral. Com esta intenção positiva, foi marcada uma audiência com o Ministro Alexandre de Moraes ontem, para apresentar os resultados e propor uma auditoria independente do funcionamento da urna eletrônica”, disse.

“Temos enviado informações e documentos, desde então, por e-mail. Como ainda não fomos recebidos para apresentar o trabalho, foi enviado um ofício no dia 19/09 com o relatório completo de 130 páginas”, declarou Rocha.

O texto traz uma série de críticas à condução do TSE na auditoria das urnas. Rocha aponta que há 7 notas zero no Relatório de Autoavaliação do TSE de Governança de TI e de Gestão de Segurança da Informação, e diz que só são atendidos plenamente 5% dos critérios de certificação de segurança da informação.


“Sem qualquer controle externo, isto cria, nas mãos de alguns técnicos, um poder absoluto de manipular resultados da eleição, sem deixar qualquer rastro. Não foram encontrados os procedimentos necessários para proteger estas PEP (pessoas expostas politicamente) contra a coação irresistível, gerando outro risco elevado”, declarou Rocha....

QUESTIONAMENTO DAS ELEIÇÕES.

Por mais que o documento tenha caráter expositivo e sugestivo, o relatório enviado por Rocha ao TSE é avaliado por aliados do presidente Jair Bolsonaro como alicerce para um possível futuro questionamento do resultado da eleição.

O texto pode ser usado de forma política para contestar a segurança das urnas e do processo eleitoral, constantemente criticada pelo chefe do Executivo.

Em sabatina no Jornal da Record, Bolsonaro disse na 2ª feira (26.set) que pretende esperar o resultado para decidir se reconhecerá a eleição do adversário. Não quis dizer, mais uma vez, que aceitará a decisão das urnas.

O chefe do Executivo disse que a Corte é “parcial” e comete “perseguição política” em suas decisões. “Não mando no TSE. Não tem como convencê-los. Por exemplo, estou proibido de fazer ‘live’ dentro da minha casa oficial, tenho que ir para casa de alguém. Perseguição política. Não posso usar as imagens do 7 de Setembro no horário eleitoral. Por quê?”, disse.

VALDEMAR E MORAES.

O cacique do PL visitou nesta 4ª feira a sala de totalização de votos do TSE, em Brasília, que poderá ser visitada por observadores no dia da eleição.


 Chamado de “sala secreta” por Bolsonaro, o espaço foi apresentado por Moraes a representantes dos partidos.

A jornalistas, Valdemar rebateu a ideia de que a sala é secreta. “Não. Não tem mais [sala secreta]. Agora é aberta”, disse.

A iniciativa de Moraes serviu para que representantes de partidos políticos e observadores do pleito conhecessem o espaço e os funcionários que trabalham na área. A visita foi guiada pelo presidente da Corte e pelo secretário de TI (Tecnologia da Informação) do Tribunal, Júlio Valente. Eles também tiraram dúvidas dos visitantes....

O ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira também foi conhecer o espaço. Segundo Valente, ele “não demonstrou nenhuma dúvida”....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...